Carreiras | Empregos

Com o mercado mais exigente e empresas à procura de funcionários bem capacitados, cursos de pós-graduação e MBAs estão cada vez mais na mira dos profissionais. Enriquecer o currículo e aprimorar os conhecimentos não é mais uma ambição ou um plano distante e sim uma necessidade. Nesse cenário, as universidades vêm se preparando para receber esse público que procura instituições confiáveis e que agreguem valor às suas carreiras. Embora recentes na Universidade Radial, a entidade já oferece vários cursos de pós-graduação a um preço mais acessível e seu coordenador geral, Dirceu Matheus Jr., afirma que a instituição ganha respeitabilidade e que o boca a boca é a sua melhor propaganda.
Confira a entrevista de Dirceu ao Empregos.com.br e conheça as vantagens de apostar no futuro de sua carreira.
Empregos.com.br – Quais são os principais atrativos que os cursos de pós têm e que você acredita fazer a diferença para o mercado?
Dirceu – Varejo com ênfase em Material de Construção, Psicologia Organizacional, MBA em Gestão Empresarial , Controladoria e Finanças, MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação, MBA em Gerenciamento de Projetos, Automação Avançada de Sistemas Industriais. Temos uma atenção muito grande voltada à ex-alunos, isso é um diferencial, já que acompanhamos essa formação de perto e percebemos o que eles precisam e o que o mercado pede. Foco no mercado e não ser estritamente acadêmico são nossos principais atrativos.
Empregos.com.br – Como vocês conseguem manter professores de alta qualidade, já que os valores da pós são bastante acessíveis?
Dirceu – É a remuneração média do mercado. Conseguimos fazer o curso em dez meses, depois temos mais dois meses para o trabalho de conclusão. O investimento que a escola e a faculdade fazem em nossas turmas é o segredo da administração. Não temos grandes gastos com mídia externa, podendo reverter essa verba para a manutenção dos cursos, inclusive dos bons professores.
Empregos.com.br – Como é a preocupação com a qualidade dos trabalhos executados pelos alunos? Esse resultado é a grande propaganda dos cursos?
Dirceu – Participamos de todas as partes de produção dos projetos. A qualidade dos trabalhos é excelente porque são trabalhos aplicáveis. Os professores são de mercado, mestres e doutores com larga experiência em empresas, consultorias e trazem essa bagagem para dentro da sala de aula. Temos uma seleção muito boa.
Empregos.com.br – Qual é o público alvo da universidade?
Dirceu – Nós temos um público cativo de ex-alunos. Porque fazemos um investimento dentro da universidade e observamos as necessidades de quem fez parte daqui. Investimento forte em pesquisa e no que o mercado pede. O mais importante é que recebemos feedback por parte dos alunos. Essa ação nos faz melhorar e ter profissionais com um bom conteúdo. Prezamos pelo bem-estar do aluno.
Empregos.com.br – Como é feito o acompanhamento do curso?
Dirceu – Temos um tempo reservado para esse atendimento. Uma vez por semana vou pessoalmente às salas de aula para assistir e saber o que os alunos estão achando além de analisar os professores. Com isso, conseguimos resolver os problemas por causa dessa resposta direta. Nós observamos que até as pessoas de fora, que conhecem os alunos da universidade comentam sobre essa postura. Nisso se interessam, visitam nosso site e acabam percebendo esse cuidado.
Empregos.com.br – Fale um pouco sobre essa grande busca pela pós-graduação hoje em dia?
Dirceu – As pessoas querem sair da vala comum. Todos procuram um diferencial, não podemos parar de estudar, isso é muito importante. As empresas pedem isso, o mercado pede também. Nós trabalhamos essa necessidade no estudo continuado. Cada vez mais as pessoas se interessam.
Empregos.com.br – Qual é a importância de adquirir conhecimentos que vão além dos específicos para cada área?
Dirceu – As pessoas procuram diferenciais e querem arriscar novos horizontes. Uma forma é buscar outras vertentes da sua área de graduação específica. Por exemplo, eu costumo dar esse conselho: “saiam das suas áreas, por mais que se aprenda algo diferente na pós-graduação o conteúdo teórico é o mesmo”. É mais inteligente investir em algo que você não conheça para que seja possível expandir o campo de entendimento e visão de mundo. Outras experiências que você possa ter na pós e que faça o seu diferencial. O importante é ampliar o seu universo.
Empregos.com.br – Como é a postura da instituição em dar mais atenção ao lado prático de cada área?
Dirceu – Aplicar a prática e não somente a teoria. Procuramos desenvolver cases práticos, que façam referência ao dia-a-dia do mercado. Consideramos importante a rede de networking desenvolvida dentro do curso de pós-graduação. Para você ter uma idéia, participo de um grupo por e-mails desde 2001, ano da primeira turma de pós. Esses contatos são importantes para trazer o cenário do mercado para as pessoas e ajudá-las quando forem se recolocar no mercado. Isso é válido tanto para alunos como para professores. No meu caso, mantenho contato com um professor que está trabalhando na GM da China e que me passa dados importantes sobre o mercado, me atualizando, além de passar sua experiência. O valor agregado é muito forte, isso não está em livros e revistas e sim no dia-a-dia. O professor se sente mais à vontade para dar aula, já que ele vive isso na prática e não somente na teoria, transmitindo mais segurança.
Empregos.com.br – Qual seria um exemplo dessa aplicação que deu resultado?
Dirceu – Vivenciamos aplicações totalmente práticas na psicologia organizacional, por exemplo. Temos uma disciplina em que apontamos um problema em sala de aula e os alunos precisam apresentar uma solução em tempo real. Essa proposta acontece porque as empresas são assim, você não tem tempo para pedir permissão pesquisar em um livro qual seria a melhor opção, resultado: o aluno adquire experiência.
Empregos.com.br – Hoje há uma mudança ou o nome da instituição ainda influi?
Dirceu – Na verdade, o nome da instituição ainda tem seu peso sim. Mas as empresas estão procurando pessoas que tenham experiência na área, no dia- a- dia das funções e na capacidade de resolver problemas. A procura é por esse profissional diferenciado, mas como em toda circunstância, existe espaço para todos. Os alunos estão procurando mais o aprendizado do que o certificado. O foco de um aluno da USP, por exemplo, é diferente de um aluno de outra universidade em alguns casos. Tudo vai depender da necessidade e percepção de cada pessoa.
Empregos.com.br – O aluno de hoje é seguro ou está fazendo uma pós por imposição ou modismo?
Dirceu – Observo três categorias de alunos: os que não estão maduros, vêm com uma cabeça de graduação para o curso e está meio perdido. Outros mais maduros, mas que estão por uma imposição da empresa, eles chegam mais inseguros, mas como é para sanar uma necessidade do seu dia-a-dia acabam se adaptando. Por último, tem os que já estão mais preparados e são esses que acabam fazendo um bom curso e tendo êxito em suas profissões.
Empregos.com.br – As empresas apóiam esse profissional?
Dirceu – Então, temos muitos convênios com empresas, normalmente oferecemos descontos. Empresas de grande porte escolhem em qual instituição vão investir, sendo assim, o profissional fica sem muita opção. O que percebemos aqui é que nosso público paga integralmente sua pós e pode escolher e optar pela Radial. Isso é um estímulo para a faculdade.
Empregos.com.br – Na sua opinião, como um profissional precisa se preparar para estar à frente da coordenação de uma universidade?
Dirceu – Não se preocupar somente com sua graduação e sim se especializar, muitas vezes em áreas que vão além das que você aprendeu durante a graduação. Sou graduado em Processamento de Dados pela Universidade Estadual de Maringá (PR), especialista em didática do ensino superior, em informática com ênfase em inteligência artificial e sistemas especialistas. Sou licenciado em Formação de Professores para o Ensino de 2º Grau, mestre em Ciência da Computação, docente do curso de graduação da Faculdade de Computação e Informática, e integrante da comissão de avaliação e reestruturação de curso da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Ex-docente do curso de graduação da FATEC-SP, orientador de elaboração, desenvolvimento e apresentação de trabalho final de curso de graduação. Assessor em projetos educacionais específicos na área de informática e responsável pela gerência nas áreas de desenvolvimento de sistemas e redes. Além dessas qualificações, fui gestor de sistemas de informação na área de Recursos Humanos e C.I.O. (Chief Information Officer) de uma empresa de grande porte. Depois desse caminho percorrido cheguei à Coordenação Geral da Pós-Graduação da UniRadial . Acredito que esse empenho e todas essas experiências reunidas me ajudaram na minha posição atual.
Empregos.com.br – Como você começou na Radial?
Dirceu – Comecei como professor de estágio supervisionando a área de processamento de dados do colégio técnico. Na faculdade comecei como professor da graduação tecnológica. Em 2001, ano em que se iniciaram os cursos de pós-graduação na Radial, comecei a coordenar. O centro Radial hoje oferece seis cursos de pós-graduação, MBA e estamos com vários cursos novos em andamento.
Empregos.com.br – Quais são suas aspirações como coordenador?
Dirceu – Permanecer com uma visão inovadora e estratégica. Fomos a primeira instituição a ter um curso técnico vespertino para as pessoas que trabalhavam e precisavam da graduação tecnológica, por exemplo. Apostar na implantação de um curso de pós-graduação de madrugada em que empresários e professores possam se dedicar duas vezes por semana em dias estratégicos para se desenvolverem, também faz parte do que acreditamos que seja inovação. Sou uma pessoa muito otimista, a universidade vem crescendo tanto em cursos como em novas unidades. Estamos expandindo, e acredito que vamos crescer e colher os frutos de um trabalho bem feito. Estamos olhando para o mercado, adquirindo experiência.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.