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Por Clarissa Janini
Há tempos a internet tornou-se um meio bastante eficaz na disseminação de informação e recursos que auxiliam a vida profissional. Empresas dos mais diversos ramos de atuação têm sites que facilitam e ampliam o contato com o cliente. Mais recentemente, surgiram empresas estritamente virtuais, que tratam de negócios apenas pela tela do computador. Portais com dicas, cursos online e vários serviços ajudam a complementar o conhecimento do profissional.
Para quem trabalha nas áreas de Vendas e Marketing, por exemplo, há sites específicos que oferecem diversos serviços e criam comunidades interativas entre os internautas participantes. É o caso do MGroup Consultores, criado há apenas sete meses. Segundo Rico Moraes, que junto com o inglês Steve Allen idealizou o site, os cursos via e-mail e a consultoria online visam beneficiar o “mínimo empresário”. “A maior parte das consultorias foca apenas grandes corporações, o que é um erro, pois os pequenos e micro empresários são um mercado em crescimento”, diz Rico. Ele ainda afirma que a atualização constante dos profissionais da área é imprescindível, pois os conceitos de Marketing são renovados com certa freqüência.
Programado para ser lançado em fevereiro deste ano, o Clube do Vendedor é um espaço virtual destinado ao desenvolvimento de profissionais não só da área de vendas, pois, para Pablo Martin Ayerza, diretor executivo do portal, todos nós somos vendedores – de idéias, produtos ou serviços. “Reunir pessoas com o mesmo interesse é um dos objetivos do portal”, explica ele.
Os serviços a serem oferecidos pelo Clube vão desde conteúdo informativo relacionado à área, até cursos de idioma e um shopping onde o usuário poderá comprar, por exemplo, passagens aéreas. Já está no ar um “pré-portal”, onde o interessado pode se cadastrar e obter alguns serviços, como o cartão “Dlight”. Trata-se de um cartão virtual focado no relacionamento profissional, que será utilizado por quem quiser estreitar o contato com o cliente. “É um produto pioneiro e já muito solicitado”, diz Ayerza. O site já conta com cerca de 2.000 pessoas cadastradas.
Pensando no futuro, Martin afirma que, quando a marca se consolidar no mercado, ele e seus sócios pretendem tirar o Clube do Vendedor do âmbito exclusivamente virtual e oferecer, por exemplo, palestras e treinamentos presenciais.
A revista Venda Mais, da Editora Quantum, também mantém um portal com cerca de 94.000 usuários ativos. Raul Candeloro, editor, diz que o portal complementa a revista impressa e ajuda a melhorar a comunicação com o leitor. “A internet é muito mais interativa, então fazemos nossas enquetes e pesquisas para os artigos pelo próprio site, por exemplo”. Ele afirma que existe diferença entre o perfil dos leitores da revista e do portal, pois o acesso das informações virtuais é gratuito e atrai muitos estudantes e pequenos empresários. “Já a revista, por ser paga, tem um público mais direcionado, mas muitos assinantes também utilizam o site”.
Outra diferença ocorre, segundo ele, nos artigos. São mais curtos e opinativos na internet, e existe a possibilidade de o próprio assinante da revista ser o articulista.Questionado sobre cursos via internet, ele afirma que é algo a ser pensado com cuidado. “O e-learning ainda é uma ferramenta em desenvolvimento e estaremos de olho num futuro próximo para utilizá-lo como mais um recurso para orientar nossos assinantes sobre como vender mais”.
Outra opção para o profissional de Vendas e Marketing é o site da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing. Na página, mais voltada para notícias e atualidades da área, é possível cadastrar-se e participar de cursos virtuais. Há uma agenda de eventos onde é possível inscrever-se para palestras, debates e fóruns. A ADVB também organiza premiações para empresas em categorias como: Marketing, Vendas, Ecologia e Responsabilidade Social.
 

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