Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Nem administrador de banco de dados, nem programador… O profissional mais requisitado pelo setor de Tecnologia da Informação atualmente é o analista de negócios, um técnico mas que também tenha foco nobusiness. Essa foi a principal conclusão do estudo feito com 123 CIOs (Chief Information Officers) de algumas das maiores corporações do País, e que apontou as principais carências apresentadas pelo profissional de TI. A pesquisa foi realizada durante o ITFórum, tradicional evento do setor, que ocorreu em maio deste ano e é organizado pelo grupo IT Mídia.
A avaliação, feita com corporações dos setores varejista, construção civil, governo, saúde, indústria, finanças, automotivo – manufatura, química e energia, revela que o analista de negócios já é o alvo de 42% das empresas como o tipo de profissional mais procurado para se compor uma equipe de TI. De acordo com Paulo Resende, Gerente da Divisão de Pesquisa da IT Mídia, o resultado da pesquisa não foi uma surpresa para ninguém. “Ele só vem reafirmar aquilo que nós já estamos dizendo há um bom tempo. O profissional de TI deixou de ser importante e passou a ser realmente estratégico para as empresas. Hoje, o profissional de TI que quer ser valorizado pelo mercado precisa saber além de softwares e banco de dados, precisa entender como funciona o negócio, como a empresa está estruturada, como se dá a venda e até como se dá o relacionamento interdepartamental entre os funcionários. Isso é fundamental para ele poder opinar quais as máquinas e tecnologias devem ser utilizadas em cada setor da empresa”, explica Paulo.
O CIO ainda sofre, por exemplo, com a falta de profissionais com horizontes mais amplos, além de queixas sobre a pouca comunicação entre profissionais de TI e outros departamentos. Assim, 32% das empresas acreditam que falta conhecimento à cerca do negócio da empresa por parte do profissional de TI, empatando com a carência do chamado relacionamento interdepartamental.
Quanto mais o profissional tiver uma visão estratégica, melhor isso se refletirá na aplicação. Dessa forma, embora os técnicos certificados sejam procurados pela maioria das companhias – com 63% das repostas -, o analista de negócios já é o alvo de 42% das empresas como o tipo de profissional mais procurado para se compor uma equipe de TI. Analistas de sistemas são o foco de 20% das empresas, seguidos pelo administrador de rede, com 9% de respostas a favor. A falta de conhecimento técnico também foi apontada, com 16% de respostas, seguida por pouco ou nenhum relacionamento com o fornecedor – queixa de 7% dos CIOs.
Outra constante preocupação quando o assunto é o profissional de TI é a questão do treinamento, apontada por 90% das empresas – apenas 10% delas não pratica nenhum tipo de investimento no treinamento de seus profissionais. Os especialistas afirmam que, em média, as empresas costumam investir 6,7% do orçamento de TI em treinamento, dos quais 3,9% são direcionados ao treinamento técnico, e, 2,8%, ao treinamento gerencial. De acordo com a avaliação, dos 90% de empresas que investem em treinamento, 70% do valor é aplicado em treinamento técnico, ao passo que outra parcela diz investir 50% em treinamento gerencial.
O estudo procurou saber, ainda, quais as certificações mais procuradas pelas empresas. Entre as cinco mais pedidas, 13% de respostas apontam para aplicativos Oracle. Ferramentas de Business Intelligence obtiveram segundo lugar, com 11% de menções, empatando com conhecimentos em firewall/IDS. Em terceiro lugar ficou a certificação em Windows 2000, com 10% de menções; seguida por Java – empatado com telecomunicações -, com 9% de menções, e, em quinto lugar, certificação em plataforma .NET.
Desenvolvido pela divisão de pesquisas do grupo IT Mídia, o objetivo do estudo foi entender como são estruturadas as áreas de tecnologia da informação dentro das empresas e quais são os movimentos prioritários para os CIOs (Chief Information Officers) no segundo semestre de 2002. A pesquisa foi realizada no IT Forum 2002 – evento realizado em maio deste ano e que reuniu algumas das maiores corporações do país, com os maiores orçamentos de TI no seu segmento de atuação.
O próximo ITForum acontece de 21 a 25 de maio de 2002, na Costa do Sauípe, na Bahia.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.