Carreiras | Empregos

Por Gisèle de Oliveira
Normalmente, o sonho de dez entre dez profissionais é trabalhar em uma empresa grande, já estabelecida e conceituada no mercado. Certo? Pode até ser, mas atualmente esse quadro vem mudando. O tema foi discutido no “Painel de Empreendedorismo – Carreira em empresas emergentes”, no primeiro dia da Career Fair.
Para falar sobre o assunto foram convidados Mark Barcinsky, fundador da Propay – empresa que terceiriza atividades do departamento de Recursos Humanos –, e Luís Alexandre Chicani, fundador da Dentalcorp – que trabalha com planos odontológicos. Ambos concordam que para uma companhia emergente dar certo é preciso o envolvimento de todos os colaboradores. “É necessário uma equipe totalmente envolvida com a empresa e a grande diferença é que você faz parte do crescimento como um todo. Quem quer trabalhar numa empresa emergente tem que ter apetite por desafio”, afirma Chicani.
Barcinsky destaca também o tipo de profissional que tais empresas procuram: “Cada vez menos tem espaço para aquele que somente manda. O profissional tem que saber fazer, caso precise. O mercado quer pessoas que ponham a mão na massa, pois é mais fácil transformar um executor em gestor do que um gestor em executor”, declara.
O desenvolvimento profissional também pode ser mais rápido em uma empresa emergente do que numa grande companhia, pois o funcionário terá mais oportunidades de desenvolver e demonstrar o seu talento. Para Adilson Maia, diretor da Propay, essa decisão foi difícil, mas ele não se arrepende da opção que fez. “Eu trabalhava em uma grande empresa e estava numa zona de conforto muito grande, estava sendo sub-utilizado e sentia que isso estava me prejudicando. Percebi que numa empresa em fase de desenvolvimento eu teria muito mais a oferecer. A companhia emergente permite esse crescimento profissional”.
Como a empresa emergente cresce num ritmo mais acelerado, Barcinsky aponta outro desafio para quem deseja atuar nesse tipo de companhia: “É um desafio para o profissional se atualizar, conseguir se capacitar e acompanhar o ritmo da empresa”, diz.
Vantagens de uma empresa emergente:

  • Crescimento rápido, cerca de 50% ao ano
  • Oportunidades diferentes e capacidade de desenvolvimento profissional
  • Menos políticas internas
  • Mais fácil avaliar competências
  • Propicia crescimento profissional mais rápido
Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.