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A tecnologia tem transformado o comportamento dos consumidores. O acesso a informação permite que qualquer pessoa compare preços e benefícios sobre um produto ou um serviço. A prática aumentou significativamente a exigência pela qualidade, seja qual for o segmento do mercado.
É por isso que atualmente, negócios rentáveis não são aqueles que apenas vendem, mas sim encantam seus clientes.

O que a Disney pode ensinar para as empresas materiaFoto: Felix Catana / Shutterstock.com

Um dos maiores exemplos desse fato é a Disney. Desde os filmes e animações até a estrutura de seus parques – tudo é pensado minuciosamente para vender mais do que um DVD ou um ingresso. O objetivo da Disney é vender boas experiências.
Saiba o que a marca considerada pela consultoria Brand Finance como a mais poderosa do mundo em 2016 tem a ensinar para o seu negócio:
 
COMECE DE DENTRO
A Disney tem um modelo de negócio que trata seus funcionários como parte de um elenco. Inclusive, todos os colaboradores são chamados assim. Nessa analogia, os consumidores são os convidados e os serviços oferecidos são o show. Imagine uma peça de teatro – se os atores não estiverem bem ensaiados, a peça não será agradável para os convidados.
O show é o que define a vivência com o público. Mas para que ela seja plena, os membros do elenco devem estar alinhados e passar uma mensagem positiva. É por isso que investir em treinamento e na satisfação dos próprios funcionários em trabalhar para a empresa é tão importante.
 
VENDA SENTIMENTOS
As missões e os valores de uma empresa não só devem ficar claros, mas sim vivenciados pelos consumidores o tempo todo. Afinal, quando alguém olha para o desenho do Mickey Mouse, geralmente se recorda de momentos da infância, pensa nos filhos – tem boas sensações.
O desafio de despertar bons sentimentos em seus clientes começa quando eles têm o primeiro contato com a marca, e se estabelece pelas experiências a partir de então. Os parques são grandes atrativos, mas são as boas experiências proporcionadas que fazem com que, ano após ano, quase 70% dos seus visitantes retornem para a atração. A diversão em família e amigos é o ponto alto do negócio.
 
INVISTA EM BOM ATENDIMENTO
Já que a Disney se preocupa em tornar cada momento mágico, o atendimento ao público deve ser o mais eficiente e acolhedor possível. Seu público é constituído por famílias de todos os lugares do mundo, que tem diferentes costumes.
Os membros do elenco são treinados para lidar com os mais diferentes tipos de pessoas e, dessa forma, lhes proporcionar uma experiência única. Portanto, busque segmentar o seu negócio e compreender a demanda do perfil de cada cliente da sua empresa.

Eu não faço filmes prioritariamente para crianças. Eu os faço para a criança que está em todos nós, não importando se estamos com 6 ou 60 anos de idade”, dizia Walt Disney.

 
APOSTE NA QUALIDADE
Além do relacionamento com o cliente, produtos e serviços de qualidade fidelizam os consumidores. Lembre-se: o que você vende é o “show”, e ele deve ser o mais caprichoso possível. Não à toa os filmes do Estúdio já levaram várias estatuetas da Academia.
A atenção aos detalhes traz reconhecimento. Os consumidores são bem informados, então, querem o melhor custo-benefício de qualquer produto ou serviço. Se eles não estão satisfeitos, rapidamente se mudam para a concorrência.
 
REINVENTE
Nada está totalmente acabado. Há sempre como melhorar, e entender o seu público é essencial para isso. A necessidade de hoje pode não ser a mesma que a daqui um ano. Mantenha-se atualizado e atento às necessidades de seus clientes.
Walt Disney tinha isso em mente. Além de buscar a melhor qualidade nos projetos em que fazia parte, fazia anotações do que poderia ser melhorado a todo momento.

A Disneylândia nunca estará completa. Ela continuará a crescer, enquanto houver imaginação no mundo”, disse Walt Disney, quando inaugurou o parque.

 
TORNE SEUS SONHOS REALIDADE
Não tenha medo de sonhar alto. Se você tem um plano, vá em frente! Muitos empreendedores têm medo de ousar e acabam perdendo boas oportunidades. Por isso, se você tem uma boa ideia, acredite em seu potencial e torne seus sonhos realidade.

Sempre se lembre de que tudo isso começou com um sonho e um rato. Todos os nossos sonhos poderão ser tornar realidade, se houver a coragem de querer realizá-los”, dizia o criador do Mickey Mouse.

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