Carreiras | Empregos

Por Rômulo Martins
O executivo YO caminho para chegar à presidência de uma empresa requer muita paciência. Grosso modo, é preciso seguir políticas de promoção que nem sempre obedecem à lógica do profissional aspirante. Mas existem (raras) exceções. Stefan Schimenes, presidente do Gurmeo para a América Latina, empresa alemã que presta serviço de reserva em restaurantes sofisticados, é uma delas.
Aos 25 anos, Schimenes optou pelo caminho inverso. Ainda na faculdade, começou a criar o primeiro empreendimento, a revista Mundo InNova, uma rede social voltada a executivos para debater sobre inovação. Em uma viagem humanitária pela África teve um insight. Montar uma empresa-modelo de produção de móveis artesanais a fim de gerar renda em comunidades africanas carentes. Nasce a United Design.
Em 2010, o executivo deixou a empresa nas mãos de um sócio para ser gerente de inovação na Tecnoset, empresa de Tecnologia da Informação na área de outsourcing de impressão. “Queria muito executar o que discutia na Mundo InNova”, diz ele.
Depois, conheceu um dos investidores do ClickOn, um dos maiores sites de compras coletivas do Brasil, que lhe propôs um desafio. Se Schimenes batesse uma meta gigante de vendas no período de seis meses, daria a ele um empreendimento para tocar. Em cinco meses, sem conhecer ninguém no mercado, o executivo já tinha atingido a cifra proposta.
Desde julho deste ano, Schimenes é o head do Gurmeo para a América Latina. Sob o comando da empresa, tem a responsabilidade de desenvolver e dirigir as iniciativas estratégicas de negócios para a companhia na região, além de administrar a área de vendas e toda infraestrutura no Brasil, que engloba as áreas financeira, de marketing, recursos humanos e TI.
Poliglota, formado em Relações Internacionais pela FAAP, com pós-graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, o mundo parece ser pequeno para o jovem executivo. Ele falou ao Empregos.com.br.
Empregos.com.br – Stefan, lendo sua biografia profissional, parece que você já nasceu empreendedor. Como foi o início da sua carreira?
Stefan Schimenes – Comecei na faculdade. Via meus amigos empolgados com os programas de estágio e trainee. Logo percebi que isso não era para mim. São alternativas interessantes, mas queria fazer mais, algo diferente, extraordinário. Não queria trabalhar, queria empreender.
Empregos.com.br – O que fez?
Schimenes – Com 20 anos montei meu primeiro empreendimento, a revista Mundo InNova. Na verdade, tratava-se de uma rede social de pessoas que gostavam de inovação. Foi uma experiência enriquecedora, porque tive a oportunidade de dialogar com executivos de renome.
Empregos.com.br – De onde veio o background para criar uma rede social?
Schimenes – Percebi desde cedo que precisava ter um forte networking. Na faculdade já tinha cartão de visitas. Assistia a muitas palestras interessantes, que muitos dos meus amigos não davam valor. No final, entregava meu cartão aos palestrantes. Quando resolvi montar a revista, recorri aos meus contatos.
Empregos.com.br – Você poderia ter seguido carreira em grandes empresas. Por que inicialmente resolveu empreender?
Schimenes – Foi natural. Desde muito jovem (Schimenes tem 25 anos), tive muitas ideias de negócio. Até hoje, tenho em casa um espaço que chamo de ‘casa de ideias’. Se fosse colaborador dentro de uma empresa, teria desenvolvido muito menos meu perfil criativo. Não fiquei muito tempo nos poucos estágios que realizei porque meu espírito criativo era boicotado.
Empregos.com.br – Além de apostar em um negócio impalpável como os das redes sociais, você enveredou-se pelo caminho social ao comandar a United Design, empresa-modelo de produção de móveis artesanais em comunidades carentes de países africanos. Gosta de arriscar ou realmente acreditou que daria certo?
Schimenes – Todo empreendedor tem maior desejo pelo risco. Sem dúvida alguma, gosto de riscos, porque entendo que eles têm de me proporcionar retornos maiores. Tenho meu plano de vida estabelecido desde os meus 20 anos. Todos os caminhos por mim percorridos nada mais foram que etapas para o alcance de objetivos. O risco tem sentido quando está dentro do meu planejamento de vida.
Empregos.com.br – O que a United Design significa para você?  
Schimenes – Trata-se do conceito triple bottom line. Ou seja, é bom para a sociedade, para os investidores e para o meio ambiente. Permite ao africano, que hoje tem uma condição menos favorecida, uma condição de vida melhor através da força de trabalho ou produção artística.
Empregos.com.br – De empreendedor a colaborador, em 2010, você foi ser gerente de inovação da Tecnoset, empresa de Tecnologia da Informação na área de outsourcing de impressão. Por quê?
Schimenes – Eu queria muito executar o que discutia na Mundo InNova. Precisava dessa experiência…
Empregos.com.br – Para você, o que é inovar?
Schimenes – A inovação é a base da sustentação de longo prazo de qualquer empreendimento. Sem inovação as empresas tendem a morrer. Foi a inovação que fez com que o homem criasse o carro e não charretes melhores. É essa a visão do profissional de inovação.
Empregos.com.br – Você foi ainda gerente de e-commerce no ClickOn, um dos maiores sites de compras coletivas do Brasil…
Schimenes – Sim. Conheci um dos investidores da empresa e ele me propôs um desafio. Em seis meses tinha de bater uma meta gigante de vendas, algo em torno de R$ 2,4 milhões, sem conhecer ninguém nesse mercado. Se conseguisse, me daria um empreendimento para tocar junto com ele.
Empregos.com.br – O Gurmeo?
Schimenes – Sim.
Empregos.com.br – Trata-se de um conceito novo no mercado, em que o cliente tem a oportunidade de fazer reservas ao custo de R$ 10 e obter 30% de desconto no valor da conta nos melhores restaurantes de São Paulo, Campos do Jordão (SP) e do Rio de Janeiro. Qual sua expectativa?
Schimenes – Como consumidor sou apaixonado pelo serviço. Digo que sou o meu melhor cliente. Porque é um produto em que todos ganham: o cliente e o restaurante. Quando é bom para todos – e com qualidade – resulta em sucesso.
Empregos.com.br – Por que você acha que chegou à presidência de uma empresa em tão pouco tempo e com tão poucos anos?
Schimenes – Sempre soube aonde quero chegar e batalhei muito. Na faculdade sempre busquei ser o melhor. Outra coisa é a paixão. Tenho uma paixão muito grande por desenvolver novos negócios, ideias. Capacitei-me bastante e tive muita determinação e disciplina para chegar onde estou.
Empregos.com.br – Como se vê daqui a 10 anos?
Schimenes – Espero estar em uma posição de empreendedor investidor. Quero utilizar o conhecimento que estou adquirindo hoje para poder desenvolver várias empresas.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.