Warning: file_get_contents(): SSL operation failed with code 1. OpenSSL Error messages: error:14090086:SSL routines:SSL3_GET_SERVER_CERTIFICATE:certificate verify failed in /home/carreiras/www/wp-content/themes/carreiras/functions.php on line 1019

Warning: file_get_contents(): Failed to enable crypto in /home/carreiras/www/wp-content/themes/carreiras/functions.php on line 1019

Warning: file_get_contents(https://carreiras.empregos.com.br/wp-content/plugins/wp-polls/polls-css.css): failed to open stream: operation failed in /home/carreiras/www/wp-content/themes/carreiras/functions.php on line 1019
24 / 10 / 2019

Neala Marques: primeira instaladora de vidros em oficina multinacional

A mineira conta como superou os desafios de um mercado ainda dominado por homens e como alcançou cargos de liderança

“Lugar de mulher é onde ela quiser”. Já dizia o título do livro de Patricia Lages, lançado em 2016, que continua inspirando a luta pela igualdade das mulheres no mercado de trabalho. O blog Carreiras, com a missão de apoiar o Outubro Rosa, também quer inspirá-las com histórias de sucesso e, hoje, a mineira Neala Marques é a nossa personagem principal. Ela foi a primeira mulher instaladora de vidros na multinacional Pilkington, empresa que oferece serviços como instalação e reparo de para-brisas, dentre outros serviços para automóveis e caminhões.

 

 

Neala nasceu em Campo do Meio, Minas Gerais, e o carinho pela área automotiva surgiu quando ela ainda era criança, aos 10 anos, por meio do incentivo do próprio pai, que tinha uma oficina de veículos na cidade. “Aos 17 anos, fui para Taubaté, interior de São Paulo, para começar a graduação em Engenharia Mecânica e tive a oportunidade de trabalhar na Pilkington como estagiária de Engenharia de Embalagens. Depois de passar por várias áreas na empresa, surgiu o convite para me especializar nas técnicas de reposição de vidros automotivos”, relata.

 

 

Hoje, Neala é coordenadora de lojas, multiplicadora de projeto e instrutora do centro de treinamento da Pilkington em Caçapava, interior de São Paulo. Segundo ela, a tarefa de coordenar grandes áreas em uma empresa voltada para um ramo ainda dominado por homens não foi uma dificuldade, mas um obstáculo superado. “Implantar e gerir uma rede de lojas de serviços automotivos não é uma tarefa fácil. Mas, esses desafios me animam para me dedicar cada vez mais todos os dias”, comemora.

 

Luciana Alves, coordenadora de marketing, explica os motivos pelos quais a multinacional resolveu investir em mulheres no setor. “Infelizmente, ainda há muito preconceito com relação à presença feminina no mercado automotivo. A empresa resolveu agir, pois não há, nem pode haver qualquer tipo de diferenciação entre os gêneros e o nosso ideal é alcançar um mercado automotivo em que a mulher tenha o respeito e a importância que ela merece”, explica. Segundo ela, ainda são comuns casos de desrespeito à mulher em oficinas mecânicas, mas é a presença feminina nesses ambientes que fará a diferença. “A consumidora fica mais segura e se sente mais acolhida com a presença de uma instaladora nas lojas. Com certeza, estamos quebrando paradigmas e preconceitos”, afirma.

 

A dica de Luciana para as outras empresas é bem simples: inclusão. “Na Pilkington, as mulheres estão em todas as frentes de trabalho em cargos de liderança e nas mais diversas áreas como nas linhas de operação, fabricação, manutenção, centros de distribuição, logística e administrativo. Além disso, oferecemos oportunidades iguais para homens e mulheres em processos seletivos e não há desigualdade salarial entre as pessoas que exercem a mesma função”, finaliza.

 

O Carreiras sabe da importância da ascensão feminina no mercado de trabalho e já foi apontado o crescimento delas em cargos de liderança. Assim, é importante que, independente do ramo de sua empresa, abra-se mais espaço para as mulheres, pois é por meio das oportunidades que elas vencerão essa luta.

 

Esta matéria ajudou você?

+ 2 pessoas ajudadas

Comentarios