Carreiras | Empregos

Que a Internet é o foco do momento em todo o mundo, ninguém dúvida. Porém há um novo – e promissor – mercado que vem apresentando um crescimento espantoso de faturamento e principalmente de geração de novos postos de trabalho. Apesar de relativamente novo no Brasil, apenas no ano passado, o setor de Call Center (empresas prestadoras de serviços de atendimento telefônico informatizado) movimentou cerca de R$ 44 bilhões. Para este ano, a Associação Brasileira de Telemarketing trabalha com uma previsão de crescimento de ordem de 22% e com crescimento de 32% no número de empregos na área.
Segundo o diretor da Cia de Telemarketing, Diego Mendes, as previsões para o ano 2000 e para os próximos cinco anos são excelentes. “O contato segmentado, personalizado e direto é a grande tendência, impulsionado ainda com as ferramentas da Internet, que auxiliam ainda mais neste trabalho”, disse Mendes. Criada há dois anos anos, a Cia de Telemarketing conta hoje com 104 PAs (Postos de Atendimento). Entre o principais clientes estão Mercedes-Benz, Istoé, Lojas Riachuelo, Lojas Renner e Credicard. A empresa espera fechar este ano com faturamento de R$ 4 milhões. Outra importante empresa do setor é a Atento, pertencente a Telefónica, e que mesmo operando no país há menos de um ano, faturou em 99 algo em torno de US$ 70 milhões. Quando iniciou suas operações,
a empresa tinha “apenas” 1,4 mil funcionários. No ano passado saltou de 8 mil para 15 mil, incluindo suas sete unidades. Hoje a empresa tem 7 mil postos de atendimento.
Recentemente, a empresa inaugurou na capital baiana uma nova unidade, com
1 mil funcionários. A política de investimentos da empresa prevê que a cada nova unidade aberta são investidos US$ 10 milhões. Graças a esse planejamento, a previsão da empresa é faturar pelo menos quatro vezes mais. Para isso, pretende voltar seus negócios as áreas e locais com maior carência nesse tipo de serviço. Até o final do ano, a Atento deve passar de 7 mil para 10 mil PAs, gerando, desse modo, 5 mil novos empregos em diversas cidades. Duas novas sedes já estão definidas: as capitais do Distrito Federal e de Belo Horizonte.
Além dessas previsões, os negócios da Atento deverão crescer ainda mais no país, após a aquisição de sua principal concorrente, a Quatro A. Pouco tempo antes do negócio, a Quatro A já havia elevado de 2,7 mil para 4,4 mil os PAs, graças ao aumento de seu número de clientes e de seu faturamento, passando de US$ 80 milhões em 1998 para US$ 150 milhões ano passado. Quando entrou no mercado, há seis anos, a empresa tinha dez funcionários. Ano passado, a empresa fechou com 9 mil empregados diretos. E para este ano pretende criar
3 mil novas vagas, para atender ao crescimento da demanda, principalmente de empresas ligadas a área de tecnologia.
A área de Call Center está tão em alta que vem atraindo grandes empresas internacionais, como é o caso da Teletech, que entrou no Brasil há pouco tempo e já planeja para 2000 um investimento de US$ 12 milhões, principalmente nas áreas de recursos humanos e abertura de novas unidades. Outra novata no setor é a empresa mineira ACS Call Center, ligada ao Grupo Algar. Quando entrou no negócio, no final de 1998, tinha 50 funcionários e investimentos previstos de
R$ 38 milhões. Hoje já possui quase 600 funcionários e capacidade para 800 PAs. Para este ano, os planos são de dobrar os postos de atendimento. Mas não são apenas as empresas grandes que conseguem sucesso neste tipo de negócio. A TMKT Telemarketing, por exemplo, que começou a operar há quase nove anos com oito operadores, 12 postos de atendimento e investimento de US$ 25 mil, agora em 2000 tem como meta atingir 700 PAs, chegando a 1,5 mil no ano que vem, totalizando quase 3 mil funcionários.

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