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Por Clarissa Janini
Pela quarta vez, a HSM realizou com sucesso o Fórum Mundial de Marketing e Vendas, trazendo ao País os maiores nomes internacionais do mercado. O evento, que reuniu representantes de empresas de todo o Brasil, contou este ano, segundo os organizadores, com um aumento da participação de pequenas e médias empresas e crescimento da participação de mulheres – 29% do total do público. Entre os palestrantes, presença de nomes como John Quelch, consagrado consultor para mercados emergentes e desenvolvidos, Paco Underhill, especialista no comportamento de compra do consumidor e Abílio Diniz, um dos empresários de maior expressão do País. Abaixo, você confere a cobertura da palestra de Terry Jones, realizada no segundo dia de evento, que abordou técnicas e práticas para quem deseja se aventurar no promissor mercado on-line.
Estratégias de Vendas e Relacionamento On-line
Terry Jones é Fundador e CEO do site de viagens Travelocity e está à frente da Essential Ideas, uma consultoria que ajuda as empresas no processo de transição para a economia digital. Com muito dinamismo, ele apresentou razões, caminhos e dicas sobre o mercado virtual e pontuou: “o e-commerce é a única saída para prosperar em um mundo cujas mudanças são cada vez mais velozes”. Ele afirmou mais de uma vez que devemos estar atentos a quatro itens que nortearão o futuro do comércio:

  • A técnica segue a tecnologia;
  • As crianças são mais importantes do que nunca;
  • O poder do consumidor aumentou;
  • Informação não se vende mais – se troca.

Por que investir na Internet?
Veja alguns dados apontados pelo especialista:

  • Nos EUA, 2/3 das pessoas que fazem compras em casa preferem usar a Internet;
  • 44% dos norte-americanos realizam operações bancárias on-line;
  • No Brasil, há cerca de 27 milhões de internautas, número que não pára de crescer.

Essas informações apontam para a importância e a relevância do uso profissional da Internet nos dias de hoje. “Vivemos num mundo de velocidade e conveniência, tudo é simples – por isso a internet é tão valorizada”. Jones aponta outros fatores importantes que devem ser levados em consideração sobre o mundo virtual:

  • Os estudantes e crianças de hoje serão os clientes de amanhã;
  • As pessoas não estão navegando na Internet, e sim procurando por informações. Seu produto deve ser o mais atraente possível para fisgá-los;
  • Os internautas estão se comunicando e trocando experiências entre si, o que os torna muito mais seletivos;
  • A Internet não trata apenas de vendas, mas também de troca de informações. Manuais, dados de produtos e outros detalhes são um atrativo à parte para os clientes;
  • Lojas virtuais oferecem mais opções do que as reais. Sem sair de casa, você pode fazer uma pesquisa de preços completa, verificar as cores disponíveis do produto e, claro, comprar com comodidade. A Internet é, sem dúvida, o canal mais certeiro entre o consumidor e sua marca.

O que fazer?
Após frisar a importância do e-commerce na atualidade e fazer prospecções para o futuro das vendas on-line, o especialista deu dicas preciosas para quem deseja prosperar no comércio virtual. A principal orientação de Jones é “ser melhor que o mundo real. Dar ao consumidor o que não é possível no mundo físico”. Por outro lado, ele cita qual o maior erro das empresas no ramo: “o principal motivo pelo qual as empresas on-line falham é a perda do relacionamento real, aquele boca-boca tão importante”. Confira abaixo outras instruções valiosas para que seu negócio tenha êxito no mercado on-line:

  • Construir um relacionamento virtual sólido com o consumidor;
  • Departamentos da empresa trabalhando unidos (marketing, TI, executivo, etc);
  • Colocar palavras-chave em buscadores para que sua marca esteja bem à vista para o cliente, assim como disponibilizar seu produto nos sites de venda mais procurados;
  • Tornar a visualização completa para o consumidor: vários modelos, cores e tamanhos diferentes;
  • Facilitar e simplificar as informações – cerca de 83% dos usuários migram imediatamente para outro site quando se sentem frustrados por complicações na navegação;
  • Interagir com o cliente, enviando novidades de produtos que lhe sejam interessantes – para isso, é necessário que você já tenha feito uma pesquisa sobre os gostos do comprador;
  • Abrir todas as portas possíveis para o consumidor: Internet, telefone, loja física… Afinal, você não sabe por qual porta ele pode entrar;
  • Os clientes não podem ter medo de comprar pela internet – por isso, garantir a segurança nas efetuações de pagamento é item obrigatório;
  • Vendeu o produto? Tente vender mais uma vez, oferecendo outras opções similares.

 

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