Carreiras | Empregos

Por Priscila D’Amora
Com o final do ano se aproximando, o comércio começa a se preparar para atender um exército de consumidores e com isso gera várias oportunidades de trabalho temporário. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), o número de vagas oferecidas deve ter um crescimento de 10% este ano em relação a 2006. Ainda segundo a Alshop, a possibilidade de o candidato ser efetivado é de 30%, dependendo de sua performance.
Para atender a necessidade do mercado e de seus assinantes, o Empregos.com.br coloca à sua disposição mais de 26 mil vagas em diferentes regiões do Brasil.Confira aqui todas as vagas oferecidas!
Para passar de funcionário temporário para profissional contratado, o candidato precisa demonstrar dedicação e eficiência, pois esta é uma grande chance e uma porta aberta para retornar ao mercado.
Confira abaixo as dicas do especialista em comunicação e consultor de carreiras, Reinaldo Passadori, para se destacar na seleção. Utilize as dicas também para se guiar durante o período temporário e aumente suas chances de ser contratado.
Um bom currículo é fundamental : apresente-o de forma simples, objetiva, clara, com informações básicas sobre você, seus estudos, formação, cursos realizados e eventuais trabalhos já desenvolvidos. Não importa que você não tenha muito a dizer, mas a apresentação do currículo e o seu zelo ao prepará-lo já revelam algumas pistas sobre sua organização. Veja mais informações em: Faça um currículo eficiente (https://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/curriculo/melhorar/170907-curriculo_eficiente.shtm).
Procure causar uma boa impressão : mostrando efetivamente quem é você, o que pensa e sente. Não tenha a pretensão de ser ou agir de maneira programada. Seja natural, sempre com simpatia e educação.
Bem-estar físico : procure ter um corpo descansado, sem olheiras, saudável e com energia e vitalidade suficiente para a execução de um trabalho com disposição e alegria. É certo que isso não se consegue no dia da entrevista. É um árduo, lento e dedicado caminho para conseguir isso. No dia da entrevista esteja bem, alimente-se adequadamente, procure dormir uma noite tranqüila.
Bem-estar emocional : mantenha-se calmo para desenvolver suas idéias com entusiasmo, determinação e vontade de trabalhar naquela empresa e ocupar aquele cargo. Evite qualquer tipo de manifestação pessimista. Não se faça de vítima, nem aja como se estivesse pedindo um favor. Lembre-se que você não será contratado por suas necessidades ou porque precisa ajudar sua família, mas sim porque você é um profissional e possui capacidade e recursos para oferecer àquela empresa.
Boa saúde espiritual : ela é retratada através das suas crenças, das atitudes que adota diante da vida, pautada em seus valores, dos quais não abre mão; mostre que é uma pessoa de princípios, de caráter e que isso é inegociável.
Boa aparência : isso significa usar roupas limpas e adequadas, evitar, no caso de mulheres, jóias ou bijuterias exageradas e barulhentas, saias muito curtas ou decotes.
Asseio corporal é fundamental, unhas cortadas e limpas, cabelos curtos para homens e bem penteados. Roupas com cores combinadas e sapatos engraxados.
Comunicação clara e aberta : cumprimente seu entrevistador com um aperto de mão firme, mas sem exagero. Evite aquela “mão mole” ao cumprimentar, nada de beijos no rosto nem muita intimidade, nem perguntas pessoais. Reserve-se o direito de não comentar assuntos que dizem respeito exclusivamente a você. Fale com clareza, olhe nos olhos do interlocutor, mostrando interesse e atenção. Cuidado com a velocidade de fala acelerada ou lenta demais, capriche na pronúncia das palavras.
Saiba chegar, causar boa impressão e sair : responda objetivamente, evite divagações ou falar demais. Cuidado com a “tagarelice” se tem o hábito de falar muito. Seja coerente, expresse calma com segurança e assertividade.
Por último, lembre-se de seu papel naquele momento : você é um candidato a uma vaga, é um profissional e tem todo o direito de estar lá, reconheça sua inteligência, capacidade e outras qualidades que você possui.
O entrevistador está no lugar dele e isso representa escolher o melhor candidato para aquela vaga. Lembre-se que ele estará atento a inúmeros detalhes, além das suas respostas, desde a maneira como você se apresenta, se veste, e comporta, responde ou faz perguntas, até eventualmente alguma gentileza de se prontificar a ajudar abrir uma porta ou pegar um objeto que caiu no chão.
Aproveite as dicas e boa sorte!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.