Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Fundamental às empresas e aos profissionais de todos os segmentos que querem se manter competitivos, a inovação é hoje um tema que interessa a todos. E é para falar sobre esta competência tão requerida nos dias de hoje que o IBAP Educação Empresarial está promovendo o I Fórum Nacional de Inovação Corporativa. O evento acontece nos dias 25 e 26 de junho em São Paulo, no Blue Tree Hotels Morumbi, localizado na Av. Roque Petroni Jr, 1.000 (em frente ao Shopping Morumbi).
A popularização da inovação surgiu após o advento da globalização e da internet. Foi quando as empresas perceberam que precisavam ter um diferencial competitivo que realmente atraísse o consumidor, já que a maioria dos produtos já apresentava qualidade e bom preço. “Foi nesta época que surgiu a febre das certificações e prêmios de qualidade, que antes era um diferencial, mas hoje é condição sine qua non para atuar no mercado”, afirma Antonio Carlos Teixeira da Silva, coordenador do evento, consultor de Criatividade e Inovação e colunista do site Empregos.com.br. Ele conta que, nos Estados Unidos, a inovação já está incorporada ao pensamento empresarial, tanto que muitas empresas têm departamentos próprios de criatividade. “Mas no Brasil as empresas ainda têm muito bloqueio, medo de mudar. Elas precisam se questionar o que é mais perigoso: mudar ou deixar de mudar? Optando pelo segunda alternativa, elas correm um sério risco de ficarem estagnadas, perder clientes e morrer”. A diferença entre inovação e criatividade, segundo ele, é que a criatividade é quando você tem a idéia, e inovação é a capacidade que você tem de colocá-la em prática.
Antonio Carlos explica que o evento tem como objetivo estimular os participantes na busca por soluções e caminhos para um pensar diferente e inovador para suas empresas, negócios e carreiras, abrindo novos horizontes de pensamento e possibilidades. “Além disso, o evento vai mostrar também a ampla aplicação da Inovação em todos os campos do conhecimento. As pessoas acham que a inovação só está restrita ao lançamento de produtos, e no evento teremos pessoas de várias áreas, que vão desmistificar esssa idéia”, conta ele.
O Fórum abre a programação com o workshop “Inovação – Transformando Idéias em Resultados”, ministrado por Antonio Carlos. Neste módulo, os participantes poderão vivenciar dinâmicas que ajudarão a identificar problemas e oportunidades, descobrir ferramentas que ajudem a construir um clima mais propício à criatividade nas empresas, a potencializar o talento criativo dos profissionais e a usar a criatividade e a inovação como aliadas para enfrentar as novas exigências do mercado.
Na seqüência, o evento apresenta cases de executivos que implantaram e estimulam continuamente uma cultura de Inovação em suas empresas e carreiras, os benefícios deste investimento, como venceram os bloqueios iniciais e porque suas empresas acreditam neste caminho para manterem-se diferenciadas. Um dos destaques da programação é a palestra Inovação no gernciamento de carreira, que será apresentada por Luciana Sarkozy, sócia-diretora da Career Center. A profissional afirma que sua palestra terá dois focos distintos: como fazer a inovação no planejamento da sua carreira e como inovar na busca por uma nova colocação, ou mesmo uma nova profissão. “É importante você se questionar porquê você precisa fazer diferente, e o que isso vai impactar no resultado do seu trabalho e da sua carreira”.
Como inovar no gerenciamento de carreira? Luciana deu algumas dicas de como isto pode ser feito:

  • Definição de um foco e objetivo profissional de curto e longo prazo.Isto requer que o indivíduo tenha clareza de seus pontos fortes, fracos, competências, valores, ambição financeira e de poder;
  • Formação acadêmica e idiomas condizentes com o objetivo definido;
  • Rede de relacionamentos – desenvolvimento de uma rede de relacionamentos sólida, que permita obter informações de mercado, “trocar figurinhas”, conhecer possíveis novos empregadores e que garanta uma exposição no mercado alvo.
  • Marketing pessoal – uma plano que contemple uma série de ações (ex. Palestras, publicação de artigos, apresentação de resultados, etc.) que lhe permitirão ter visibilidade tanto na empresa onde trabalha quanto no mercado de seu interesse.
  • Experiência internacional – se for um pré-requisito para o seu objetivo de carreira.
  • Competências e Resultados – desenvolvimento de competências e resultados que permitam construir uma carreira sólida e de crescimento.
  • Mentor/coach – ter alguém para discutir e avaliar seu plano e suas ações.

“É fácil identificar um profissional criativo. Ele cria um relatório diferente, repensa nova forma de fazer um processo, arrisca mais, ou seja, sabe olhar fora do quadrado, vê formas diferentes de fazer as mesmas coisas. Em um mercado recessivo como este, quem faz mais, com menos recursos, menos tempo e menos gente, sem dúvida será muito valorizado”, finaliza ela. A palestra de Luciana será no dia 26, às 8 horas.

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