Carreiras | Empregos

Por Renata Silva
Trabalhar com tecnologia de ponta, registrando os melhores momentos da vida de seus clientes e participando ativamente do mercado fotográfico com produtos de alta qualidade, são metas alcançadas pela Kodak. Com um histórico de bom atendimento aos consumidores, a empresa se mantém atualizada às novas tendências para trazer o que há de mais novo e de melhor qualidade para o mercado.
Um dos profissionais que possibilita o crescimento da companhia no Brasil é Gilberto Farias, atual diretor geral da Kodak. Assumindo o cargo recentemente, o profissional já atua na empresa há 6 anos, com um histórico de liderança, idéias inovadoras e, principalmente, com o desenvolvimento de novas ações no país.
Em entrevista ao Empregos.com.br, o executivo conta sobre sua carreira na empresa e faz um panorama do mercado fotográfico no Brasil, contando ainda como a empresa procede para manter os seus produtos com a qualidade que os consumidores procuram. Além disso, Gilberto relata como, através da prevenção de problemas futuros, ele consegue amenizar alguns dos imprevistos que surgem no cotidiano da empresa.
Boa leitura!
Empregos.com.br – Conte-nos sobre sua carreira e as principais empresas nas quais trabalhou.
Gilberto Farias – Tenho experiência nas áreas Comercial, Compras, Supply Chain, além de Logística e Operações nas áreas Farmacêutica, Química e Indústria da Ciência de Imagens. Passei pelas empresas Windson (Brasileira – 2 anos), Indústria Farmacêutica, Deicmar Haniel (Alemã – 6 Anos), Freight Forwarder, Bayer (Alemã – 6 Anos), Indústria química e farmacêutica. Akzo Nobel (Holandesa – 7 anos), Indústria química e farmacêutica. Agfa Gevaert (Belga – 4 anos), Indústria de Artes Gráficas. Kodak (Americana – 6 anos), Indústria da Ciência de Tratamento de Imagens.
Empregos.com.br – Como foi sua trajetória na Kodak? Quais os desafios e metas da nova gestão?
Farias – Iniciei minha carreira na Kodak em 2002, como diretor de logística da Polychrome Graphics, joint venture da Kodak com a Sun Chemical. Fui responsável pela aquisição completa da sociedade e hoje ela é chamada Grupo de Comunicações Gráficas da Kodak-GCG. Agora, à frente da diretoria-geral da Kodak Brasileira, tenho o desafio de desenvolver estratégias que contribuam para o crescimento dos negócios da companhia no País.
Empregos.com.br – Quais as principais ações que o destacaram e fizeram com que você chegasse ao cargo?
Farias – Sempre procurei manter a entrega de resultados consistentes com crescimento a cada ano, além de me antecipar aos fatos e problemas, proporcionando, de forma pró-ativa, caminhos a seguir antecipadamente. Como destaque, devo mencionar que prezo pela integração física e operacional da companhia, sem causar impactos aos clientes, pessoas e números da empresa. E um ponto primordial: o desenvolvimento das pessoas.
Empregos.com.br – Com a situação atual do mercado digital, como a Kodak se coloca nesse cenário?
Farias – Hoje todos os nossos negócios estão estruturados para o sucesso. Após a reestruturação, a Kodak conseguiu, ao longo dos últimos quatro anos, implementar uma transformação que possivelmente nunca ocorreu na história das empresas. Temos dois terços da receita mundial provenientes de 11 linhas de produtos digitais e uma divisão de produtos tradicionais que nos provêem alta lucratividade e fluxo de caixa. Hoje a empresa vende soluções integradas, softwares de integração de fluxos de trabalho, soluções de compartilhamento e armazenagem de fotos pela internet, porta retratos digitais, mini-laboratórios a seco (em substituição aos minilabs tradicionais – para revelação em 1 hora – à base de químicos).
Empregos.com.br – Quais as perspectivas de ascensão?
Farias – Constantemente analisamos as oportunidades de investimentos ao redor do mundo. Desse tipo de análise, hoje a Kodak da Amazônia é a única filial do mundo a montar câmeras digitais além da China. Nossa receita digital mundial cresceu 10% e terminamos o trimestre com mais de US$ 2,3 bilhões em caixa. Isso nos leva a confirmar as previsões de receita e geração de caixa para 2008.
Empregos.com.br – O que você prioriza em sua gestão?
Farias – Encontrar o ponto certo de equilíbrio para entregar resultados financeiros consistentes, incentivando e patrocinando o trabalho de equipe.
Empregos.com.br – Você acredita que trabalhar com novas tecnologias e inovação de produtos e serviços, atendendo as demandas do mercado, é um meio de manter uma marca em destaque?
Farias – Certamente. A área de captura digital continua crescendo à medida que mais consumidores passam a ser compradores de segunda vez e até mesmo de terceira vez, e a Kodak está presente nesta notável mudança. O maior crescimento será em dispositivos digitais, como porta-retratos digitais e soluções de impressão no lar e no varejo . À medida que as salas de estar passam a ser o centro de entretenimento no lar, a Kodak continua presente e, constantemente, oferece produtos que aprimoram a experiência de rever lembranças com amigos e família no conforto de seu próprio lar.
Empregos.com.br – Relate a sua visão sobre o mercado fotográfico brasileiro. Quais as principais mudanças, novidades, inovações tecnológicas, entre outros?
Farias – O mercado tradicional, nos últimos anos, já diminuiu muito e não se sabe até que patamar isso irá acontecer. Nós seguiremos adequando a capacidade da empresa para atender à demanda para esses produtos de forma eficiente. Ao mesmo tempo, estamos lançando produtos, frutos de nossa vasta propriedade intelectual, que oferecem soluções avançadas para as necessidades atuais e futuras. Um exemplo disso é a que lançamos um portfólio de 26 produtos digitais no Drupa. Além disso, somos a única empresa que possui soluções de fluxo de trabalho que permite a conexão de qualquer novo equipamento Kodak.
Empregos.com.br – Atualmente qual o maior desafio de se trabalhar com o mercado fotográfico?
Farias – À medida que os atributos das câmeras digitais aumentam, a comunicação efetiva de atributos secundários e terciários aos vários segmentos de consumidor fica cada vez mais difícil. Contudo, instituímos uma cultura de inovação, comprometimento e excelência operacional, para alcançarmos integralmente as oportunidades de crescimento que temos diante de nós.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.