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Como definir o sucesso de um empreendimento? Para o presidente e fundador do portal Giuliana Flores, Clóvis Josué C. Souza, trabalhar com o que se gosta ajuda na tomada de decisões e observar o surgimento de novos mercados pode trazer mais visibilidade e rentabilidade para o negócio.
Souza, que desde os 10 anos de idade trabalha com flores, investiu em duas pequenas lojas em São Caetano do Sul, no ABC paulista, com o tempo, ampliou suas floriculturas e criou a Giuliana Flores. Contando com três lojas físicas atualmente, o empresário viu na Internet a possibilidade de ampliar seu negócio e criou um portal que oferece arranjos florais e produtos de alta qualidade com entregas para todo o Brasil.
Praticidade, comodidade, qualidade no atendimento e em produtos faz do site da Giuliana Flores um exemplo de e-commerce bem-sucedido. Em entrevista ao Empregos.com.br, Souza conta sua paixão pelo mercado de flores e como faz do seu negócio um portal que visa sempre o bem-estar do cliente.
Empregos.com.br – Como e quando o senhor começou a trabalhar com flores?
Clóvis Josué C. Souza – Dos 10 aos 20 anos trabalhei com flores. Trabalhava em lojas pequenas, mas a decisão de montar um negócio não surgiu nesta época. Com o crescimento do mercado, resolvi montar duas lojas pequenas na região de São Caetano. Elas eram bem simples e com o tempo comecei a investir.
Empregos.com.br – Quais características pessoais foram de extrema importância e o ajudaram a gerir seu negócio?
Souza – Sou perfeccionista e estou sempre em busca de novidades, tendências, parceiros e soluções. Trabalhar com o que gosto também facilita, porque trabalho com prazer e feliz, isso ajuda o negócio a dar certo.
Empregos.com.br – Qual conselho daria aos jovens empreendedores?
Souza – Trabalhar com o que gosta, persistir em um objetivo e ter muita determinação. Esses são os segredos do sucesso.
Empregos.com.br – O que mais o incentivou a trabalhar com esse mercado?
Souza – Fiz vários cursos de designer floral e percebi que era um mercado muito lucrativo. Também adoro trabalhar com flores, esse mercado é muito especial para mim. Faço isso desde pequeno, não sei fazer outra coisa, e quando se trabalha com o que gosta tudo fica mais fácil e prazeroso.
Empregos.com.br – Como surgiu a idéia de abrir uma floricultura física e, posteriormente, na Internet?
Souza – Já trabalhava para outras floriculturas e decidi ter a meu próprio negócio. A loja física surgiu em 1990 e a virtual em 2001. Atualmente, possuímos três lojas físicas na região de São Caetano do Sul no ABC, que possui um público diferente dos compradores do portal.
Empregos.com.br – Quando percebeu a necessidade de investir no e-commerce?
Souza – Em 2000, fiquei surpreso com a facilidade e comodidade de realizar compras on-line, e pensei “Por que não com flores?”. Assim resolvi criar a loja virtual. Hoje ela é o forte do nosso negócio. A comodidade e agilidade de se trabalhar com o site para fazer compras nos dias atuais, em que o cliente adquire produtos sem precisar sair de casa, são bem mais rápidas e práticas.
Empregos.com.br – Como vê a atuação desse tipo de serviço para a população, em relação à praticidade e comodidade que seu empreendimento oferece?
Souza – O consumidor adora, afinal de contas quem não quer conforto, facilidade, um site funcional que seja fácil do usuário comprar? Além disso, o site é interativo, o comprador pode mandar suas sugestões, reclamações e elogios sobre nossos serviços. Isso faz com que nossa empresa melhore a cada dia e atenda os clientes da melhor forma possível.
Empregos.com.br – Como funciona esse suporte de atendimento que é dado pela companhia? Quais diferenças você aponta e que considera primordiais no atendimento físico e virtual?
Souza – Nossa empresa possui profissionais de telemarketing que auxiliam os clientes a realizar compras, tirar suas dúvidas sobre produtos e serviços, pois muitas pessoas têm um certo receio de fazer comprar pela Internet e nossa equipe sempre está pronta para ajudar o cliente. Todas as operadores de telemarketing têm treinamentos semanais e a empresa conta com um departamento de Relacionamento com Cliente. Nas lojas físicas, os profissionais procuram atender da melhor forma possível os compradores que visitam nossos espaços e conhecem nossos produtos.
Empregos.com.br – Como define a Giuliana Flores? O que considera como ponto forte do seu negócio?
Souza – Uma empresa séria no mercado que busca sempre um diferencial para chegar na frente e impressionar todos os dias seus clientes.
Empregos.com.br – Qual é o papel dos parceiros para sua empresa e quais benefícios trazem para o consumidor?
Souza – Com a inserção de lojas especiais dentro do site, divulgamos os parceiros e ao mesmo tempo fortalecemos nossa marca. O benefício ao consumidor são os produtos com alta qualidade e com grandes diferenciais. A empresa é conhecida pela diversificação de produtos e parceria com grandes marcas como Kopenhagen, Amor aos Pedaços, Salton, Mahogany, produtos que os clientes só encontram em nosso site. E também por entregar seu próprio produto em mais de 1100 cidades do Brasil, por meio de grandes e sólidas empresas de logística como: DHL, Direct Log, Tecnocourier, Correios e Tamexpress.
Empregos.com.br – Quais ações pretende implantar a curto, médio e longo prazo?
Souza- No momento, fortalecer a área corporativa juntamente com o vale-presente (lançamento), que é um produto exclusivo no mercado no seguimento de flores. O setor corporativo é um mercado pouco explorado e nós queremos investir nesse segmento.

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