Carreiras | Empregos

por Renata Marucci
O Brasil avançou muito no que diz respeito ao terceiro setor e ao voluntariado, especialmente nos últimos anos. Porém, ainda existe muita gente que quer ajudar e não sabe como. Para dar uma ajuda a essas pessoas, acontece nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro a 1ª Feira de Promoção do Voluntariado, no Museu Brasileiro de Escultura, o MuBE.
A primeira edição reúne mais de 50 organizações com o objetivo de atrair a sociedade para o trabalho voluntário. Criada para estabelecer uma ponte entre voluntários e entidades carentes de assistência, a Feira procura resolver as dúvidas de quem ainda não ingressou na área.
É fundamental conscientizar as pessoas para a importância do trabalho voluntário. “Mas a conscientização tem que acontecer dos dois lados, tanto nas periferias para que aceitem a presença dos voluntários, quanto nas regiões nobres das cidades, que precisam perceber a importância de colaborar com a melhora da sociedade”, alerta Isabel Castilho, diretora da 1ª Feira de Promoção do Voluntariado.
A idéia foi trazida de Madrid, onde a feira já acontece há seis anos, pela empresa Tertio Millennio, que tem como proprietários o casal espanhol Rafael Moreno e Isabel Palácios. Com base na experiência acumulada em diversos trabalhos no Terceiro Setor, o casal tem desenvolvido um trabalho destinado às mães e filhos de comunidades carentes. Com esse projeto, a instituição recebeu da Câmara Espanhola de Comércio o Prêmio Espanha 2000.
Quem se interessar pela atuação de alguma instituição poderá se inscrever no próprio estande. “O voluntário vai ter a oportunidade de conhecer as instituições e descobrir como cumprir seu papel de cidadão”, reforça Isabel.
Além da exposição, serão realizadas palestras para explicar como desenvolver projetos de responsabilidade social – e como enfrentar os problemas. Uma das dificuldades encontradas pelos voluntários em potencial é conciliar suas expectativas e conhecimentos com as necessidades das entidades, que também devem ser sérias e possuir um programa definido.
Segundo Isabel, apesar de ser o primeiro evento desse tipo no Brasil, a expectativa é de receber 1.000 pessoas por dia, entre jovens e nem tão jovens assim. “Queremos atingir dos 15 aos 50”, diz.
Até agora, os organizadores já contam com a presença de instituições como Ação Comunitária do Brasil, Secretaria de Estado de Cultura, Associação de Apoio à Criança com Câncer, AACD, APAE, SOS Pró-Mata Atlântica, CVV e Fundação Dorina Nowill para Cegos.
1ª Feira de Promoção do Voluntariado
Local: MuBE – Museu Brasileiro de Escultura
Local: Av. Europa, 218 – Jd. Europa
Data: 16, 17 e 18 de fevereiro de 2001
Horário: Sexta e Sábado, das 9h às 21h e domingo, das 9h às 18h
Entrada: franca

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.