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Por João Prado
No último dia 29 foi comemorado o dia do Jornalista. Para celebrar a data, entrevistamos a diretora da RioPress Assessoria de Imprensa, Solange Ramos, idealizadora de cursos de jornalismo que custam apenas R$ 15. Em sua 13ª edição na cidade de São Paulo, os cursos expressos de jornalismo com foco em TV, Web e técnicas de redação, têm como objetivo oferecer aulas de pouco tempo de duração e baixo custo. O material de apoio, uma mini apostila e certificado de participação, está incluso no preço citado. Ramos salienta ainda que as aulas servem como uma iniciação dos alunos ao universo do jornalismo: “Não queremos que o aluno saia daqui e vá direto para redação, mas que ele forme uma opinião crítica sobre a profissão e suas técnicas”.
Os assuntos abordados pelos professores vão desde a estrutura de uma redação até a maneira como funciona uma apuração de uma notícia e o papel do redator. Quem estiver interessado, o curso acontece uma vez por mês e as informações podem ser obtidas no site www.assessoriadeimprensa.net ou nos telefones (21) 3507-3555.
Boa leitura!
Empregos.com.br – Como foi o início da sua profissão?
Solange Ramos – Trabalhei em revistas, jornais e assessorias aqui no Rio de Janeiro na década de 90, até fundar a RioPress, em 2001. Foquei na minha profissão o lado de estudos, que acho de extrema importância e o que falta em profissionais do jornalismo. Fiz MBA como Executivo de Gestão em Comunicação Corporativa e pós-graduação em Comunicação Empresarial. Minha carreira mudou quando tive vontade de abrir um negócio próprio.
Empregos.com.br – E como foi isso?
Solange Ramos – Quando trabalhei em assessoria de imprensa, atendi grandes companhias. Foi quando percebi um nicho, que era o de atender as pequenas e médias empresas, que não recebiam um trabalho adequado de assessoria.
Empregos.com.br – Qual a diferença no trabalho em atender uma grande empresa e uma pequena ou média?
Solange Ramos – Primeiro que as técnicas para divulgar os trabalhos de empresas de menor porte precisam ser mais focadas do que de uma grande companhia. O trabalho é mais árduo, mas também mais recompensador quando se obtém um sucesso.
Empregos.com.br – E a idéia dos cursos expressos em jornalismo?
Solange Ramos – Há três anos, realizava esse curso no Rio de Janeiro e percebi que 40% dos meus alunos eram de São Paulo. Foi uma surpresa e percebi que a cidade poderia ser um local melhor para ministrar esses cursos, pela demanda de interessados e por gostar tanto da cidade. Desde então, uma vez por mês realizo cursos dos mais variados dentro da cidade.
Empregos.com.br – Gosta de São Paulo para trabalhar?
Solange Ramos – Gosto por diversos motivos, mas a cidade me atrai pelas oportunidades que disponibiliza e pela formação profissional das pessoas. São Paulo respira cultura e isso não é um folclore que colocaram. Nesse aspecto é mais fácil de achar interessados em cursos.
Empregos.com.br – Qual o perfil dos alunos que procuram seus cursos?
Solange Ramos – A maioria são pessoas formadas em jornalismo, que buscam uma atualização no mercado. As idades variam. Mas temos também uma procura de outros profissionais, com advogados e empresários, que querem contratar uma assessoria de imprensa e pensam em conhecer os processos antes de fechar com alguma empresa prestadora desse tipo de serviço. Procuram-nos também jovens empreendedores que querem abrir seus próprios negócios em comunicação.
Empregos.com.br – O curso também tem uma parte prática?
Solange Ramos – Sim, com certeza. Temos a parte teórica, mas chega a hora em que o aluno precisa expressar o que aprendeu e suas idéias. Aliás, é nessa hora que ele aprende realmente, quando oferecemos exercícios práticos.
Empregos.com.br – É garantido que em pouco tempo o aluno pode aprender mesmo o conteúdo que vocês oferecem?
Solange Ramos – É garantido. O custo do curso é pequeno, para atrair os interessados que estão com alguma dificuldade financeira. Nesse sentido, posso dizer que o custo benefício vale muito a pena.

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