Carreiras | Empregos

Com patrocínio do Empregos.com.br, a ExpoBelta, a mais importante Feira de Educação Internacional do Brasil, chega à sua 9ª edição e está ainda maior e melhor. O evento será realizado em seis capitais brasileiras e contará com a participação de instituições de ensino de 28 países. A expectativa é de receber cerca de 17 mil visitantes. No ano passado, a feira foi realizada em quatro capitais e registrou número recorde de 12.700 visitantes.
A abertura da ExpoBelta 2008 será nos dias 29 e 30 em São Paulo, no Pavilhão da Bienal (Parque do Ibirapuera), seguindo para Porto Alegre no dia 31 de março, Belo Horizonte (2 de abril), Brasília (3 de abril), Salvador (5 de abril) e Rio de Janeiro (7 de abril). Quem quiser visitar a feira pode retirar seu convite gratuitamente no site www.belta.org.br . Apenas em São Paulo , para quem não tiver convite, será cobrada a entrada de R$ 10, com renda revertida para uma ONG ligada à educação.
Para dar suporte à formação do profissional brasileiro e atender à grande diversidade de interesse dos estudantes do País, a ExpoBelta oferece ampla variedade de atividades no exterior, que incluem cursos de idiomas, graduação, especializações, cursos superiores, e ainda opções de estágio, trabalho e participação em ONGs internacionais.
Importância crescente
O crescimento da ExpoBelta acompanha e incrementa a importância que o Brasil representa na área de Educação Internacional, já que, segundo pesquisa realizada pela Alto (Association of Language Travel Organisations), é o quarto país do mundo a enviar estudantes para cursos no exterior, ficando atrás apenas do Japão, Coréia do Sul e Espanha.
Para Tatiana Mendes, presidente da Belta (Brazilian Education & Language Travel Association), associação responsável pela organização da ExpoBelta, o interesse dos estudantes brasileiros por vivências no exterior é de extrema importância. Segundo ela, o investimento em uma experiência internacional é visto como ação essencial na formação acadêmica dos estudantes pelos países do mundo todo. “A globalização pede jovens que conheçam a realidade de outros países, falem outras línguas e entendam a diversidade cultural do mundo. Isso é imprescindível para o mercado de trabalho”, completa Tatiana.
Inglês com safári na África do Sul
O país convidado da ExpoBelta em 2008 é a África do Sul, que tem crescido muito como destino de intercâmbio para brasileiros e este ano promete oferecer grande diversidade de cursos, principalmente combinando aulas de Inglês com experiências incríveis de viagem. País lindo, entre os destinos turísticos que mais cresce no mundo, terá como tema central “Inglês com Safári”, pois, além das aulas na escola, o estudante vai se aprimorar no idioma fazendo safáris, em Inglês, pelas savanas do país. O grande apelo da África do Sul é oferecer experiências de viagem incríveis com Inglês de origem britânica nas escolas, grande riqueza cultural, facilidade de acesso (fica a apenas 8 horas de vôo de São Paulo) e custo de vida mais baixo no dia-a-dia, se comparado ao de países da América do Norte e Europa.
Além da África do Sul, outros 27 países estarão muito bem representados na ExpoBelta, com oferta de atividades para os brasileiros, são eles: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, China, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Malta, México, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido, Rússia e Suíça.
Arte, design, moda, hotelaria e muito mais
A grande maioria dos visitantes da ExpoBelta tem acima de 18 anos (51% entre 18 e 25 anos; 25% de 26 a 35 e 15% mais de 35), portanto, um dos diferenciais da ExpoBelta é a oferta de cursos superiores no Exterior, com presença de várias Universidades.
A University of the Arts London, maior universidade de Artes, Design, Moda e Comunicação da Europa, onde se formaram celebridades como a estilista Stella McCartney, é uma das instituições que estarão presentes na ExpoBelta deste ano. Outra entidade tradicional que participará da feira é a escola de hotelaria da Suíça, Les Roches.
Hospedando-se na casa do professor
A principal procura dos visitantes da feira (64% em 2007) é pelos cursos de idioma. E as opções serão muitas. Uma das escolas expositoras, a Home Language International, de Mônaco, oferece um programa em que o estudante mora na casa do seu professor. E isso é oferecido em vários países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, França, entre outros. São programas de estudo individuais, de 15, 20, 25 ou 30 horas semanais e os estudantes escolhem a língua e o país em que querem estudar.
Seminários sobre os países e atrações culturais
Os visitantes da ExpoBelta terão ainda a oportunidade de assistir a seminários sobre os países participantes, que irão abordar três aspectos fundamentais para quem pretende estudar no exterior: educação, informações gerais sobre o destino e como obter vistos de estudante.
Os países participantes, com o objetivo de trazer um pouco de sua realidade para o Brasil, também farão apresentações culturais, para os estudantes já entrarem no clima. Haverá apresentações musicais, de artes plásticas, dança, entre outras surpresas.
Datas e locais dos seminários

São Paulo
29, 30/março
Bienal, Parque do Ibirapuera
13h às 19h
Porto Alegre
31/março
Sheraton Porto Alegre
15h às 21h
Belo Horizonte
2/abril
Mercure Hotel BH Lourdes
15h às 21h
Brasília
3/abril
Naoum Plaza Hotel
15h às 21h
Salvador
5/abril
Fiesta Bahia Hotel
13h às 19h
Rio
7/abril
Sofitel Rio de Janeiro
15h às 21h

Confira as instituições expositoras por cidade:

São Paulo
Porto Alegre
Belo Horizonte
Brasília
Salvador
Rio de Janeiro

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.