Carreiras | Empregos

Estudar fora do país é o sonho de nove entre dez estudantes brasileiros, seja um curso padrão para aprender outro idioma ou algo mais avançado como um mestrado acadêmico. Para quem deseja ampliar seus horizontes e viver a experiência de estudar fora do Brasil, chegou a hora de dar o primeiro passo rumo à realização desse sonho. Acontece durante o mês de março a oitava edição da ExpoBelta, a maior feira de Educação Internacional do Brasil.
Organizada pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association – entidade sem fins lucrativos que congrega agências de intercâmbio e instituições de ensino), a feira este ano visita as cidades de São Paulo (17 e 18), Brasília (20), Curitiba (22) e Porto Alegre (24) – confira os locais no box ao final da matéria – e contará com a participação de representantes de instituições de ensino da África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales. Serão 100 estandes de escolas e universidade estrangeiras, palestras e atrações culturais (saiba mais sobre os países). Haverá também um estande do FAUBAI (Fórum de Assessorias de Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais).
A grande vantagem da feira é que ela possibilita o contato direto entre os estudantes e os representantes das entidades de ensino, pessoas com larga experiência de vivência no Exterior e que podem sanar as mais variadas dúvidas sobre intercâmbio.
A entrada para o evento é gratuita para quem retirar os ingressos com antecedência no site da Belta ou comprados na bilheteria por R$ 10, com renda revertida para a Casa do Zezinho, ONG que atua na área educacional.
A edição 2007 da ExpoBelta conta com alguns diferenciais. Pela primeira vez, o evento abrigará a Century China Higher Education Exhibition – importante feira que ocorre a cada dois anos em diversos países e visa divulgar o setor educacional chinês. Mas as novidades não param por aí. Três conceituados institutos europeus de design e gastronomia estarão presentes na ExpoBelta 2007: Instituto Italiano Marangoni de Moda e Design, Instituto Europeu de Design (IED) e o Instituto Paul Bocuse (foto), da França , focado em gastronomia. A famosa University of Arts London, que já formou célebres artistas, é outro estande imperdível para os interessados em Artes e Cultura.
Outra novidade é o Gerenciamento de Catástrofes e Desastres, na Inglaterra, que deve chamar a atenção de alguns brasileiros. Trata-se de um curso relativamente novo em todo o mundo, e as universidades britânicas são pioneiras no desenvolvimento das disciplinas que são de grande importância na atual conjuntura global. São cursos de pós-graduação direcionados a graduados em Geografia, Economia, Sociologia e Gestão Ambiental. Abrangem tanto a área de pesquisa, mais acadêmica, quanto o âmbito mais prático, como o gerenciamento de assistência social, logística e econômica a países que foram atingidos por desastres naturais.
Uma dica interessante é que quase todas as agências criam grupos específicos, de acordo com a área de interesse. Assim, um grupo de estudantes de arquitetura, por exemplo, pode fazer um pacote para uma viagem rica em construções antigas e/ou futurísticas. É possível montar também pacotes para executivos cursarem English Business. Os pacotes temáticos, levando em consideração a profissão dos turistas, é sem dúvida uma tendência.
Um dos destaques da feira é o estande da África do Sul, que irá simular a Copa do Mundo por meio de interatividade com um game instalado no local, que será montado em cima de um campo de futebol. Além da Copa do Mundo de 2010, África do Sul reserva outras atrações aos estudantes. Um curso de Inglês no país pode incluir uma visita ao Santuário de Chimpanzés Jane Goodall, localizado em uma reserva animal de mil hectares. O instituto Jane Goodall é internacionalmente conhecido pelo cuidado prestado a chimpanzés que são enviados de todas as partes do mundo. É o primeiro e único santuário de chimpanzés da África do Sul que utiliza tecnologia para mostrar o mundo dos chimpanzés de forma educativa. A meta é resgatar os chimpanzés que estão perdidos ou que eram atrações de circos, zoológicos ou utilizados como cobaias da indústria farmacêutica e devolvê-los ao seu habitat natural, para que se recuperem dos traumas sofridos. Ainda na África do Sul há o curso Adventure Extreme, dirigido aos fãs de pura adrenalina. Durante ele, o aprendizado de Inglês se mescla com práticas esportivas radicais como o maior bungee jump do mundo (foto), com 280 metros de altura, além de mergulho com os temidos tubarões brancos, passeio na Ilha das Focas e na Praia dos Pingüins.
Pesquisa
Uma pesquisa realizada pela Belta mostrou que 69% dos brasileiros buscam cursos de Inglês no exterior, com duração de quatro semanas. No ano passado, os locais mais procurados para esses cursos foram: Canadá (cidades de Vancouver e Toronto), Inglaterra (Londres), Austrália (Sydney) e Estados Unidos (Nova York). Há também um grande interesse de estágio , em diversas áreas, acompanhado por trabalho remunerado ou não, representando 52% público que visitou a feira. Cerca de 34% dos visitantes da ExpoBelta 2006 estavam em busca de Mestrado no exterior e 27% queriam conhecer cursos de férias

SERVIÇO:
Locais e datas da ExpoBelta:

  • São Paulo – 17 e 18 de março, das 13h às 19h
    Pavilhão da Bienal – 1º Piso
    Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – portão 3
  • Brasília – 20 de março, das 15h às 21h
    Naoum Plaza Hotel
    SHS Quadra 05 – Bloco H
  • Curitiba – 22 de março, das 15h às 21h
    Hotel Four Points by Sheraton Curitiba
    Av. Sete de Setembro, 4211
  • Porto Alegre – 24 de março, das 13h às 19h
    Centro de Eventos PUC/RS
    Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 41

Mais informações: http://www.belta.org.br

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.