Carreiras | Empregos

por Clarissa Janini
A maior feira de estudos no exterior que acontece no Brasil terá início em março e viajará por quatro cidades brasileiras. A ExpoBelta é realizada anualmente desde 1999 e reúne, entre os expositores, as mais importantes agências de intercâmbio. E o que já era grande ficou ainda maior: em 2005 Curitiba entrará no roteiro da feira, que também cresceu em número de ilhas (grupos de stands) de países. Além das seis ilhas do ano passado (Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, Europa, Nova Zelândia, Austrália e Argentina), outras cinco também serão montadas neste ano: África do Sul, Alemanha, Suíça, Espanha e Escolas Internacionais (grupo de instituições com representação em vários países). A feira é indicada não só para quem quer aprender um novo idioma, mas também para aqueles que pretendem trabalhar e estudar (seja no ensino médio, universidade ou pós-graduação) lá fora.
Nos stands, os visitantes poderão obter dicas e aconselhamento sobre as escolas mais adequadas ao tipo de curso e viagem que lhes interessa. Para esclarecer dúvidas sobre vistos, características dos países e funcionamento dos programas, os países participantes realizarão palestras específicas.Uma pesquisa realizada pela Belta (Brazilian Education & Language Travel Association), entidade organizadora da feira, sobre o evento do ano passado, revelou as características do público visitante. Em média, jovens entre 18 e 25 anos (54%) que estão cursando a faculdade ou têm curso superior completo (45% e 31%, respectivamente). O tipo de curso mais procurado foi o de idiomas (64%) e os países mais visados foram os de língua inglesa: Reino Unido (44%), Estados Unidos (41%) e Canadá (38%). Estes números tendem a mudar, pois, no decorrer de 2004, a Belta registrou como países mais procurados a Argentina, a Nova Zelândia e o Canadá. Os dois últimos, inclusive, têm os maiores stands da feira neste ano.O número de visitantes esperado pela Belta é maior que o do ano passado, pois em 2005 “está havendo mais divulgação, o número de expositores cresceu e os espaços da feira também estão maiores em todas as cidades”, diz Maria Eglantine Gabarra, diretora executiva da Belta. Ano passado em São Paulo compareceram cerca de 8 mil visitantes. Já para esta edição são esperadas cerca de 10 mil pessoas na capital paulista. Em Salvador e em Curitiba o número de participantes deve ser de 4 mil pessoas. Já no Rio de Janeiro são esperados 5 mil visitantes. Artistas do mundo inteiro se encontram na ExpoBeltaO público poderá conferir diversas atrações internacionais durante a visita à ExpoBelta. Da Nova Zelândia, um dos maiores destaques da feira, vem o grupo de dança nativa maori Haka Kapa, formado por estudantes da Avondalle College, e o New Zealand Trio, de música clássica. As atrações musicais não param por aí, com uma surpresa: o grupo The Scottish Link Pipe Band, formado por brasileiros apaixonados pela música e cultura escocesas, irá executar canções com as autênticas gaitas-de-fole. O Canadá será representado mais uma vez pelo grupo de coristas da Canadian Language School (CLS), que interpretarão músicas do folclore franco-canadense. Desfiles de moda também prometem entreter o público. Modelos brasileiras irão desfilar roupas e acessórios vindos diretamente da Austrália, país com forte tradição em design. O desfile acontecerá em São Paulo e no Rio de Janeiro. No Rio também haverá um desfile exclusivo de uma grife de roupas de inverno. “As pessoas no Rio estão acostumadas com o calor excessivo e quase não precisam usar roupa de frio. Por isso, um desfile com dicas de moda para o inverno vai ser bastante interessante para os cariocas”, diz Maria Eglantine. Feira acontece nos quatro cantos do país
A ExpoBelta tem início no primeiro fim-de-semana de março, em São Paulo (dias 5 e 6). O segundo destino é Curitiba, no dia 8 (terça-feira), cidade que este ano, pela primeira vez, faz parte do roteiro da feira. “Já havíamos realizado uma feira de estudos no exterior na cidade, mas à parte da ExpoBelta. Por ser um forte mercado de estudantes intercambistas, decidimos incluir Curitiba este ano no calendário oficial do evento”, relata a diretora executiva. Dia 10 (quinta-feira) é a vez do Rio de Janeiro conferir a ExpoBelta. A feira se despede no dia 12 de março, sábado, em Salvador.

SERVIÇO:
O quê: ExpoBelta – feira de estudos no exterior
Quando: dias 5 e 6 de março em São Paulo, dia 8 de março em Curitiba, dia 10 de março no Rio de Janeiro e 12 de março em Salvador.
Onde: – São Paulo: Pavilhão da Bienal do Parque so ibirapuera – Av. Pedro Álavres Cabral, portão 3; Curitiba: Portinari Shopping Estação – Av. Sete de Setembro, 2775; Rio de Janeiro: Galpão das Artes Museus de Arte Moderna – MAM – Av. Infante Dom Henrique, 85; Salvador: Centro de Exposições Pestana Jorge Amado Bahia Praia Hotel – Rua Fonte do Boi, 216
Quanto: R$ 5,00 nas bilheterias. Você também pode obter seu convite gratuitamente acessando o site da Belta (abaixo). Convites também serão distribuidos nas principais escolas e universidades do país.
Organização e promoção: Belta
Informações: (11) 3254-4333
Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.