Carreiras | Empregos

Produzir e realizar eventos voltados para o mercado da tecnologia, da decoração e do luxo não é tarefa das mais fáceis. Trazer para o mundo real a idéia que muitos possuem de decorar harmonicamente um ambiente, consumir produtos de alta qualidade e, principalmente, que visem o bem-estar de uma família são propostas que a nova diretora de marketing do grupo CasaCor, Andrea Gusmão, pretende aplicar na realização dos eventos de arquitetura mais importantes da América Latina.
Há apenas três semanas ocupando o cargo, Andrea já participa ativamente do evento “Casa Boa Mesa” voltado à gastronomia e pretende, ao longo do seu trabalho, fortalecer ainda mais a marca, adquirida em março deste ano pelos grupos Doria Associados e Abril S.A, inovando os novos projetos do grupo como Casa Hotel, Casa Boa Mesa, Casa Cor Stars, Casa Office, Casa Kids, Casa Cor Workshops e Casa Cor Seminários.
Formada em Engenharia Química pela Unicamp e MBA Executivo em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão do Luxo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), a executiva adquiriu diversas experiências em países como Escócia, França e Inglaterra. No Brasil ela já atuou em grandes empresas como Unilever, Natura, O Boticário, Bright Star Group, Shopping Iguatemi e Gant AB.
Trabalhando com o conceito de que eventos como o CasaCor vendem e promovem sonhos, ela traz ao Empregos.com.br um panorama sobre a sua vivência profissional e como pretende gerir a nova função.
Empregos.com.br – Você é formada em engenharia química. O que te fez migrar para o marketing?
Andrea Gusmão – Na verdade eu sempre fui uma pessoa com um foco muito forte em comunicação, relacionamento e criatividade, isso se tornou um diferencial dentro da própria engenharia. Eu entrei no curso de engenharia muito jovem, com apenas 17 anos. É normal descobrir novas habilidades e partir para o caminho que nos identificamos mais.
Empregos.com.br – Como se deu o início da sua carreira? Seu primeiro trabalho foi na área de engenharia?
Andrea – Como engenheira, eu tive apenas um trabalho. Fui estagiária fora do país em uma empresa escocesa. Voltando para o Brasil, já comecei a trabalhar na Unilever, com o produto OMO. Lá eu trabalhava em uma área intermediária entre engenharia e marketing, no setor de desenvolvimento de produtos. Foi o meu primeiro passo junto ao marketing.
Empregos.com.br – Você já atuou em empresas de grande porte. Conte-nos as principais ações que você considera positivas no seu trabalho.
Andrea – Todas as empresas possuem momentos muito positivos em termos de gestão e aprendizado. A Natura, por exemplo, onde eu tive a oportunidade de ser trainee, foi uma escola “absurda”. No Boticário a experiência também foi muito positiva. Resumindo, todas elas, de acordo com o seu campo de atuação, têm modelos de gestão excepcionais, seja na franquia, na venda direta, na indústria ou no varejo. Eu posso dizer que sempre busquei uma carreira consistente dentro da minha maior paixão e habilidade, que é o marketing e o mercado da comunicação. Nele eu pude construir as habilidades que possuo e aplicá-las nas empresas em que eu passei, justamente conhecendo as mais diversas facetas do marketing de produtos, de eventos, de serviços, entre outros.
Empregos.com.br – O marketing atualmente assume um papel importantíssimo para a inserção de uma marca no mercado . Quais ações do marketing que você considera significativas para trazer bons resultados?
Andrea – O marketing é a alma da empresa porque ele cuida da imagem, do posicionamento e afeta todas as áreas, que são impactadas diretamente pelo marketing. Acho importante ter uma visão orientada do mercado, criatividade e um bom relacionamento interpessoal.
Empregos.com.br – Atualmente você faz parte do grupo CasaCor. Explique, por favor, como surgiu a oportunidade de trabalhar com um dos maiores eventos de decoração da América Latina? Você já atuou nesse tipo de evento?
Andrea – Eu estou há apenas três semanas e foi uma oportunidade que me conquistou pela possibilidade de se trabalhar com a emoção e trazer experiências novas para as pessoas e ao mercado. Eu não estava trabalhando necessariamente com esse tipo de evento, mas recentemente eu realizava trabalhos com o mercado do luxo e da moda, que tem muita sinergia com o mercado de decoração, até porque tudo envolve o mercado de beleza, do designe, do especial. A experiência que eu trouxe de outras empresas me ajudou muito. Dou mais atenção aos detalhes, a busca da perfeição, e gerar emoção nas pessoas. Acho muito mais difícil, mas também prazeroso, trabalhar com o mercado do luxo, do especial, isso no sentido de emoção, até porque a gente vende emoção, sonhos. A venda não se realiza apenas naquela simples cozinha ou sala adquirida, e, sim, em todo um desejo que move tudo aquilo. Isso tudo para mim é fascinante.
Empregos.com.br – Existem padrões para a elaboração desses eventos? Você pretende implementar algo novo?
Andrea – Há padrões, mas estou sempre aberta a novos formatos, buscando seguir o dinamismo do mercado. De acordo com a demanda, faremos o que for possível para atender o público e os profissionais do mercado.
Empregos.com.br – Quais são seus objetivos para o novo cargo?
Andrea – A empresa está vivendo uma transição, que eu acho muito positiva. A CasaCor foi comprada recentemente pelo Grupo Dória e a Abril S.A. Tudo isso está sendo analisado e estruturado, a empresa, a equipe. Esse momento está sendo decisivo para a reestruturação de cargos e posições. Até em virtude da amplitude do evento CasaCor, que é uma marca muito desejada, novos produtos estão surgindo como o Casa Hotel, Casa Boa Mesa, Casa Cor Stars, Casa Office, Casa Kids, Casa Cor Workshops e o Casa Cor Seminários e a tendência é crescer cada vez mais, assim como as franquias do CasaCor no Brasil. Eu estou responsável por todos esses eventos e franquias e também na criação de novos projetos como a ampliação das franquias internacionais, que são 3 e, para o próximo ano, estamos prevendo o lançamento de mais 3. Uma outra novidade é a questão dos licenciamentos, que é a criação de produtos com a marca CasaCor, para as pessoas que desejam sair do evento com algo. Já fizemos um experimento muito bem sucedido, que foi a criação da primeira Home Screaw, que é uma fragrância de ambientes.
Empregos.com.br – Como está o mercado de marketing para o setor de eventos? Há diferenças entre esse tipo de segmento e os quais você já atuou?
Andrea – O mercado de eventos é muito mais dinâmico, demanda muito mais flexibilidade do profissional, mais atualização e visão de mercado e, principalmente, contatos de relacionamentos e negociação.
Empregos.com.br – Como deve ser o perfil do profissional de marketing para trabalhar com eventos?
Andrea – O Segmento exige pessoas dinâmicas e antenadas a tudo o que acontece no mercado. Quanto mais inputs a pessoa tiver melhor, porque tudo muda o tempo todo. O principal fator, a meu ver, é informação e habilidade pessoal de flexibilidade, de dinamismo e busca por novidades. Claro que isso depende de cada área e tipo de evento que se trabalha, mas mesmo assim é muito importante possuir informações da área que se atua.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.