Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Você já ouviu falar em antropologia empresarial? Não se trata de estudar os “seres estranhos” da sua empresa, mas sim de analisar o comportamento da própria organização, através da observação-participante, e a partir disso traçar um planejamento para o futuro. Este é um dos segmentos do trabalho da Anthropos Consulting, dirigida pelo antropólogo e historiador Luiz Almeida Marins Filho, famoso pelas palestras motivacionais que dá pelo Brasil afora. Formado em Antropologia pela Macquarie University, na Austrália, e pela Universidade de São Paulo (USP), Marins também possui uma conceituada carreira de empresário, conduzindo empresas nas áreas de agribusiness (Universidade do Cavalo, Uniboi – Parceria Agropecuária); Turismo, (Overseas Incentive & Travel) e Comunicação, Marketing e Motivação, (Commit, Comunicação e Marketing). Também atua como consultor em diversas empresas, professor universitário e periodicamente lança livros sobre administração de carreira e motivação.
Incansável, Luiz Marins ainda arranja tempo para se dedicar às causas sociais. Criada por um grupo de amigos para homenagear a trajetória do professor em seu aniversário de 50 anos, a “Fundação Luiz Almeida Marins Filho” tem o objetivo de desenvolver o uso da tecnologia da informação nas escolas públicas carentes da região de Sorocaba, interior de São Paulo. A Fundação LAMF oferece equipamentos de computação para escolas carentes e desenvolve cursos e eventos para a formação de professores das escolas públicas utilizarem adequadamente os equipamentos, em benefício do processo ensino-aprendizagem. Os equipamentos doados às escolas são recebidos de empresas e pessoas que tenham feito um upgrade de seus computadores.
Em entrevista ao Empregos.com.br, Marins fala sobre seu último lançamento, o livro “Livre-se dos Corvos”, comenta sobre seu trabalho na Anthropos e muito mais. Confira!
Empregos.com.br – O Sr., como antropólogo, historiador e cientista político, estuda o comportamento humano no mundo corporativo. Quais as principais observações que podem ser feitas a respeito do cenário empresarial brasileiro atual, com relação a potencial, pessoas e perspectivas?
Luiz Marins – Atualmente, a grande dificuldade do Brasil tem sido lidar com a concorrência. O mercado brasileiro se acostumou a ter no máximo, três concorrentes por área de atuação, mas com a abertura de mercado e a globalização, várias marcas internacionais começaram a chegar aqui, além das que já existiam. Tomemos como exemplo o segmento de automóveis. O número de concorrentes aumentou muito, gerando mais opções para os consumidores. Mas parece que os empresários ainda não se deram conta dessa oferta. Todos oferecem praticamente os mesmos serviços. Nada é fundamentalmente ruim, nem bom, fica na média entende? O cliente só vai pagar um preço maior por aquele produto que oferecer um diferencial, tiver um valor agregado em relação aos concorrentes.
Empregos.com.br – Neste sentido, as empresas vão precisar de um novo perfil de vendedor, certo? Como será este novo profissional?
Luiz Marins – Sim, com certeza. O vendedor é quem influencia a decisão do cliente, então ele precisa virar um profissional de mercado, que entende dos produtos que vende, da área em que a empresa atua e também compreende o comportamento humano, ele deve saber o que o cliente quer no seu inconsciente, ou seja, oferecer o produto que o consumidor nem sabia que queria ou precisava, esse é o perfil de vendedor que vai permanecer. A grande verdade é que o consumidor não sabe o que quer ou mesmo não quer saber, já que ele acha que não tem essa obrigação. As empresas devem oferecer as ferramentas necessárias para ele descobrir o que quer. Aí está a importância da Antropologia Empresarial, já que é a partir da observação-participante que posso saber quais os produtos e serviços ideais para o meu cliente, o que pode realmente resolver seus problemas.
Empregos.com.br – De que forma isso pode ser feito?
Luiz Marins – Com a Antropologia Empresarial é possível entender porque as coisas acontecem desta ou daquela forma, e o que está por trás do que está aparente. Enquanto que na Sociologia eu distribuo questionários, na Antropologia eu vou até a casa da pessoa, analiso a situação como um todo e não apenas o fato isolado. No caso das empresas, somos chamados para trabalhar os valores e crenças da organização e descobrir o que pode levar a empresa ao sucesso. Este trabalho é fundamental, por exemplo, em empresas que estejam passando por um processo de mudança, parceria ou mesmo fusão, quando há duas culturas diferentes para formar uma terceira.
Empregos.com.br – O Sr. acha que as áreas de RH entendem de comportamento humano?
Luiz Marins – Eu acho que sim. O que falta para a área de Recursos Humanos, na minha opinião, é estar comprometida com a empresa como um todo, não somente com os funcionários. De que adianta ter os funcionários felizes e motivados, se a empresa está indo mal? É preciso que todos se preocupem com o mercado e ajam em busca de uma solução. Quando, por exemplo, o profissional de RH é chamado para discutir as estratégias da empresa, sempre tem alguém que fala: “Mas por que chamar logo o RH? É necessário mesmo”? Essa separação não deve existir, entende?
Empregos.com.br – O que é a metodologia Visioning, Focusing e Targeting, por meio da qual a Anthropos vem realizando exercícios de planejamento estratégico com as maiores empresas do Brasil e do exterior?
Luiz Marins – Esta metodologia é um verdadeiro exercício de planejamento estratégico. O Visioning mostra quais serão as possíveis demandas da empresa daqui cinco anos e o que ela pretende para o futuro. O Focusing analisa o foco da empresa e o Targeting, por sua vez, mostra quem vai fazer o que e quando isso vai ser feito.
Empregos.com.br – Qual a idéia principal e a intenção de seu novo livro “Livre-se dos Corvos – Cuidado com os Sugadores de Energia”?
Luiz Marins – A idéia é mostrar como se livrar dos corvos, pessoas que existem em todos os lugares e são excessivamente negativas, especialistas em falar que o projeto não vai dar certo; são aquelas pessoas que acham que todo mundo é desonesto e mal intencionado. Já os vampiros são piores, são verdadeiros sugadores de energia e deliberadamente maus. Para sobreviverem têm de sugar o sangue alheio; deixar o outro debilitado e anêmico até destruí-lo.
Empregos.com.br – Mas, mesmo diante de uma mudança organizacional tão grande, voltada para a humanização das empresas, ainda tem gente que rema contra a maré?
Luiz Marins – Sim, com certeza. Eu acho que toda a história da humanidade sempre foi cercada por pessoas de todos os tipos, otimistas e pessimistas, boas e más, e agora não é diferente. Mas o que as empresas precisam é de pessoas com uma visão positiva, que mesmo errando tenham a vontade de mudar e tornarem-se pessoas melhores, aí entram os profissionais desejados pelo mercado e que não ficam desempregados.
Empregos.com.br – Quem são os profissionais desejados eplas empresas hoje? Quais perfis e competências que eles apresentam que os diferencia dos demais?
Luiz Marins – O profissional precisa ser excelente em alguma coisa. Hoje não dá mais para ser “mais ou menos”, você precisa ter menos uma coisa que faça muito bem, do contrário fica igual a todo mundo. Quem tiver esse diferencial pode atuar na área que quiser, que sempre vai ter emprego.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.