Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Ele começou a trabalhar com informática em uma época em que nem se pensava em falar sobre internet, banda larga e WAP. Os computadores eram aquelas máquinas imensas, usadas principalmente em empresas. Foi em 1976 que Eurico Brás, fundador e diretor-executivo da Brás e Figueiredo – uma das maiores empresas de consultoria e treinamento em informática do país -, então com 14 anos, começou a ver nesse segmento um campo de trabalho muito atraente. “Sempre gostei de coisas futuristas e ficção científica, minha relação com a informática sempre foi de amor explícito, nunca fiz outra coisa”, afirma ele, depois de 27 anos vivendo lado a lado com computadores e afins. Vale lembrar que nesta época tudo era muito novo e desconhecido, a Microsoft existia nos Estados Unidos há apenas um ano e a IBM ainda não havia criado seu PC (computador pessoal), que só chegou ao mercado em 1981.
Com formação em Física pela USP, Eurico passou pela Schema, empresa de informática que não existe mais – “os mais velhos com certeza vão lembrar”, afirma ele -, Banco Mercantil, Compucenter Informática e depois pela Microsoft, que abriu seu primeiro escritório por aqui em setembro de 1989. Depois de quatro anos atuando na empresa de Bill Gates, Eurico decidiu criar seu próprio negócio. Foi então que nasceu aBrás & Figueiredo, que hoje tem 103 colaboradores e presta serviços nas áreas de consultoria, outsourcing e treinamento. Confira a seguir os melhores momentos da entrevista, onde Eurico fala do presente, passado e futuro da área de tecnologia:
Empregos.com.br – Quais são atualmente as melhores oportunidades de emprego na área de Informática?
Eurico Brás – Hoje a área de sistemas tem muita demanda por novos profissionais. É uma área mais complexa do que as outras, pois envolve o desenvolvimento e criação de softwares e exige muito estudo e muita dedicação. Esse segmento tem muita carência de profissionais, ao contrário de telecomunicações e internet, áreas que já estão saturadas, onde a concorrência é muito mais difícil.
Empregos.com.br – Você falou de áreas saturadas no mercado. Dentro dessas áreas, quais as profissões que você não recomendaria hoje?
Eurico Brás – Eu acredito que nessas áreas que citei, Telecomunicações e Internet, só vence aquele profissional super-qualificado, que consegue se diferenciar da maioria. Com exceção desse tipo de profissional, que é a minoria, os outros correm um sério risco de ficar sem emprego. Arrisco dizer que os técnicos em telecomunicações, especialistas em infra-estrutura de telecom e webdesigners estão ficando sem mercado. A área de telecom, por exemplo, vem sofrendo uma grave crise, que cortou milhares de profissionais em todo o mundo, inclusive no Brasil. Já o mercado para os profissionais de Web está saturado por que tem muita gente no mercado, e ainda mais depois do fim da bolha da Internet, o que mais tem é profissional desempregado, em busca de uma recolocação no mercado.
Empregos.com.br – Pode-se dizer então que a área de informática ainda tem mercado e continua tendo demanda por profissionais especializados?
Eurico Brás – Sim, com certeza, principalmente na área de sistemas. Tem gente muito amadora por aí, que acha que faz um curso e pode sair criando softwares, e não é bem assim. Logo a empresa descobre que a pessoa não tem conhecimento e esse profissional não tem mais vez no mercado. Por tudo isso, consegue uma vaga quem tem talento natural para a criação, já que é um processo artístico e, claro, busca especialização específica na área.
Empregos.com.br – Que dicas você daria para quem quer trabalhar com Informática, mas não sabe por onde começar?
Eurico Brás – Antes de mais nada, essa pessoa deve ter concluído ou estar cursando uma faculdade, preferencialmente na área de Exatas – por exemplo, Engenharia ou Ciência da Computação. Também deve ser alguém com raciocínio lógico e que tenha facilidade com exatas. Por fim, o profissional precisa ter alguns conhecimentos de mercado, é interessante que saiba como funciona uma empresa internamente, já que muitas vezes ele vai programar sistemas administrativos e gerenciadores. Uma pessoa que já chega, por exemplo, sabendo o que é uma duplicata, como pagar os impostos, com certeza já apresenta um diferencial perante os outros profissionais.
Empregos.com.br – No começo de junho, você proferiu uma palestra na ExpoCIEE, feira para profissionais de Tecnologia. Fale-me um pouco sobre o tema da sua palestra.
Eurico Brás – O tema da palestra foi “Como a tecnologia pode alavancar sua carreira”. Eu tentei mostrar que a tecnologia já faz parte da vida das pessoas, não dá mais para voltar atrás. Do caixa eletrônico ao telefone celular, não tem como você viver sem a tecnologia.
Empregos.com.br – Mas por que a tecnologia tornou-se tão importante na vida das pessoas?
Eurico Brás – Porque o homem é como qualquer animal que quer garantir a sobrevivência da sua espécie – e a tecnologia é uma ótima ferramenta para garantir a sobrevivência e reprodução da espécie. Veja a geladeira, por exemplo. Antes dela as pessoas acabavam comendo muitas coisas estragadas, o que acabava gerando muitas doenças e mortes precoces. Da mesma forma, as pessoas não planejavam a produção de alimentos, porque não teriam como estocá-los. E se viesse uma seca ou qualquer fenômeno inesperado, todos morriam de fome. A informatização dos processos acabou otimizando muito a vida das pessoas, que hoje sequer imaginam como seria ficar sem a praticidade de um telefone ou uma geladeira.
Empregos.com.br – Qual o perfil do profissional que trabalha na Brás & Figueiredo?
Eurico Brás – É um profissional da área de Exatas, normalmente com idade entre 26 e 27 anos, que tenha domínio das linguagens da Microsoft. Metade dos nossos profissionais dá aulas, a outra metade faz consultoria aos clientes. Fizemos uma reestruturação recente e estamos inclusive admitindo profissionais na área de desenvolvimento de sistemas. Quem se interessar pode mandar um currículo.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.