Carreiras | Empregos

por Juliana Ricci
A política das portas abertas é o que faz do Magazine Luiza, rede de lojas sediada em Franca (SP), a terceira melhor empresa para trabalhar no Brasil do ano 2001. É o que garante Emília Telma Rodrigues Geron, a Telma, como é conhecida na empresa a gerente de Recursos Humanos.
Ela conta que o relacionamento entre as pessoas é muito saudável e que não há divisórias entre as salas da empresa desde que Luiza Helena Trajano, superintendente da empresa, assumiu os negócios. “Ela mesma mantém sua sala no meio de todas as outras e a porta fica aberta, para todo mundo entrar quando achar necessário”, conta a gerente. Com isso, ganham os funcionários, que se sentem respeitados, e ganha a empresa, que pode contar sempre com o profissionalismo e a dedicação de seus colaboradores. Telma Geron falou ao Empregos.com.br sobre os valores e as ações que sustentam o sucesso das 111 lojas da empresa.
Empregos.com.br – O Magazine Luiza classificou-se como a terceira melhor empresa brasileira para trabalhar na seleção da Revista Exame, entre 374 finalistas. O que isso muda na vida da empresa?
Telma Geron –
Desde 1991 temos investido maciçamente na política de valorização da nossa equipe. Com o prêmio, valorizamos ainda mais nossas práticas e as pessoas que trabalham conosco. O que fazemos aqui é prepará-las para serem empregáveis e isso é tão forte que os funcionários do Magazine Luiza são respeitados em toda a cidade. Em qualquer lugar que você vá e que tenha uma loja da rede poderá ver que os profissionais são conhecidos, têm crédito fácil e a credibilidade garantida. O prêmio da Revista EXAME é também um instrumento de motivação e de referência sobre o que as outras organizações vêm fazendo para proporcionar boas condições de trabalho aos seus colaboradores.
Empregos.com.br – Segundo Robert Levering, organizador do Guia semelhante produzido pela revista Fortune, há 5 itens comuns entre as melhores empresas para trabalhar: clima familiar, exemplos inspiradores, ligação pessoal com a liderança, orgulho e atributos especiais, exclusivos. Você pode explicar como são, na prática, esses itens no Magazine Luiza?
Telma Geron –
Tudo gira em torno da política de abertura de relacionamentos, do calor humano, do contato pessoal, do fato de todos se conhecerem pelo nome, da comunicação transparente e do acesso à diretoria a qualquer hora. Em meio a tudo isso eu destaco o “Disk Luiza”, uma linha direta de comunicação com a superintendente da empresa que tem funcionado muito. Inicialmente, o objetivo era atender o público externo, mas depois colocamos à disposição dos funcionários que tivessem reclamações a fazer. Foi um sucesso, conseguimos minimizar os conflitos por meio de soluções rápidas.
Empregos.com.br – Um dos itens que mereceram nota máxima (cinco estrelas) da Revista EXAME foi “Clareza e abertura na comunicação interna”. Como o Magazine Luiza consegue unir e integrar 3.100 pessoas espalhadas por 111 lojas?
Telma Geron –
Por meio do planejamento estratégico e da velocidade na comunicação. Vou dar um exemplo: Temos um programa chamado Língua Solta, por meio do qual os funcionários podem expor suas idéias. Numa de suas visitas às lojas de Ribeirão Preto (SP) e Uberlândia (MG), ela detectou dúvidas e inseguranças relacionadas principalmente à situação da economia depois dos recentes atentados terroristas contra os Estados Unidos. Rapidamente ela organizou uma reunião Língua Solta e providenciou a gravação de um vídeo para explicar a situação do mercado e algumas novas ações da empresa. Em uma semana, todas as pessoas da empresa receberam e assistiram. Os gerentes das lojas, em seguida, comunicaram os resultados da ação, o que também serve para reafirmar seu compromisso diante do que foi explicado e solicitado.
Empregos.com.br – Apesar da cada vez mais forte tendência do mercado de buscar a segmentação de produtos e serviços, vocês conseguem ser uma vitoriosa empresa de varejo, que atua em várias linhas. Isso significa que o segmento está em alta?
Telma Geron –
O segredo é atender o cliente quando, como e aonde ele quiser. Somada a isso está a clareza nos objetivos e o apoio em três pontos: sazonalidade (vários produtos com pico de venda diferentes), equilíbrio de produção e capacidade de atendimento imediato – por meio de três modernos centros de distribuição. Há empresas que sabem sobreviver nesse mercado. É o nosso caso.
Empregos.com.br – Como a empresa orienta os funcionários na administração de suas carreiras e do próprio negócio da empresa?
Telma Geron –
Por meio do plano de carreira. Essa é a nossa contribuição para formar empreendedores e encaixá-los naquilo que lhes dá prazer profissionalmente. 80% das novas vagas de emprego são preenchidas através da seleção interna, o que é uma das atitudes mais elogiadas pelos funcionários da empresa. Procuramos conscientizá-los da necessidade da conduçãod a própria carreira e de que o papel da área de Recursos Humanos é de aconselhamento. Cuidamos da educação, do aprimoramento, tanto que muitos deles saem prontos para atuar na concorrência, em outros segmentos e principalmente, num negócio próprio. É claro que temos uma política de retenção, para controle de turn over e para detectar onde podemos estar falhando, mas eles estão sempre prontos para atuar independentemente.
Empregos.com.br – Como está o mercado de trabalho no segmento de comércio varejista atualmente? Quais as oportunidades de crescimento e contratação? Quais os planos do Magazine Luiza com relação a isso?
Telma Geron –
Desde a alta do dólar e do racionamento de energia temos vivido momentos difíceis. Mesmo assim, neste ano conseguimos cumprir nossa meta de inauguração de 15 lojas e contratamos cerca de 500 pessoas. Para o último trimestre as expectativas são boas e no final do ano sempre contratamos cerca de 400 funcionários temporários. E acabamos de fechar um acordo com a Fininvest para fornecer crédito aos nossos clientes. É uma parceria que vai nos dar muita força e facilitar a meta de 2002: inauguração de 15 novas lojas.
Empregos.com.br – Qual é o profissional ideal para trabalhar no Magazine Luiza? Quais os caminhos para conseguir uma oportunidade na empresa?
Telma Geron –
Ele deve ser apaixonado por pessoas, ter obsessão por resultados, capacidade de negociação, ética, saber trabalhar em equipe e ter muita capacidade de aprender. Gostamos de investir na formação, por isso mesmo não exigimos experiência anterior para contratar nas lojas. Cerca de 60% dos nossos funcionários conseguiram seu primeiro emprego aqui.
Empregos.com.br – O Magazine Luiza valoriza muito a mulher como profissional – as 23 mulheres que ocupam cargos de direção e gerência e a própria Luiza Helena são a prova disso. Esse é um dos segredos do sucesso?
Telma Geron –
Creio que, na verdade, o sucesso está no equilíbrio entre o masculino e o feminino. Acreditamos na união da força e no respeito mútuo. Os homens respeitam e aprendem com nossa sensibilidade e nós respeitamos e aprendemos com a garra e a agressividade deles. Hoje, 53% dos funcionários são do sexo masculino e 47%, do feminino. É o equilíbrio do qual precisamos.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.