Carreiras | Empregos

Aleksandar Mandic, um dos pioneiros da Internet no Brasil, aos 47 anos deixa a vice-presidência do iG e investe em um novo negócio digital, afirmando que desta vez será para sempre. O Empregos.com.br conversou com Mandic no dia em que o executivo se despedia do portal para saber como ele “descobriu” a rede mundial de computadores e quais são os planos para o novo empreendimento.
Empregos.com.br – Como você descobriu a Internet em uma época em que ninguém imaginava a rede?
Mandic – Bem, trabalhei na Siemens de 1976 a 1992, sempre mantendo meu interesse por computadores. Mas em 1989, descobri a maravilhosa possibilidade de transmitir dados de uma máquina para outra por modem. Então, estudei todas as possibilidades e utilidades que a tal descoberta poderia ter e sugeri para a Siemens implementar a tal transmissão de dados.
Empregos.com.br – E eles aprovaram a idéia?
Mandic – Adoraram a idéia, mas esbarraram em alguns problemas práticos como falta de linhas telefônicas e estrutura. Foi então que pensei: – Tenho uma linha telefônica sobrando lá em casa e umas máquinas, acho que dá para eu montar essa estrutura BBS e disponibilizar para a empresa. Foi o que eu fiz.
Empregos.com.br – Você montou uma estrutura de transmissão de dados e disponibilizou para que a Siemens pudesse utilizar. E qual foi o resultado?
Mandic – Você não vai acreditar! Mas depois de três meses que a estrutura funcionava, ninguém tinha acessado! Mas não desisti e disponibilizei o serviço para todos aqueles que tivessem interesse nessa nova tecnologia. Assim surgiu o serviço de BBS Mandic.
Empregos.com.br – E a partir daí não parou mais.
Mandic – A verdade é que comecei perceber que o mercado era bastante deficitário e que por isso poderia ganhar dinheiro, já que trataria o usuário como gente. Até então, todos os serviços eram oferecidos gratuitamente e por eu oferecer um serviço de qualidade, podia cobrar.
Empregos.com.br – Como aconteceu a migração do sistema BBS para a Internet? Foi de forma natural?
Mandic – A migração aconteceu naturalmente. Em 1995, quando a Internet surgiu, no primeiro dia que começou a funcionar no Brasil, eu já estava no ar. Mas aí, começaram surgir vários portais, todos com muito dinheiro e eu não tinha dinheiro suficiente para investir e crescer no mesmo ritmo do mercado.
Empregos.com.br – Neste momento você vendeu aMandic?
Mandic – Não, aí surgiu o GP decidido a investir no serviço o que deu gás para continuar com qualidade e com fôlego para enfrentar o mercado. Só em 1999, que o El Sitio fez uma boa proposta e eu vendi o provedor Mandic, sendo que a parte de infra-estrutura foi vendida para a Impsat.
Empregos.com.br – E depois de vender a Mandic?
Mandic – Quando vendi a Mandic, eu, Nizan Guanaes e outros grandes executivos nos reunimos e começamos o iG. Até hoje, ocupava o cargo de vice-presidência de novos negócios no portal e a partir de amanhã começo em um novo negócio.
Empregos.com.br – Você está deixando a vice-presidência do iG para…?
Mandic – Não ocupo mais a vice-presidência, porém continuo como um dos acionistas. As negociações acontecem há alguns meses e só agora conseguimos acertar os detalhes da minha saída. Na verdade, já estou planejando um novo negócio que deve estar funcionando a partir de outubro deste ano.
Empregos.com.br – E qual é este novo negócio?
Mandic – Vou trabalhar a grife na Internet. Os grandes portais precisam diminuir seus lucros para ter escala. São voltados às massas e não atendem um público interessado em serviços diferenciados e que agreguem valor e vendam status. É isso que eu vou fazer a partir de agora, trabalhar a grife na rede mundial de computadores assim como ela já é trabalhada nas ruas das cidades.
Empregos.com.br – Já tem sócios, planos de vender ou coisa do gênero?
Mandic – Bem, o projeto pode ter investidores sim, sendo que há grandes possibilidades que o Internet Group do Brasil tenha participação no negócio. Mas esse é um negócio meu, no qual irei trabalhar para perpetuar a marca.
Empregos.com.br – O mercado é promissor?
Mandic – Assim como o mercado de cartão de crédito, a Internet também irá demorar para render tudo o que pode. Ainda tem muita estrada pela frente.
Empregos.com.br – Para quem pretende entrar no mercado digital agora, quais são as qualidades que o profissional deve ter e qual a melhor área?
Mandic – O profissional tem que enxergar diferente, olhar sempre além. Entender o negócio todo e se atualizar sobre o mercado para estar e agir sempre além das expectativas e do tempo do mercado. Em relação a área de atuação dentro da WEB acho que o mercado de serviço de correio eletrônico é bastante interessante, já que detém cerca de 80% do uso no Brasil. Além disso, o serviço ainda tem muito a ser explorado. Acredito que todos os profissionais que investirem nessa área terão condições de contribuir para o desenvolvimento da Internet e alcançar sucesso.
Empregos.com.br – Como um profissional deve pensar a Internet?
Mandic – O profissional deve ter três qualidades: Sabedoria – Saber o que fazer; Habilidade – Como fazer; Virtude – Fazer.
No mercado de Internet, o importante é fazer. Mesmo que depois, tenha que consertar.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.