Carreiras | Empregos

por Clarissa Janini
Nem só de estudo e trabalho se vive nos diversos países do mundo. Nada melhor para começar a se familiarizar com a cultura de um país do que assistir a apresentações artísticas nativas. Na ExpoBelta 2005 você irá conferir as mais diversas atrações dos países participantes. Confira abaixo:
Nova Zelândia
Cultura Maori retratada pelo grupo Haka Kapa
O país dos esportes radicais tem como população nativa os Maoris, que terão sua cultura representada pelo grupo Haka Kapa. Formado por estudantes da Avondalle College, o Haka Kapa fará apresentações de música e dança tradicionais durante a ExpoBelta. A Avondalle College é uma escola localizada na cidade de Auckland e recebe estudantes do mundo inteiro.
Música clássica de qualidade com o New Zealand Trio
O New Zealand Trio, famoso na Nova Zelândia pela competência de seus jovens integrantes, mais uma vez marca presença na feira. O grupo, formado por Justine Cormack (violino), Ashley Brown (violão cello) e Sarah Watkins (piano), tem também experiências internacionais: no início de 2004 realizou um tour pelos EUA e Inglaterra, onde apresentou-se em diversas universidades. Desde julho do ano passado a banda conta com a parceria da Universidade de Auckland. Os integrantes assumiram a responsabilidade de conduzir os novos compositores do país. Com isso, vêm auxiliando na expansão da música clássica neozelandesa. Por todos esses feitos o conjunto é considerado um embaixador do país e de sua música.
Austrália
Roupas e acessórios australianos desfilam pela feira
Um dos países com maior número de instituições para intercambistas, a Austrália também é bastante conhecida pela qualidade e competência de seus designers. A ExpoBelta 2005 exibirá uma amostra desse trabalho com o Fashion Parade, desfile patrocinado pela Queensland Education and Trainig International (QETI). Estudantes de moda da Academy of Design irão expor alguns de seus trabalhos em desfiles que acontecerão em São Paulo e no Rio de Janeiro. Modelos brasileiras vestirão as peças, enquanto um apresentador irá descrever as características de cada traje.
Reino Unido
Grupo de brasileiros toca as autênticas gaitas-de-fole
A música é escocesa, as roupas, idem, mas o grupo The Scottish Link Pipe Band é composto por brasileiros amantes da gaita-de-fole. A banda teve início em 1992, quando o grupo fez uma viagem a Glasgow, Escócia, para aprofundar os conhecimentos sobre a música típica do país. O conjunto, liderado pelo paulista Cristiano Bicudo, já fez várias outras viagens ao país e inclusive participou do campeonato mundial de bandas do gênero, o World Pipe Band Championships.
Se você é músico e tem interesse em saber mais sobre a gaita-de-fole ou apenas ficou curioso em relação ao instrumento, não perca o show da Scottish Link Pipe Band. Além das apresentações musicais o grupo ministra workshops com dicas e explicações sobre a música e os trajes usados. O evento acontecerá nas quatro cidades da ExpoBelta 2005.
Canadá
O folclore canadense cantado em coral
Alunos e professores do Canadian Language School (CLS) se uniram a moradores da comunidade para formar o coral, que canta músicas populares e folclóricas franco-canadenses, além de música clássica. Os coristas costumam fazer apresentações unicamente com as vozes, sem qualquer tipo de instrumento musical (estilo mais conhecido como “à capela”).
Espanha
Festival de filmes retratará a região da Andaluzia
Um ciclo de curta – metragens é a principal atração dos expositores espanhóis. Serão seis filmes, divididos em duas apresentações:
– “Bailongas” (2000), direção de Chiqui Carabante, duração: 8 minutos;
– “El circo de la muerte” (2001), direção de Dácil Pérez de Guzmán, duração: 27 minutos;
– “Los Almendros-Plaza Nueva” (2000), direção de Alvaro Alonso Gómez, duração: 25 minutos
– “Pensar mal” (2001), direção de Alvaro Begines, duração: 15 minutos;
– “Las diez y diez” (Pasajeros al tren) (2002), direção de Antonio Sánchez Picón, duração: 15 minutos;
– “La puñalá” (2001), direção de Antonio Ruiz Onetti, duração: 15 minutos.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.