Carreiras | Empregos

Empresários e executivos das 500 maiores empresas privadas do país acreditam que 2001 será marcado pela continuidade nos bons resultados e pela consolidação do crescimento econômico visto no ano 2000.
É isso que mostra a pesquisa “Termômetro Empresarial”, um estudo anual que vem sendo realizado há 14 anos pela Arthur Andersen e que faz o balanço do desempenho das empresas no ano anterior, apontando as tendências e expectativas do empresariado.
As opiniões mostram grande otimismo em relação a 2001. A maioria dos entrevistados (95%) acredita que o PIB (Produto Interno Bruto) do país deve crescer em torno de 4% e que a inflação não passará de 5% esse ano.
Os resultados do crescimento econômico podem ser vistos no aumento do número de vagas oferecidas pelas empresas. Cerca de 33% das companhias consultadas dizem que pretendem aumentar seu quadro de funcionários, enquanto 43% devem manter o número e não pensam em demissões.
Outro dado interessante apontado pela pesquisa mostra que 86% das maiores empresas brasileiras já adotaram planos de participação nos resultados.
Grande parte dos participantes desse estudo (88%) registraram um aumento de 64% nos lucros das empresas, tendo expectativas ainda melhores para 2001.
A pesquisa ainda mostra que os impactos da nova economia já estão sendo sentidos por 94% das empresas. Os entrevistados afirmam que já estão sofrendo pressões para a redução de custos de venda por causa da concorrência. Mais da metade das empresas já realizam transações pelo comércio eletrônico e 55% estão atuando de alguma forma com e-business.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.