Carreiras | Empregos

Com as recentes mudanças nos métodos de contratação e retenção de talentos no mercado, Herbert Steinberg, diretor da DBM do Brasil, aborda aqui as novas tendências do futuro da gestão de Recursos Humanos e como isso vai atingir não só aos trabalhadores da área como aos profissionais de um modo geral. Acompanhe abaixo os principais trechos da apresentação
As áreas tradicionais de Recursos Humanos hoje estão sob pressão para:
· Repensar;
· Redefinir;
· Reavaliar papéis
Para isso estão usando experimentos como:
· Terceirização;
· Serviços compartilhados;
· Parcerias estratégicas;
· Responsabilidade na gestão do gerente;
· Outras formas de administração
Ferramentas do RH ao longo das décadas:
Anos 40 – Relações de trabalho e funcionários
Anos 50 – Treinamento
Anos 60 – Compensação/benefícios
Anos 80 – Assistência médica, custo, estrutura da organização, trabalho
em equipe e comunicação
Anos 90 – Fusões e enxugamento de pessoal
Para o ano 2000, as expectativas são que:
1. O emprego vai atravessar fronteiras;
2. Organizações continuarão com fusões e aquisições;
3. Funcionários serão transitórios, ocasionalmente profissionais;
4. A força do trabalho em todos os níveis será mais diversificada;
5. Eliminação das barreiras transparentes, preferências sexuais, beleza, obesidade
6. As práticas de compensação serão inovadoras;
7. Os funcionários mudarão seus destinos;
8. Telecomutação;
9. Os benefícios serão portáteis;
10. A equipes serão um modo de vida.
A carreira de RH atualmente exige que:
· Se tenha um foco maior do que o profissional sabe e é capaz de fazer do que
em título e posição;
· Sejam mais parceiros comerciais e participantes do que especialistas funcionais.
Competências do RH:
· Conhecer o negócio como um todo: finanças, marketing, estratégia, operações
· Estar a par das últimas tecnologias de RH;
· Credibilidade: os profissionais de RH devem tornar-se confiáveis pessoalmente;
· Ter exatidão no trabalho e intimidade no relacionamento.
Como eliminar o RH do cenário da empresa:
· Não promova mudanças;
· Não identifique líderes;
· Não entenda o negócio;
· Não conheça os clientes;
· Não controle custos;
· Não enfatize valores.
Leia mais em:
Desenvolvimento e Retenção de Talentos 2000

  • Recrutamento e Seleção: Sabendo Combinar Talentos Técnicos à Inteligência Emocional e Integrando Tudo Isso ao Perfil Esperado no Cargo (Mara Cristina Delaqua, gerente de treinamento da GE Dako)
  • Benefícios: Entendendo o Passado, Repensando o Presente e Reorientando o Futuro de seus Colaboradores (Iridizon Maria da Silva, gerente de Recursos Humanos Canbrás TVA)
  • Evento ensina como reter e atrair talentos

 

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