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Por Rômulo Martins

Conhecido internacionalmente como um dos expoentes na área de vendas pela aplicação do modelo pit bull, Luis Paulo Luppa encara o desafio de adaptar palestras sobre o conteúdo abordado na obra “O vendedor Pit Bull” para o meio online. Em parceria com a Your Life, empresa do grupo Thomas Brasil especializada no desenvolvimento e gestão de vida e carreira, lança o “E-coachingPit Bull”.
O objetivo é desenvolver, capacitar e treinar profissionais da área de vendas, aliando a inovação da Your Life com a experiência de Luppa. “A internet é uma grande praça pública. Ela democratiza a informação, motiva as pessoas, e sua evolução é uma realidade. Oferecer um treinamento de vendas à distância suprime uma lacuna. Em apenas um clique é possível ter acesso a conteúdos de excelência, não só no Brasil como no exterior”, diz Luppa.
O aprendizado e-coaching é um conceito de treinamento ou consultoria aplicado pela internet. Com o projeto, inicialmente, pretende-se atingir profissionais de vendas que não têm acesso a conhecimentos técnicos ou precisam de orientação comportamental com o intuito de torná-los vendedores pit bull.
“O vendedor pit bull é exatamente um profissional com as características do cão. Opit bull é um cão cujo 85% do corpo é músculo, tem força de trabalho, agilidade, é extremamente disciplinado e determinado. No entanto, o que fazem com ele? Botam em uma rinha para lutar”, diz Luppa, que ultrapassou a marca de um milhão de livros vendidos no Brasil e exterior com “O vendedor Pit Bull” e apresenta palestras na área.
Segundo ele, o Brasil conta com cerca de cinco milhões de pessoas que se dedicam a vendas – entre autônomos, trabalhadores com registro em carteira e aqueles que saem às ruas para vender – de acordo com dados de associações tanto no atacado como no varejo, e com a projeção de vendedores informais. Destes, mais de dois milhões são vendedores de “porta a porta”.
Contudo, como poucos profissionais são preparados para a área de gestão de vendas, acabam por seguir uma orientação equivocada ou formulam conceitos errôneos sobre suas tarefas. O “E-coaching Pit Bull” chega para atender a esta demanda e contribuir para o sucesso profissional e pessoal do vendedor.
“Atualmente o trabalho é desenvolvido com palestras locais ou com o uso de DVDs. O intuito é poder democratizar o conhecimento em vendas. O e-coaching tem um impacto altamente positivo para as empresas. Muitas delas desenvolveram o e-learning e contratam para áreas específicas. Nós queremos também agregar e solucionar muitas das lacunas que existem em diversas instituições de grande porte, uma vez que o custo para a contratação de um palestrante [para cursos de atualização e aprimoramento] é alto”, diz Luppa.
Na visão de Rubens Gurevich, presidente da Your Life, o e-coaching é um “braço armado” e operacional para acompanhamento do plano de desenvolvimento estabelecido pelo coach. “Entendo que de nada adianta estabelecer planos se não são monitorados e ajustados ao longo do tempo. A internet permite esse tipo de acompanhamento”.
Ferramenta Luppa explica que no primeiro passo do “E-coaching Pit Bull” o vendedor tem acesso a um vídeo em que apresenta o e-coaching como um software que visa melhorar a vida pessoal e profissional.
“É realizada uma avaliação objetiva. Em questão de sete ou oito segundos o profissional vai se encaixar em alguns dos perfis delineado no programa”.
Após o resultado, Luppa diz que o vendedor recebe orientações sobre como deve proceder inicialmente e, em seguida, passa a ser monitorado semanalmente para a mensuração de resultados.
O acompanhamento é feito durante cerca de quatro meses. Conforme as necessidades do treinando são realizados treinamentos motivacionais, comportamentais ou técnicos.
São aplicados tarefas e testes com a utilização de vídeos e ilustrações. “Pelo e-coaching, o profissional é motivado a dar continuidade ao processo. Para que isso ocorra contamos com a interatividade e maleabilidade que a internet proporciona”, diz Luppa. Para mais informações sobre o programa acesse o portalwww.ecoachingpitbull.com.br.

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