por Camila Micheletti
Essa é uma das fases mais importantes do novo empreendimento, já que nela você escolhe o tipo de negócio que será estruturado. Montar um novo negócio não é nada fácil e requer muito planejamento, disciplina e seriedade por parte do futuro empresário. Mas também é algo que, quando bem feito, tem todas as chances de sucesso e retorno financeiro satisfatório.
O primeiro passo para determinar seu ramo de atividade é pensar no que você gosta de fazer: há alguma atividade que possa render um negócio? Lembre-se que você ter paixão pelo que faz é condição essencial para a empresa dar certo. É interessante também analisar quais as oportunidades existentes no mercado. Às vezes, há um nicho de mercado pronto para ser explorado, que ninguém percebeu, e cabe a você iniciar nessa nova idéia. Você também vai precisar de um certo conhecimento na área escolhida e, claro, muita força de vontade.
Outro aspecto importante é definir a estratégia a ser utilizada. Por exemplo, se você decide abrir uma clínica estética, verifique se há alguma semelhante no bairro que você escolheu, defina quem será o público-alvo da clínica e como você pretende atingi-lo. Veja quais serão os serviços oferecidos, quem vai tomar conta, quantos funcionários serão necessários e quais equipamentos você vai precisar comprar. Com essas informações em mãos, você pode começar a idealizar sua empresa.
Estudar o mercado e a concorrência são atitudes fundamentais para definir o ramo do negócio. Veja o que sugere Júlio César Durante, consultor contábil e tributário do Sebrae/SP:
- Aptidão pessoal: Eu conheço o negócio? Gosto desta atividade?
- Viabilidade econômica: Tenho recursos suficientes para abrir este negócio? Sei o quanto preciso investir?
- Análise econômica: Como anda a concorrência? Não é um setor saturado?
- Análise do mercado: O mercado ainda comporta o meu negócio? Quem são e como estão os lideres hoje? Conseguirei ter o retorno esperado?
Se você respondeu negativamente a alguma dessas perguntas, é hora de repensar o negócio e reavaliar se você já está pronto para ser um empreendedor. Converse com amigos, contrate um contador e veja se o que está faltando é realmente crucial para o seu sucesso – como recursos financeiros, por exemplo. Hoje você pode conseguir financiamento em bancos ou instituições de apoio às pequenas empresas, ou ainda receber um aporte de capital de investidores.
Com tudo isso resolvido, o próximo passo é elaborar um plano de negócios, documento que visa demonstrar a viabilidade técnica do projeto para futuros investidores, estabelecer o planejamento inicial do empreendimento e controlar a empresa. Muitos empreendimentos não obtêm sucesso porque não têm um plano de negócio.
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