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Por Rômulo Martins
Formada em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Carla Sauer, 43, hoje diretora de recursos humanos da Sodexo Soluções de Serviço On-Site, braço da Sodexo focada em alimentação e facilities management, não demorou muito para descobrir que sua praia não era números nem máquinas. Estagiou na área de formação por um ano, quando ingressou aos 22 no programa de trainee do Banco Nacional, adquirido pelo Unibanco em 1995. Lá, recebeu do diretor da área o convite para gerenciar os recursos humanos da empresa. Provou e gostou.
Estudiosa e preocupada com a formação, cursou especialização em Marketing na ESPM, MBA Executivo em Administração pelo Ibmec e MBA em Recursos Humanos pela FIA. Em julho de 2007 aceitou o convite da Sodexo do Brasil para dirigir a área de recursos humanos de Soluções de Serviço On-site. Carla falou ao Empregos.com.br.
Empregos.com.br – Carla, ser trainee é o sonho de muitos jovens recém-formados que desejam fazer carreira rápida. Você conquistou a façanha aos 22 anos, ao entrar no programa de trainee do Banco Nacional, comprado em 1995 pelo Unibanco. Como foi a preparação e o processo para ingressar no programa?
Carla Sauer – Sempre tive um bom histórico escolar. Na época, o primeiro passo para participar de um processo seletivo para um programa de trainee vinha da análise da instituição de ensino superior (Carla graduou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina). Após a análise curricular, veio a dinâmica de grupo e, em seguida, as entrevistas individual e em grupo.
Empregos.com.br – O programa de trainee lhe proporcionou quais experiências?
Carla – O programa foi muito rico. Proporcionou-me o conhecimento profundo das principais áreas do banco. Tive também grandes oportunidades de desenvolvimento por meio de cursos sobre negociação, comunicação, matemática financeira, finanças e outros. Além disso, o fato de ter sido trainee e recebido um alto investimento da empresa em meu desenvolvimento abriu espaço para atuar em áreas distintas.
Empregos.com.br – E o que motivou você migrar para a área de recursos humanos?
Carla – Foi um convite que recebi de um diretor da área. Para mim, soou como um forte desafio. Era a oportunidade de me tornar gestora em um campo específico. Na época, estava um pouco descontente com a área em que atuava. Não fosse o convite, talvez não tivesse migrado para os recursos humanos.
Empregos.com.br – Sua formação acadêmica foi erigida em instituições de ensino conceituadas (UFSC, ESPM, Ibmec e FIA). O nome da instituição pesa na análise de um currículo?
Carla – Sem dúvida, mas não é suficiente. Normalmente as boas instituições de ensino possuem um quadro homogêneo de professores, além de serem mais exigentes em seus processos seletivos e no tempo de dedicação do aluno para o estudo. O fato de um aluno ter estudado em uma instituição melhor classificada que o outro, de forma alguma garante um melhor preparo ou desempenho futuro. Mas é um indicador levado em conta pelas empresas, principalmente quando inexiste um histórico de atuação profissional. À medida que o candidato adquire vivência no mercado, a referência acadêmica perde espaço para a experiência profissional.
Empregos.com.br – Você cursou MBA (Master of Business Administration) em Administração e Recursos Humanos. Um curso desse porte é mesmo essencial para quem deseja ocupar um cargo gerencial ou executivo? Como você avalia os cursos de MBA no Brasil?
Carla – O Brasil possui MBAs de níveis distintos. É, pois, difícil fazer uma avaliação a respeito. Felizmente existem rankings que auxiliam o interessado na escolha da instituição. Eu não afirmaria ser essencial a um gerente ou executivo cursar MBA, mas, sem dúvida, é uma ferramenta importante e desejável, pois torna o líder mais preparado para gerenciar negócios ou uma área em um tempo relativamente curto. Além disso, o networking e a troca das melhores práticas de liderança no mercado entre professores e alunos costumam ser positivos e perduram após o curso.
Empregos.com.br – Você foi trainee em uma instituição financeira e migrou para a área de recursos humanos ao ver nela a possibilidade de crescimento e satisfação profissionais. Por que escolheu atuar em uma instituição focada em alimentação e facilities management?
Carla – Eu sempre gostei do mundo dos serviços. Ao entender o momento de expansão da Sodexo no Brasil, percebi uma grande oportunidade de atuação, além de uma forte convergência de valores e princípios, os quais considero fatores decisivos para o sucesso profissional.
Empregos.com.br – Quais os maiores desafios hoje na área de gestão de pessoas da Sodexo Soluções de Serviço On-Site?
Carla – Nosso primeiro desafio passa pela captação e retenção de bons profissionais num mercado tão aquecido como o brasileiro – atuamos praticamente em todo o território nacional. Para garantir nossos padrões de qualidade em soluções de serviço para os atuais e futuros clientes, precisamos construir um sólido engajamento de nossos colaboradores em todos os níveis da organização. Isso passa pelo desafio diário da construção e manutenção de nossa identidade corporativa. Além disso, temos de investir permanentemente no desenvolvimento de nossos 17 mil colaboradores. Para tal, recorremos a todas as ferramentas e modalidades de treinamento.
Empregos.com.br – Com tanta responsabilidade sobra tempo para aproveitar a vida pessoal?
Carla – Sem dúvida. A responsabilidade exige equilíbrio, que só é alcançado quando necessariamente se tem tempo para a família e um pouco de lazer.
Empregos.com.br – Para finalizarmos, gostaria que desse um recado ao jovem que ambiciona ser executivo.
Carla – O preparo para alcançarmos nossos objetivos é fundamental, e isso leva tempo. Passa pela dedicação aos estudos, incluindo idiomas, e pela escolha de boas instituições de ensino e bons empregadores. Não vale a pena atuar em empresas que não ofereçam oportunidades de aprendizagem diária. É a aprendizagem que nos impulsiona e nos torna preparados para o próximo passo.

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