Carreiras | Empregos

Por João Prado
Se fosse uma heroína de alguma história em quadrinhos, Eliane Aere teria o poder da transformação. E como todo herói também tem um ponto fraco, talvez o de Aere seja a falta de conhecimento técnico em algumas áreas que atuou. Mas a própria afirma que isso não foi um empecilho em sua carreira. Seja como for, Eliane Aere tem uma trajetória profissional marcada por saber “aproveitar as oportunidades que apareceram”, como a própria faz questão de ressaltar. Mas não é só isso. Boa parte do sucesso em sua carreira está creditada também na habilidade em saber lidar e reunir pessoas em torno de um projeto. Em outras palavras, Lia (como gosta de ser chamada) é mestre na arte de atuar ao lado das pessoas e, mais ainda, gerir idéias e negócios.
Na entrevista que você lê a seguir, a diretora de recursos humanos da Accor comenta sobre como encarou os desafios em sua vida profissional, a experiência em diferentes áreas, o estado permanente de aprendizado que se impôs e ainda manda um conselho para os que almejam a vida de executivo: “80% do sucesso da sua carreira está em suas mãos”.
Boa Leitura!
Empregos.com.br – Qual foi o seu primeiro emprego?
Eliane Aere – Eu comecei a minha carreira trabalhando como recepcionista na Sharp, a fabricante de televisão e outros produtos eletrônicos. Fiquei por lá durante dois anos. Foi o meu primeiro emprego!
Empregos.com.br – E depois disso?
Eliane Aere – Daí fui para a área de show e eventos. Cheguei a trabalhar com a Marlene Mattos, no começo da carreira da Xuxa. Ela ainda não era uma celebridade como hoje. Eu cuidava da parte da logística dos eventos e posso dizer que fui uma experiência muito bacana. No fim desse período, que durou dois anos, fiz uma avaliação e percebi que não era o que queria.
Empregos.com.br – Por que?
Eliane Aere – Apesar desse ‘mundo’ dos eventos e celebridades ter muito glamour, também é irregular. As próprias pessoas envolvidas nesse tipo de trabalho são inconstantes. Eu já tinha uma filha pequena nessa época e tinha receio de não acompanhar o seu crescimento. Acho que os cinco primeiros anos da criança são extremamente importantes para a sua formação posterior. A rotina de viagens semanais também me prejudicava muito nos estudos, que sempre priorizei em todos os locais por onde trabalhei.
Empregos.com.br – E quando apareceu a oportunidade de trabalhar na Ticket (empresa do grupo Accor)?
Eliane Aere – Fui logo depois de sair dessa área de eventos. Eu comecei no setor de atendimento da companhia. Vim para ganhar um terço do que ganhava com eventos, mas acho que carreira é isso: Você tem que pensar a curto, médio e a longo prazo. E se financeiramente eu tive um impacto grande, a minha aposta foi na minha carreira ao longo dos anos.
Empregos.com.br – Você passou por áreas distintas em sua carreira. Como foi esse processo?
Eliane Aere – Eu tinha um desejo enorme de trabalhar na área comercial. Sabe aquele sonho de criança, como ‘quero ser motorista’, ‘quero ser cantora’ e coisas do tipo? Pois eu queria ser vendedora! Fui para o atendimento já pensando em conseguir uma oportunidade no setor comercial e foi justamente o que aconteceu.
Empregos.com.br – E como foi para a empresa trocar você de setor?
Eliane Aere – A Ticket tem como perfil ser uma empresa que prioriza os funcionários da casa. Todas as vagas são abertas em primeiro para as pessoas que trabalham aqui dentro. Isso foi um fator que me ajudou a conquistar meus objetivos. Vai ver que é por isso que estou há exatos 22 anos na companhia.
Empregos.com.br – Você expunha essa vontade de trocar de área para os seus chefes ou esperava o convite?
Eliane Aere – Eu sempre procurei conversar. Acho que as pessoas têm que falar o que quem! Acho estranho algumas pessoas questionarem: ‘Qual o plano de carreira dessa empresa?’. A pergunta certa deve ser: ‘Qual é o seu plano de carreira?’. Creio que uma companhia pode ajudar uma pessoa a conquistar seus objetivos, mas o sucesso da sua carreira não pode depender disso.
Empregos.com.br – Conte um desafio que você passou dentro da Accor?
Eliane Aere – Foi na virada do ano 1999 para 2000, quando recebi uma proposta da empresa para assumir um projeto de mudança de objetivos dentro da companhia. Tratava-se de uma revolução tremenda. Eu fui encarregada de comandar a reengenharia de todo esse processo. A diretoria precisava de alguém que conhecesse o mercado e acharam que essa pessoa seria eu. A mudança que foi proposta era de fora para dentro.
Empregos.com.br – Qual a sua maior qualidade profissional?
Eliane Aere – Creio que é a minha capacidade de gestora de pessoas e recursos. Porque a parte técnica, se você for um estudioso, será bem sucedido naturalmente. Quando estive na área de tecnologia, montei um time fantástico. Então posso dizer que meu sucesso também está atrelado ao fato de sempre trabalhar com os melhores profissionais.
Empregos.com.br – Qual o seu conselho para os jovens que almejam a vida executiva?

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.