Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Regina Oliveira Silva, de 28 anos, estava desempregada há cinco meses. Ex-promotora de vendas, ela tinha dificuldades com a Informática. Depois de um mês tendo aulas, Regina, que mal sabia ligar um computador, passou a operar com facilidade as ferramentas de Word e Excel. Hoje, ela trabalha numa construtora como auxiliar administrativa. “Aplico a toda hora o que aprendi no curso”, afirma. “A iniciativa é muito válida, principalmente porque nos dias de hoje quem não sabe informática é quase um analfabeto”, finaliza.
Regina é um exemplo dos 2.000 alunos que já passaram pelo Instituto CSU, braço social de uma empresa de informática de São Paulo. Com o objetivo de capacitar pessoas desempregadas, começou a oferecer gratuitamente cursos de computação, mas especificamente nos programas de Word e Excel. São 20 alunos por sala, sendo que é um computador para cada duas pessoas. As aulas acontecem na sede do Instituto, na Av. Eusébio Matoso, 414, em Pinheiros, próximo ao Shopping Eldorado, em SP.
Para participar, a pessoa precisa estar desempregada e ter carteira profissional que comprove esta condição. A ficha de inscrição deve ser feita na própria entidade, você só precisa levar a carteira de trabalho e o RG. Como há muita demanda de pessoas interessadas, o tempo de espera para conseguir um lugar gira em torno de 30 a 40 dias. Não há qualquer tipo de custo, nem do material didático.
A proposta do Instituto é qualificar o trabalhador e facilitar a recolocação no mercado de trabalho. Cada módulo tem duração de duas semanas, de segunda a sexta-feira, com aulas de duas horas de duração. De acordo com Maurício Beraldo da Silva, um dos professores do projeto, o objetivo das aulas é fazer com que os alunos, ao terminarem o curso, tenham conhecimentos avançados dos programas. “Embora seja um curso rápido, o conteúdo abrange um grande número de ferramentas que capacitam o aluno a exercer diversas funções”, explica.
O Instituto CSU surgiu de um projeto do empresário Marcos Ribeiro Leite, presidente do Grupo CSU – prestador de serviços na área de tecnologia. Segundo dados do Dieese, no mês de abril, cerca de 20% da população economicamente ativa de São Paulo ficou desempregada, num total de aproximadamente dois milhões de pessoas.

SERVIÇO
O quê? Curso de Word e Excel grátis
Onde? Av. Eusébio Matoso, nº 414, Pinheiros – em frente ao Shopping Eldorado, em São Paulo, Capital.
Quando? De segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Informações: (11) 3813-1378/ 3815-3177
Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.