Carreiras | Empregos

Por Rômulo Martins
Enquanto alguns profissionais tiram o mês de julho para descansar outros aproveitam para atualizar os conhecimentos matriculando-se nos diversos cursos de férias oferecidos pelas instituições nessa época do ano. Seja para aprimorar o conhecimento, atualizar-se ou aprender a manusear uma nova ferramenta em sua área de atuação um curso profissional, mesmo rápido, é visto com bons olhos pelas empresas.
“O jovem universitário ou recém-formado que dedica o período de férias a aprimorar-se mostra que está preocupado com sua formação”, diz Ivani Manzzo, coach, especialista em treinamento para executivos e diretora da Metas & Soluções Life Coaching.
Segundo Ivani, os cursos de férias, se escolhidos criteriosamente, também são relevantes para o currículo dos profissionais pleno e sênior. “Uma das críticas que me chegam é que os profissionais mais experientes se acomodam após vários anos de estudo. Mas costumo dizer que dormimos atualizados e acordamos desatualizados.”
Ao Empregos.com.br a coach dá quatro dicas para aumentar suas chances de acertar na escolha do curso de férias.
1. Pesquise
A internet é uma fonte de pesquisa valiosa. Hoje tudo o que se gosta ou não se gosta é postado nas redes sociais. Investigar a idoneidade da instituição que oferece o curso e o currículo do professor é fundamental.
É recomendado ainda conversar com o chefe e os colegas de trabalho sobre o curso e ouvir a opinião deles. “Fazer a matrícula no escuro é um grande risco, já que muitas instituições lançam cursos inócuos”, avisa Ivani.
2. Conte com o apoio da família
Para quem é casado ou tem filhos a recomendação é conscientizar o (a) parceiro (a) ou a família de que, apesar de estar em período de férias, o curso será importante, e posteriormente trará benefícios a todos. Uma dica é deixar as crianças em um acampamento de férias para realizar o curso com tranquilidade.
3. Tenha foco e atenção
Segundo Ivani Manzzo, a melhor maneira de aproveitar um curso é estar descansado e levá-lo a sério. Portanto, nada de baladinhas no dia anterior. “Tome esses dias como se fossem uma continuidade do trabalho.”
Quem está há certo tempo fora dos bancos escolares precisa criar mecanismos para não perder o foco e a atenção. “Sente-se próximo do professor; não converse durante o curso. Você está se dando uma oportunidade que não pode ser jogada fora”, diz Ivani.
4. Faça cursos ‘leves’
Cursos intensivos, que demandam grande esforço em pouco tempo, podem saturar o profissional. A orientação é escolher cursos espaçados, que possam ser continuados em outra época do ano (em janeiro, por exemplo). Para Ivani, cursos ‘leves’ aumentam a capacidade de o profissional permanecer atento e permitem melhor absorção do conteúdo.
Networking
Os cursos de férias são também uma ótima oportunidade para ampliar a rede de contatos, aponta Ivani. “Por isso, não recuse um café e um bom papo. Você pode não saber com quem está falando”. Segundo a coach, a ocasião é propícia à troca de cartões e ao marketing pessoal. “Esses momentos não podem ser desperdiçados.”

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.