Carreiras | Empregos

Por Clarissa Janini
Não é preciso dizer que o futebol é a grande paixão do brasileiro, algo que mobiliza milhões em torno de um mesmo objetivo – e a Copa do Mundo, que este ano acontece na Alemanha, é o momento máximo de exaltação do esporte. Como a maioria dos jogos da Seleção Brasileira será em plenos dias úteis e em horário comercial (caso da estréia do Brasil que acontece no dia 13 de junho, às 16h – horário de Brasília), o que farão as empresas com seus funcionários? A ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) realizou uma pesquisa sobre o assunto com 32 organizações. De acordo com os resultados, a grande maioria irá dispensar os colaboradores antes dos jogos e algumas irão organizar torcidas no próprio local de trabalho. A boa notícia é que nenhum dos entrevistados afirmou que irá manter o expediente normal, sem qualquer benefício para os torcedores. “Não adiantaria mesmo manter um horário normal porque a produtividade ficaria comprometida”, afirma Alberto Ogata, presidente da ABQV. A questão mais importante, segundo ele, é dar opções para os empregados na hora de dispensá-los ou não. “A maior parte das empresas trabalha com compensação de horas, então é preciso haver uma política de transparência junto aos funcionários”.
Outros dados interessantes da pesquisa mostram que comes e bebes serão liberados na maior parte dos casos – 31% das empresas irão bancar o consumo e 31% afirmam que os gastos irão ficar por conta dos funcionários. A ABQV também perguntou aos entrevistados se irá haver bolão durante os jogos. Na grande maioria das companhias, será permitida a prática (40,6%), enquanto apenas 15,6% vetaram as apostas e 37,5% ainda não se decidiram sobre o assunto. Ogata afirma, porém, que esses pequenos divertimentos só surtirão real efeito na motivação dos colaboradores se a empresa já estiver em dia com questões mais importantes. “Os empregados estão mais ligados em questões como remuneração, benefícios, relacionamento interno, clima organizacional, etc.”.
Dispensar funcionários ou alugar telões?
Na hora de definir o que será feito durante os jogos, as empresas se dividem entre aquelas que dispensarão os funcionários e aquelas que alugarão telões ou TVs para que as partidas sejam vistas no próprio ambiente de trabalho. O laboratório farmacêutico Bristol-Myers Squibb optou por modificar os horários da jornada de trabalho durante os dias de jogos. Quando as partidas forem às 16h, os funcionários serão dispensados logo após o almoço. Já em jogos realizados ao meio-dia, a empresa disponibilizará telões e, no final da partida, o expediente será retomado e encerrado no horário normal. “Nossa intenção com esse programa especial é permitir que o funcionário alcance o equilíbrio entre sua vida pessoal e o trabalho, gerando ganhos importantes em seu rendimento profissional. Pessoas satisfeitas e com melhor qualidade de vida são mais felizes e produzem mais e melhor”, afirma Mário Grieco, presidente da BMS no Brasil.
A Atento Brasil optou pelo segundo caso – irá instalar em suas 24 centrais telões, televisores e equipamento de som, além de promover decoração com motivos da Copa. “A ação tem o objetivo de motivar nossos 54 mil funcionários, reafirmando o compromisso da Atento com o trabalho e o bem-estar de todos, não se esquecendo do comprometimento com a qualidade de atendimento aos clientes e consequentemente a seus consumidores”, diz Luis Alcubierre, diretor de marketing e comunicação.
Copa também estimula responsabilidade social
Além de promover a integração e a descontração dos funcionários, o período da Copa também pode servir para atividades de cunho social, como no caso da transportadora RTE Rodonaves. A empresa, que sempre realiza programas de coleta seletiva junto aos colaboradores, resolveu pegar carona com a Copa do Mundo e criar a campanha Copa da Reciclagem. Desde abril estão sendo recolhidos materiais recicláveis e o funcionário que mais cooperar ganhará uma camisa oficial da seleção brasileira. “A adesão à campanha está sendo ótima. Mesmo aqueles que não trazem material para a empresa vêm se justificar dizendo que realizam a coleta seletiva em outros lugares”, afirma Elaine Ribeiro, gerente de gestão de pessoas da empresa.
Cerca de 130 colaboradores, de todos os níveis hierárquicos, estão engajados na campanha, que termina no dia 6 de junho – e o resultado será revelado pouco antes do jogo de estréia do Brasil, que será transmitido em um telão. “A Copa estimula a produtividade, o trabalho em equipe, a motivação. As pessoas ficam naturalmente mais alegres, todos aqui já estão no clima”. Eliana conta que, dependendo do horário de trabalho, haverá dispensa ou não do funcionário – mas a transmissão dos jogos fica aberta a quem quiser assistir. “Na final da última Copa, tivemos casos de funcionários que vieram assistir ao jogo na empresa, mesmo sendo domingo”.

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