Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Muitos querem ser empreendedores e desenvolver um produto ou serviço de sucesso, mas será que todos têm habilidade gerencial – atributo fundamental para o negócio dar certo? Com certeza não, mas também não é o fim do mundo. Você pode conseguir manejo para os negócios de duas formas: a longo prazo, com a experiência que se consegue no dia-a-dia; e de uma forma mais ágil e prática, com a consultoria de pessoas experientes no mercado. Para ajudar-lhe nesse processo, selecionamos algumas informações e dicas valiosas tiradas dos conceitos de Marketing.
Produto, Preço, Promoção e Praça – A Teoria dos 4Ps surgiu com Jerome McCarthy, que definiu em seu consagrado livro “Basic Marketing” que o suporte básico de qualquer estratégia de mercado deveria considerar os 4 principais pilares de um negócio: product, promotion, price e placement. Vale lembrar que a estratégia de Marketing é tão importante quanto a questão financeira, de motivação de pessoal e a organizacional, estes aspectos que são fundamentais na concepção do seu negócio e no futuro sucesso do empreendimento. Considere cada um deles mais detalhadamente:
Produto
Para fazer o marketing do seu produto ou serviço, fique atento aos fatores econômicos que baseiam o mercado atual. Se a essência do seu negócio é produzir e vender anões de jardim, tenha certeza que haverá público suficiente para comprar os anões. Fique certo – o ideal é fazer uma pesquisa de mercado – de que a demanda do consumidor é plenamente suficiente para sustentar o seu empreendimento, pelo menos enquanto você não atingir o azul;
Preço
Compare: É essencial que o preço dos anões de jardim estejam de acordo com os preços praticados pela concorrência, ou você corre o risco de inflacionar os seus preços e perder possíveis clientes. Quando você determinar sua lista de preços, examine fatores econômicos, concorrentes e despesas gerais. É interessante ainda oferecer descontos e promoções para reter os primeiros clientes e atrair novos consumidores.
Promoção
Como você planeja fazer o marketing dos anões de jardim? Uma boa alternativa pode ser um website, que não precisa ser nenhum portal: um pequeno site com informações e fotos dos produtos pode ser uma saída. Melhor ainda se você conseguir produzir a tecnologia e logística necessárias para poder vendê-los pela Rede. Mas como a internet ainda é privilégio de poucos no Brasil, é importante você desenvolver outras formas de divulgação, como mala direta e folhetos. Planeje uma verba do orçamento para o marketing, e tente não ir além da quantia estipulada.
Praça
Esta é outra questão muito importante na horta do desenvolvimento do negócio, que diz respeito ao ponto-de-venda. Refere-se ao local em que um produto pode ser vendido, e que é visto como o mercado dele, onde mercado define-se não como local físico entre paredes, mas sim grupos de compradores potenciais, espalhados pelo mundo ou concentrados em uma região, país, cidade, bairro ou um evento promocional. Como você pretende colocar seu negócio no mercado? Com lojas de franquia? Lojas próprias?
Além dos “4Ps”, são necessárias algumas competências ao lidar com pessoas, sejam elas clientes, empregados ou fornecedores:
Liderança
Que tipo de líder é você? Ditador, autosuficiente, analítico? Seu estilo de liderança pode determinar o sucesso – ou não – do seu negócio. Mas os especilaistas recomendam que a melhor atitude neste caso é identificar seu estilo de gerenciamento e cruzar com as exigências que seu negócio exige. Seu negócio precisa ter a sua cara, você necesseriamente ter que ser apaixonado pelo que faz, caso contrário o negócio tem muitas chances de não dar certo.
Relações com os Empregados
As melhores empresas são aquelas que contratam e retém os melhores talentos. Mesmo que seja um pequeno empreendimento, tome muita atenção na hora de contratar pessoal. Às vezes, vale mais a pena admitir uma pessoa muito boa no que faz por um salário maior, do que duas que fazem exatamente a mesma coisa e não poderão lhe ajudar na confecção e começo do negócio.
Atendimento ao Cliente/ Customer Service
Manter os clientes já conquistados é tão importante quanto conquistar novos consumidores, além de ser um processo mais fácil. É por isso que você precisa ter um suporte de atendimento ao cliente muito eficiente. O ideal é entender o que seu cliente precisa e atender às suas necessidades, na medida do possível. Assim, ele se sente querido, valorizado e, por consequência, voltará para comprar mais anões de jardim no seu estabelecimento.

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