por Clarissa Janini
Conhecer pequenos detalhes da cultura de um país é tão importante quanto saber falar o idioma local. O comportamento, os costumes da população, tudo irá influenciar em sua estadia e, posteriormente, agregar valor à sua bagagem cultural e também profissional. Antes de partir, esteja atento às curiosidades e dicas sobre o destino de sua viagem. Isso poderá livrá-lo de alguns problemas e situações embaraçosas, o que tornará sua passagem pelo lugar mais agradável e proveitosa.
1. Reino Unido
Trabalhar e estudar
Se você tiver passaporte de um país da União Européia, poderá trabalhar sem a necessidade de autorização do Departamento de Imigração. Caso não tenha, só poderá trabalhar se tiver sido contratado por uma empresa britânica (esta deve enviar a você, antes do seu embarque, uma carta oficial comprovando sua contratação) ou se estiver inscrito em algum programa de estágio ou trabalho voluntário. Em qualquer um dos casos, um work permit deve ser providenciado.
Algumas instituições de ensino colocam anúncios de trabalhos temporários para estudantes britânicos e estrangeiros em seus quadros de avisos. As seções de classificados de jornais e revistas também podem lhe trazer informações relevantes Cabe ao estudante entrar em contato com quem está oferecendo o trabalho para saber mais detalhes.
Transporte
Você pode utilizar sua carteira de motorista brasileira para dirigir na Grã-Bretanha. Segundo o departamento governamental que regulamenta as normas para a obtenção de carteiras de motorista no Reino Unido (Driving & Vehicle Licensing Agency), estudantes internacionais e turistas podem dirigir com a carteira de habilitação de seu país por um período de até 12 meses após sua entrada no país.
Mais informações: Reino Unido
2. Austrália
Alimentação
A comida na Austrália é muito variada – há desde restaurantes chiques a pubs e fast foods. Alguns restaurantes servem carne de canguru (mas não é um prato típico), que é “muito saborosa e deve ser servida mal passada ou ao ponto, pq bem passada fica dura e ressecada”, diz Carolina Cardoso, do consulado australiano.
As bebidas típicas do país são a cerveja e o vinho – a Austrália é um dos maiores produtores de vinho da atualidade. Para provar estas bebidas típicas, porém, você precisa ser obrigatoriamente maior de 18 anos. Os bares costumam funcionar de segunda a sábado, das 10h às 22h. Nos domingos os horários variam de acordo com as leis de cada estado.
Costumes
Os australianos são muito parecidos com os brasileiros: simpáticos, hospitaleiros e extrovertidos, o que faz os visitantes de nosso país se sentirem em casa. Depois de Sydney, o local mais procurado por brasileiros é Gold Coast, no estado de Queensland, por causa do calor e das belas praias.
Se você desejar dirigir um veículo no país, precisa ter a carteira de motorista estrangeira escrita em inglês. Leve junto a carteira de habilitação de seu país de origem.
Ao contrário do que ocorre no Brasil, as gorjetas não fazem parte do costume australiano. Hotéis e restaurantes, pelo menos, não cobram taxa pelos serviços – a não ser que você queira pagar, claro. Apenas nos terminais ferroviários existe uma taxa cobrada de praxe.
3. Alemanha
Düsseldorf
A cidade é famosa pelas festas de carnaval na região do Reno, onde acontecem mais de 600 desfiles e festas entre 11 de novembro e a Quarta Feira de Cinzas. Uma das áreas mais famosas da cidade é a Königsallee ou ‘Kö’ como é carinhosamente chamada pelos moradores; é uma área com elegantes galerias de lojas, sendo considerada uma das mais finas áreas de compras do mundo.
Próxima a ‘Kö’ encontra-se a Altstadt, ou cidade antiga. Nesta área concentram-se mais de 260 pubs e cervejarias artesanais. A mesma área abriga galerias de arte e jóias em edifícios de estilo barroco.
4. Cuba
Atrações
Na capital cubana existem 30 museus, 10 galerias de arte e 25 teatros, a maioria localizada em Habana Vieja que, desde 1982, foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Igrejas coloniais, palácios, museus, mercados de colorido artesanato, os castelos de El Morro e La Cabana, o Museu da Revolução, o Memorial Jose Marti e o Gran Teatro estão entre as muitas atrações de Havana. Durante todo o ano são promovidos importantes cursos e festivais internacionais de música, cinema, artes plásticas e dança. Os finais de semana podem ser aproveitados para viajar a cidades como Trinidad, Santiago de Cuba, Parque Natural Montemar, Parque Nacional Humboldt, Varadero e outras praias como Cayo Largo, St Lucia, Guardalavaca e Jardines del Rey.
Gastronomia e vida noturna
Havana tem uma grande quantidade de restaurantes de comida típica cubana e internacional. Os mais famosos da cidade são o Floridita, local preferido do jornalista Ernest Hemingway, e o La Bodeguita del Medio, onde se toma o melhor Mojito ( bebida a base de rum ) na cidade. Os melhores locais para se escutar música e dançar são: Casa de La Música, Habana Café, no Hotel Meliá Cohíba, Café Cantante Mi Habana, entre outros.
5. França
Nice
Arte e Cultura
Na cidade há diversos museus: Museu de Chagal, Museu de Matisse, Picasso Museu, em Antibes, e a Maeght Foundation, em St. Paul de Vence (que reúne uma grande coleção de artistas modernos, entre eles Miró, Chagall e Matisse). A “Chapelle du Rosaire” também concentra obras de Matisse. Dependendo da estação do ano existem diferentes eventos. O “Jazz Festival” é famoso em Nice, assim também como o Carnaval em fevereiro – com carros alegóricos e a famosa Batalha de Flores – e o Festival Folclórico.
Compras
Na rua Massena Couture o visitante encontra todos os tipos de perfumes. O Shopping Center “Nice Etoile” e a “Galerie Lafayette” garantem alta qualidade em compras.
Gastronomia
Os restaurantes de Nice oferecem “Haute Cuisine”, comida francesa e italiana com um bom preço. Os vinhos rosé, bandol ou tinto são uma boa escolha.
Excursões
Não deixe de conhecer os “Alpes de Haute Provence”, a parte sul dos Alpes. E em Antibes visite também o porto de iates, o parque Marineland com seus delfins e Grasse, berço da perfumaria francesa, além de Saint-Tropez, cidade das estrelas.
Mais informações: Nice
Paris
Arte
Louvre: Todos os grandes mestres , uma incomparável coleção em tamanho e qualidade de esculturas antigas e contemporâneas.
Centre Pompidou: O maior Museu de Arte Moderna e Contemporânea.
Musée d´Orsay: arte, produtos artesanais do século XIX (uma importante coleção impressionista).
Museu de Picasso: Trabalhos desse artista em todas as suas fases.
Restaurantes, Bistrôs, Cafés e Night clubs
Os principais locais noturnos estão em Montmartre, Pigalle e Champs Elysées, como também em Les Halles, Bastille e St. Germain des Près.
Outras Atrações
No Cemitério parisiense “Pére Lanchaise” várias personalidades foram enterradas (Chopin, Balzac, Delacroix, Oscar Wilde, Heinrich Heine, Stendahl, Berlioz, Jim Morrison).
Mais informações: Paris
6. Itália
Florença
Arte
Palazzo Strozzi: palácio que é um verdadeiro testemunho de arte durante o Renascimento.
Duomo Santa Maria del Fiore e Campanile: famosa catedral.
Basílica de Brunelleschi:rica em mosaicos e afrescos.
Na Igreja de Ognissanti (de todos os Santos) você pode admirar afrescos de Ghirlandaio e de Sandro Botticelli.
Galleria dell´Accademia: entre outras obras-primas, aqui estão as esculturas de Michelangelo “David” e “Pietá”.
Vida noturna
No verão a dica é a discoteca ao ar livre “Central Park” e na outra margem do rio Arno há bares como o “Teatro Sull´ Acqua” e o “Lido”. No inverno visite os famosos bares “River Gauche”, “La Dolce Vita” e o “Cabiria”.
Gastronomia
Comidas típicas: Papardelle (pasta com molho ragout), Ribollita (sopa de legumes), Bistecca alla Fiorentina, Pollo alla Diavola (frango) e todos os tipos de peixe. Uma dica de bebida é o Chianti Classico, vinho tinto da Toscana, e Brunello di Montepulciano, um dos vinhos italianos mais caros.
Compras
Conheça as ruas coloridas do mercado “San Lorenzo” (diariamente) e o mercado “Cascine” (às terças-feiras pela manhã) com moda feminina e artigos de couro a preços acessíveis. A “Via Nazionale” e o “Borgo San Lorenzo” em Florença são outra opção. As boutiques de Versace, Ferré, Max Mara, Armani e Krizia estão localizadas na “Via Vigna Vecchia”, “Via Brunelleschi” e “Via Tornabuoni”.
Mais informações: Florença
Calábria
Atrações
Vale a pena visitar Tropea, cidade medieval, com seu museu pré-histórico, incluindo objetos valiosos retirados de escavações. A catedral da época dos Normandos e a Igreja de peregrinação de Santa Maria dell’Isola são muito interessantes. Em Capo Vaticano existem numerosas ruínas gregas e romanas.
Culinária
Todos os tipos de peixe, especialmente o peixe-espada, são servidos grelhados ou fritos com molho de tomate. Entre várias especialidades, incluem-se berinjela, sopa de peixe (Zuppa di pesce), carne de ovelha e pratos à base de cordeiro. Para beber, a dica é Cirú, um vinho tinto seco ou vinho branco um pouco mais forte.
Caminhadas e Excursões
Parque Natural das Montanhas de Sila: uma vasta floresta com riquíssima fauna e flora.
Serra San Bruno: mosteiro romano com belas pinturas nas paredes. Vilo Valentia tem um Castelo Normando que foi restaurado por Frederico II, assim como as ruínas do muro do forte grego de Hipporion.
Durante o final de semana é possível visitar a Sicília e as Ilhas de Lipari.
Mais informações: Calábria
7. Malta
Arte e Cultura
Palácio dos Grandes Mestres em Valletta: local onde atualmente está o Parlamento, abriga suntuosas tapeçarias, coleções de armas e pinturas das Forças Armadas da Turquia (por Matteo Perez d’Aleccio).
Catedral de St. John: com decoração barroca em seu interior, abriga no oratório uma obra-prima de Caravaggio – “A decapitação de João Batista”.
Excursões
O Dingli Cliff no sul da ilha é um impressionante recife rochoso. Templos neolíticos na principal Ilha de Malta, próximos a Tarxiem e Hagar Qim. A Ilha de Gozo tem muito a oferecer: Calypso´s Cave (cova onde supostamente Odysseus ficou detido), Ggantija (o maior complexo de templos neolíticos) e a Blue Grotto.
Gastronomia
Acima de tudo, verduras, sopas e peixes são especialidades. Há dois pratos típicos especiais: torta à Lampuki, suflê de couve-flor com lampuki (peixe) e cozido de polvo e lula. Vinho tinto como “Lacrima Vitis” e “La Valetta” são recomendados.
Mais informações: Malta
8. Canadá
Estações do ano
No verão começa a amanhecer aproximadamente às 5h45 e o dia dura até às 22h. Muitos canadenses gostam de ir acampar, passear de canoa, escalar e fazer alpinismo. O país pode não parecer ser tão quente quanto o Brasil, mas as temperaturas podem chegar a até 40ºC.
No outono as folhas começam a mudar de cor e você pode apreciar as árvores com suas folhas coloridas em amarelo, vermelho e laranja. Ao vestir-se para o outono, lembre-se de que as manhãs e as tardes podem estar suavemente mornas, mas as noites são geralmente frias (aproximadamente 5º – 10ºC).
O inverno não é tão ruim como as pessoas costumam pensar. Há muitas coisas que você pode fazer fora, sem medo do frio ou da neve – como esquiar, patinar ou fazer snowmobiling. Ao vestir-se para o inverno, lembre-se de que o segredo para manter o corpo aquecido é usar suas roupas em camadas: quanto mais camadas que você usar, mais aquecido estará. Cada camada não tem que ser grossa, mas dê preferência a tecidos como o algodão. Tente não usar seu casaco de inverno quando estiver dentro de algum lugar, pois isto o fará transpirar. Quando você transpira, sua roupa começa a umedecer. A umidade em cada camada poderá fazer com que você sinta frio quando retornar para fora.
Na primavera, a neve está derretendo, plantas, flores e árvores estão crescendo. Ao vestir-se para a primavera, lembre-se de que as manhãs e as noites estão frescas, mas a tarde pode estar completamente ensolarada e morna.
Previsão do tempo
As previsões são dadas na televisão (durante os jornais ou em boletim especial), rádio e jornais. Escutar ou ler estes relatórios lhe ajudará a decidir como se vestir apropriadamente. O “wind chill factor” é um número que indica como o frio estará se o vento estiver forte. O vento pode fazer com que a temperatura fique mais fria do que é realmente. Esta informação será dada durante o inverno.
Cigarro
Fumar em áreas públicas não designadas, edifícios de escritório, aviões, terminais de ônibus e nos trens é proibido. Os restaurantes e os hotéis têm seções para fumantes e não- fumantes.
Quando nos preparamos para uma viagem internacional, seja o destino qual for, muitas preocupações nos vêm em mente, principalmente a forma mais segura e fácil de transportar dinheiro. Pensando justamente em facilitar a vida do estudante ou turista, a Cotação On Time lançou o Rendimento Visa TravelMoney, cartão pré-pago internacional recarregável para saques ou compras na moeda local do país em que o viajante estiver. Ou seja, em vez dos pais darem a moeda estrangeira ao filho, ou depositarem quantias em conta corrente para serem sacadas no país aonde ele está vivendo, basta recarregar o cartão Visa TravelMoney.
Ele é recarregável em dólar e, assim que é feita uma compra ou um saque, o valor é convertido automaticamente na moeda do país. Não há custo para adquirir o cartão, mensalidade ou tarifa para realizar compras. O único custo é US$ 2,50 por saque. Segundo Danielle Florestano, gerente de marketing da empresa, aproximadamente 4.500 estudantes utilizam o produto hoje. Ela ainda diz que o cartão é apropriado para maiores de 12 anos, por causa do uso de senha.
Na ExpoBelta haverá stands da Cotação On Time em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Os expositores também ministrarão palestras sobre como levar dinheiro nas viagens.
Confira dicas e curiosidades sobre os países presentes na Expobelta 2005
por Clarissa Janini Conhecer pequenos detalhes da cultura de um país é tão importante quanto saber falar o idioma local. O comportamento, os costumes da população, tudo irá influenciar em sua estadia e, posteriormente, agregar valor à sua bagagem cultural e também profissional. Antes de partir, esteja atento às curiosidades e dicas sobre o destino […]
Avalie:
Comentários 0 comentário