por Camila Micheletti*
A exigência do mercado de trabalho por pessoas ativas e arrojadas tem colocado em pauta como os profissionais podem desenvolver esse perfil empreendedor e conquistar mais espaço nas corporações. Para debater o assunto e mostrar que as secretárias devem ter sua parcela criativa e inovadora dentro das empresas, o Senac São Paulo escolheu o tema Empreendedorismo e Inovação para o 7º Fórum Internacional Senac de Secretárias, que ocorreu de 23 a 26 de setembro.
O evento foi realizado no Grande Hotel Senac São Pedro, no município de Águas de São Pedro, interior de São Paulo. As 125 participantes eram secretárias executivas, todas do nível média-gerência para cima, de empresas de porte como Votorantim, BrasilPrev e Orbitall, entre outras.
De acordo com a técnica de Desenvolvimento Profissional do Senac/SP e coordenadora do evento, Andrea Cury Tonanni, a reação das participantes foi excelente. “Elas comentaram que precisavam de um momento como esse e participaram intensamente das palestras. Percebemos que, apesar de estarmos em um hotel com várias opções de lazer, elas vieram mesmo em busca de conhecimento. O resutado foi muito bom”.
A escolha do tema e dos palestrantes, segundo Andrea, foi feita no sentido de atender ao que o mercado estava pedindo. O primeiro dia foi marcado pelas questôes referentes à atualização profissional e competências, com as apresentações da consultora de empresas na área de etiqueta empresarial e marketing pessoal, Célia Leão, e da diretora SEC Secretary Search & Training, Stefi Maerker.
A parte comportamental ficou a cargo de Carlos Hilsdorf, autor do livro Atitudes Vencedoras, da Editora Senac São Paulo, que deu dicas de como tomar as melhores decisões para atingir o objetivo desejado e transformá-las em atitudes bem-sucedidas. Já o psicólogo organizacional Valdir Gusmão fez um treinamento vivencial com atividades em grupo ao ar livre, que abordaram a autoconfiança, motivação, medo, entre outros.
Além de discutir as atitudes empreendedoras e inovadoras, as secretárias receberam dicas de comunicação escrita do professor Pasquale. Ele falou sobre a importância da utilização correta da língua portuguesa e seu reflexo na imagem da profissional e da empresa onde trabalha.
Todo evento que se preze tem pelo menos um palestrante internacional, o Fórum do Senac não foi diferente. O convidado de honra foi o professor de empreendedorismo da H.E.C. Montreal Business School, do Canadá, Louis Jacques Filion. Considerado um dos maiores especialistas do mundo nessa área, Filion deu sua impressão pessoal sobre a importância das secretárias. Ele também mostrou exemplos de países europeus que investiram em programas de empreendedorismo e como essas experiências podem ser aplicadas no Brasil.
Ele destacou que muitos governos priorizam o tema, pois acreditam que o potencial empreendedor das pessoas contribui para o desenvolvimento do país. É nesse potencial, de acordo com o especialista, que o governo brasileiro precisa investir, promovendo programas para estimular a sociedade.
Para o especialista brasileiro no assunto, Fernando Dolabela, que falou sobre empreendedorismo e desenvolvimento social, as empresas precisam estar mais preparadas para receber pessoas empreendedoras. “Para o profissional ser arrojado, criativo e inovador é necessário ter liberdade dentro das organizações, mas muitas vezes a estrutura hierárquica não dá espaço para isso”, afirma.
Para exemplificar um caso empreendedor, o fórum trouxe a ortodontista Carolina Massa Marins, que apresentou o Sorriso.com, como é chamado seu consultório odontológico itinerante. Estruturado dentro de um ônibus de viagem, o Sorriso.com percorre empresas e atende cerca de 20 pacientes por dia. Em um ano, o Sorriso.com já atendeu 1500 pacientes, todos da região de Botucatu. “A idéia é inovadora e foi aprovada pela maioria das pessoas. Com o ônibus a empresa tem uma efetividade maior de utilização do que se fosse usuária de um plano odontológico convencional”, destacou Carolina.
Por que ser uma secretária empreendedora? “Para ser diferente, criar e gerar resultados inovadores no mundo profissional. Hoje em dia, inovar e ter um diferencial é uma necessidade. As secretárias precisam entender que a responsabilidade de inovar também é delas. A frase ‘Isso não é comigo’ deve ser abolida do vocabulário”, apontou Andrea.
Para quem seguir as dicas dos palestrantes e investir na sua atualização profissional, o Senac está oferecendo três cursos na área. Um curso técnico técnico em secretariado e dois cursos de aperfeiçoamento, que acontecem em outubro em São Paulo.
* Com informações da assessoria de imprensa do SENAC/SP.
Confira a cobertura do 7º Fórum Internacional Senac de Secretárias
Empreendedorismo foi o tema principal do evento, que ocorreu em Setembro em São Paulo e reuniu 125 participantes de vários estados brasileiros
Avalie:
Comentários 0 comentário