Carreiras | Empregos

Por Priscila D’Amora
Diante da competitividade presente no mercado atual, os profissionais começam a movimentar suas carreiras cada vez mais cedo. Para isso, fatores como sorte, trabalho, confiança e olhar estratégico, quando somados de maneira adequada, garantem um resultado muito positivo. Com apenas 30 anos, Luiz Tonisi assumi o cargo de vice- presidente para a América Latina da RFS (Radio Frequency Systems), fabricante mundial de soluções para comunicação sem fio. Com o desafio de consolidar a posição da empresa no Mercosul e aumentar as vendas no México e nas Américas Central e Andina, o engenheiro de formação, com especialidade em telecomunicações pela FEI, hoje tem muito trabalho a fazer com foco no crescimento.
Acompanhe o bate-papo descontraído em que Tonisi conta um pouco aos leitores do Empregos.com.br como suas características pessoais, amor ao trabalho e aos desafios o fizeram chegar onde está.
Empregos.com.br – É preciso começar cedo para alcançar a vice-presidência com apenas 30 anos?
Luiz Tonisi – Bem, eu comecei minha trajetória profissional em 1998 com o programa de estagiários da Alcoa. Após essa experiência, trabalhei como gerente de contas da Nortel. Após ter alcançado alguns resultados positivos, conquistados na Nortel, fui convidado para atuar na RFS. Em 2003 comecei como gerente de contas e devido à expansão da empresa e às oportunidades, fui promovido à vice-presidência. Acredito em muito esforço e dedicação e não apenas na idade. Se me perguntarem sobre os meus 30 anos, eu respondo: o que vale é a intensidade e não a quantidade de tempo aplicado à determinada função.
Empregos.com.br – O componente sorte contou em algum momento?
Tonisi – Na vida precisamos de sorte aliada ao trabalho. É o famoso estar no lugar certo na hora certa. E comigo foi assim.
Empregos.com.br – Qual era a sua meta quando ainda atuava como estagiário?
Tonisi – Eu sempre tive o objetivo de ser um grande gestor. Não por poder atuar em grandes empresas, mas por entender o que estava por trás disso tudo. Então, percebi que só poderia alcançar meus objetivos se trabalhasse orientado por resultados. Por isso, precisava desenvolver a capacidade de gerir ou de gerar benefícios, independentemente de quantos anos tinha.
Empregos.com.br – Em sua opinião, qual fator contribuiu para sua rápida ascensão?
Tonisi – Eu acho que foi a junção das circunstâncias e dos desejos que tinha em relação ao meu futuro. Logo no segundo ano da faculdade, embora estivesse fazendo o curso de Engenharia de Eelecomunicações, desenvolvi a curiosidade e interesse por entender um pouco mais sobre as coisas que aconteciam ao meu redor. E nisso, você começa a contestar a forma de como tudo acontece e é nessa ação que a própria empresa aponta algumas saídas para você. Além disso, a alimentação diária de conhecimento e estudo foi imprescindível.
Empregos.com.br – Você percebeu alguma resistência em relação à sua idade?
Tonisi – Você sabe onde está a maior resistência? Está nas próprias pessoas e não nos outros. Eu sempre acreditei nisso e quando sento para falar com o diretor de qualquer operadora eu penso que eu estou lá com o objetivo de agregar valor. Se você colocar a resistência dos outros como sendo sua, nada sairá do lugar. E não é pela idade, você pode observar dificuldades frente à capacidade, conhecimento, sexo, cor, enfim, existem diversas formas de barreiras. No meu caso, mesmo que existisse alguma, nunca dei muita importância. Ter confiança no que você está fazendo e maturidade para entender o contexto supera qualquer dificuldade.
Empregos.com.br – Quais são os seus parâmetros para desenvolver novos talentos?
Tonisi – Eu acho que eu tenho algumas virtudes. Como tudo na vida, algumas pessoas acham que são virtudes e outras não. Uma delas é reconhecer a energia da pessoa e como ela se relaciona com a vida. Essa atitude é em relação à vida pessoal, profissional, de como lida com os problemas e diferentes situações. Então, o que eu sempre costumo passar para o pessoal é o seguinte: nenhum vento é favorável ao barco que não sabe o que é se dirigir.
Empregos.com.br – Hoje em dia você ainda acredita que são nas melhores faculdades que estão os melhores profissionais?
Tonisi – Eu acredito no poder da formação. Eu não acho que temos que desmerecer grandes universidades, até porque elas demonstram algumas pré-qualificações bastante importantes. Em todo caso, a vontade de vencer e a atitude continuam sendo um grande componente e um diferencial em relação às pessoas que conseguem seus objetivos. Às vezes, a pessoa pode não ter tido grandes oportunidades, por vários motivos, mas a atitude, persistência, objetivo, clareza do que ela realmente quer fazem com que ela vire esse jogo. Eu acredito na mistura desses elementos.
Empregos.com.br – Como você lida com o individualismo no ambiente de trabalho?
Tonisi – Hoje em dia, as pessoas falam muito de team work , esse nome pode ser muito bonito, mas no dia-a-dia o ser humano, em sua maioria, é individualista. Eu acredito que a pessoa que consegue gerenciar o individualismo, principalmente quando estamos falando de pessoas que trabalham em áreas cruciais como a comercial ou financeira, consegue administrar muito bem o ambiente.
Empregos.com.br – Quais são as pessoas que você gostaria de formar para a sua equipe?
Tonisi – Acho que muito tem a ver com a alma. A pessoa precisa estar engajada naquele compromisso, embora complicado, seja o primeiro passo. Ter atitude, comprometimento é muito importante também.
Empregos.com.br – Quais as principais características que um profissional precisa ter para se destacar no segmento de tecnologia?
Tonisi – Ele precisa fazer o melhor em qualquer que seja o segmento. Podemos falar sobre tecnologia de ponta, telefonia celular, telecomunicações, 3G, enfim, não é o produto e, sim, o resultado. Essa paixão pelo resultado tem que existir, não importa se ele está vendendo bolinha de pingue-pongue ou tecnologia de ponta. É mais ou menos a teoria do jogador de futebol, quanto mais o centroavante está fazendo gol, mais ele sai para o ataque.
Empregos.com.br – Existe rotina em seu segmento?
Tonisi – Hoje em dia, principalmente nesse ambiente de telecomunicações, não existe rotina nem tão pouco zona de conforto. O gestor dificilmente se encontra nessa posição, porque precisa vender mais, reduzir custo, etc. A melhoria precisa ser contínua, pois uma estratégia atualmente tem um ciclo de vida muito curto. Uma coisa que dava certo por três ou quatro anos seguidos, possivelmente hoje durará seis meses. Eu não acredito em zona de conforto e passo isso para as pessoas que trabalham comigo. Existe a busca em manter uma situação favorável. A rotina, em minha opinião, não existe mais.
Empregos.com.br – Em algum momento você sentiu o peso do cargo que ocupa?
Tonisi – Tem horas que você olha e se questiona se vai dar certo ou não, é normal. Com certeza passei por angústias internas e todo mundo passa por isso. Mas eu acho que se você tem um objetivo, apesar do buraco na estrada, você irá continuar olhando para frente e ter coragem para resolver os problemas. O importante é entender o que você tem a fazer e agregar todo seu aprendizado ao que deseja para si.
Empregos.com.br – Como você lida com as críticas que surgem sobre seu trabalho?
Tonisi – Eu gosto muito de conversar com as pessoas exatamente porque acredito que cada pessoa tem alguma coisa positiva para acrescentar. Aquilo que você acredita que vai contra os seus princípios você descarta, e isso faz parte do processo de amadurecimento. É preciso ter a capacidade de ouvir e aprender com os erros. Eu acho que ouvir as pessoas é importantíssimo.
Empregos.com.br – Como você lida com a vaidade?
Tonisi – Isso é muito fácil. Eu tenho certeza que só estarei em alta se gerar resultados. Procuro não ocupar minha cabeça com coisas que não vão trazer resultados. Como não cheguei ao meu ponto máximo, e não estou falando da posição, procuro manter meu foco em outras direções.
Empregos.com.br – Qualidade de vida. Você pratica algum esporte para manter a mente e o corpo em ordem?
Tonisi – Eu tenho um par de tênis e um shorts que eu adoro. Como minha rotina é muito intensa, a corrida é minha grande aliada. Eu a uso como momento de reflexão, para tomar decisões, fazer análises, enfim, para ordenar minhas idéias. Além disso, o convívio com meus amigos é fundamental para minha qualidade de vida.
Empregos.com.br – Fale um pouco sobre o crescimento da RFS?
Tonisi – Como o plano é sempre olhar para frente, não deixa de ser assim com a RFS. Continuar crescendo é a nossa meta. Meu foco está principalmente na América Latina: México, Centro América e Caribe. Nós temos essa nova operação como nosso “bebê”. Vamos expandir nossos horizontes e fincar nossa bandeira em outras localidades para crescer como nós fizemos até então. Consolidar e expandir!
Empregos.com.br – Você é uma pessoa realizada?
Tonisi – Em princípio sou uma pessoa feliz, independentemente de qualquer coisa. E isso deveria ser uma obrigação. Faz parte dos nossos objetivos sempre buscar a felicidade, que nem sempre é igual para todos. Quero continuar aprendendo, principalmente com a idade que tenho, pois se a pessoa parar estará fadada a falhar. Pretendo fazer outro MBA em uma área que não seja a que eu atuo, pois quero atingir conhecimentos e bagagens diversas. E como ninguém trabalha para ir para trás, quero ir para frente. Apesar dos momentos de dificuldade, o crescimento e a felicidade das conquistas nos levam a horizontes muito amplos, e isso é muito maior do que apenas um bom salário.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.