Pergunte ao especialista
Pergunta:
Em uma dinâmica de grupo, recebi a seguinte instrução: vender uma dentadura
cariada. Fiquei sem reação. O que deveria ter feito e qual o intuito deste
exercício?
Obrigada
Karine Bighelini
Porto Alegre/RS
Resposta:
Karine,
Pena que não estamos em contato ‘on-line’. Eu gostaria de saber o que, sob sua ótica, poderia ser feito no exercício. Imagino que tenha sido um processo seletivo, então vou comentar sob essa ótica, ok?
De forma geral, para qualquer produto que é desenvolvido num processo seletivo, o que se quer observar é o processo criativo, o desenvolvimento do produto e as competências e características de cada indivíduo na execução da atividade.
Vejamos: vender uma dentadura cariada requer imaginação, inventividade (portanto, criatividade), boa argumentação, segurança e assertividade do ‘vendedor’.
Se for um trabalho desenvolvido em equipe, podemos observar, ainda, como o grupo e seus integrantes lidam com a situação inusitada, comunicação e relacionamento interpessoal, liderança (se alguém se destacar), saber ouvir (considerando as soluções e argumentações dos demais participantes), etc.
Arrisco dizer que a empresa escolheu a dentadura cariada como poderia ter escolhido outro produto ‘diferente’: guarda-chuva sem pano, teclado (computador) sem teclas, cadeira sem assento, dentre outros.
Não é o produto em si que interessa, mas o que cada candidato faz com ele, como lida com as dificuldades, a capacidade de ‘sair’ dessa ‘saia justa’, as argumentações utilizadas para ‘vender sua idéia’. A compra e a venda em si não são tão significativas quanto o desenvolvimento desse processo.
Em relação ao que você poderia ter feito considere as informações acima e tente realizar o exercício, mesmo sozinha. Não é aconselhável que eu diga o que deveria ou não ser feito, pois muitas outras variáveis envolvem essa resposta (cargo em questão, empresa e características, plano de carreira, etc.).
Além do mais sempre devemos lembrar que não existe ‘certo ou errado’ no processo seletivo, mas ‘adequação ou não’ à necessidade empresarial do momento.
Abraços pra você e paz profunda!
Dra. Izabel Failde
Como vender uma dentadura na dinâmica de grupo?
Especialista Izabel Failde dá dicas de como se sair bem em uma dinâmica de grupo diante desse desafio
Avalie:
Comentários 0 comentário