Quem vê hoje um grupo que tem faturamento anual de R$ 2 bilhões, pode até desconfiar de que ele começou apenas com uma pequena loja dentro de um estacionamento. Mas é verdade: essa é a história do Netshoes – o maior e-commerce de artigos esportivos do mundo.
O Netshoes abriu em São Paulo, em 2000, ao lado da Universidade Mackenzie. A estratégia dos sócios Marcio Kumruian e Hagop Chabab era aproveitar o público universitário, que se interessava pelo segmento, para começar o negócio.
A ideia vingou e partiu para outros pontos físicos. Mas o sucesso não foi o mesmo do que no início, e Marcio e Hagop chegaram a fechar uma das lojas apenas seis meses após a sua inauguração. Para manter o crescimento, eles teriam que reinventar o negócio. Então, decidiram migrar para o comércio eletrônico.
Apesar de não ter vendido nem um par de calçados nos dois primeiros meses de vida, a loja online cresceu tanto que desbancou as lojas físicas – em 2007, as vendas pela internet já representavam 70% das vendas do Netshoes. Atualmente, a empresa possui atuação até mesmo na Argentina e no México.
No 11º Fórum de Carreira e de Desenvolvimento Profissional, Marcio Kumruian comandou a palestra “Do fundo de um estacionamento ao bilhão na internet”, onde deu algumas dicas que o ajudaram no caminho para o sucesso profissional.
Para ele, ter espírito competitivo e fugir da zona de conforto são algumas das características que quem deseja avançar na carreira, principalmente no empreendedorismo, deve possuir.
Confira outras lições valiosas que o CEO do Netshoes tem para os empreendedores:
1-Especialize-se na área
Segundo ele, uma dica certeira é empreender dentro da própria carreira e, portanto, apostar naquilo que você conhece bem. Assim, é preciso estudar sobre o negócio que você quer abrir, identificar as necessidades da área e supri-las.
2-“Just do it”
Em tradução livre, “simplesmente faça”. O slogan da Nike serviu de inspiração para os sócios no início da empresa. Eles investiram pesado sempre que tiveram a oportunidade. Para Marcio, o conceito foi essencial para que o Netshoes começasse a todo vapor.
3-Planeje
Assim que o negócio alavancou, as decisões ficaram cada vez mais criteriosas. É preciso se programar para manter o crescimento e não retroceder. Após o início agitado, eles souberam o momento certo de deixar o “just do it” de lado:
É preciso parar para pensar. Isso é amadurecimento. Não se deixe levar apenas pela emoção”, diz o CEO.
4-Não trabalhe só por trabalhar
Dê tudo de si para o negócio. Analise constantemente seus pontos fracos e sempre aprimore os pontos fortes de acordo com as necessidades do mercado. Não meça esforços para o trabalho. Quanto mais você se dedicar, maior será o retorno.
5-Olhe para o futuro
Não pense apenas no que é bom para a sua marca hoje. Pense em como ela pode atender às futuras demandas do mercado. Se for preciso, mude os seus planos para atendê-la.
Não tenha medo do novo”, aconselha Marcio Kumruian.
6-Ofereça uma experiência única para o cliente
O consumidor é a verdadeira alma do negócio. Quanto mais você suprir as necessidades dele, com facilidade e comodidade, maior será o crescimento da sua empresa.
7-Seja uma boa empresa para os seus funcionários
O Netshoes pede para que os seus funcionários trabalhem como se fossem os donos do negócio. Como eles fazem isso? Investem em um bom ambiente profissional. A Netshoes foi eleita uma das melhores empresas para se trabalhar. Funcionários motivados são mais produtivos.
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