Para chegar a uma resposta a essa pergunta, é preciso prestar atenção em um pequeno e importante detalhe desta pergunta: o caminho certo.
Se você não souber aonde quer ir e qual lugar lhe proporcionará maior realização e sucesso, nunca vai saber qual é o seu caminho certo, muito menos como chegar até ele.
Nesse momento, você provavelmente já está percorrendo um caminho, mas, na prática, são grandes as chances de estar caminhando para a inércia, de ser escolhido ou direcionado. O que não aconteceria se, de fato, estivesse com algum plano próprio e com um objetivo traçado.
As pessoas reclamam muito por não crescerem ou se sentirem realizadas no trabalho. Porém, quando questionadas se procuraram seus gestores para falar a respeito, dizem que estão esperando que eles o façam.
Primeiros passos para direcionar sua carreira
Toda mudança, em qualquer que seja a área da sua vida, necessita de um certo planejamento. Você sempre precisará ter uma decisão sobre onde irá e, naturalmente, essa decisão fará você pensar a respeito e se fazer algumas perguntas, como:
• Quando eu irei chegar lá?
• Como vou ir?
• O que preciso fazer?
• Em que tenho que investir?
• Vou ter ajuda?
O mesmo vale para sua carreira. Ela terá como ponto de largada a definição do seu objetivo profissional. E traçar um plano significa avaliar os passos que deverão ser tomados e os investimentos feitos em cada etapa do processo, sejam eles de tempo ou financeiros.
Aí sim, você conseguirá visualizar oportunidades e ameaças, identificar suas capacidades para fazer acontecer, e as competências que precisarão ser desenvolvidas por você.
Abaixo, um roteiro que lhe ajudará a responder qual seu caminho certo.
1- Invista em autoconhecimento
Olhe para si. Escreva em um papel o que gosta de fazer, que atividade do dia a dia e do seu trabalho mais gosta, e quais acredita fazer com mais facilidade. Quem lhe conhece pode ajudar dizendo o que nota ser um talento seu.
Escreva qual estilo de vida que quer ter, o que mais se importa no trabalho; se é estilo de vida mais flexível, se trabalhar por uma causa, ter uma ideia empreendera em prática, atuar numa área técnica, ter autonomia ou ter estabilidade e segurança.
Por fim, escreva: onde quer chegar? Uma forma mais fácil de responder a esta pergunta, é imaginar o que gostaria de conquistar em sua vida, caso tivesse a certeza de que fosse possível.
Ao final dessa etapa, é importante que você tenha clareza sobre aonde quer chegar.
Avalie o seu momento atual e escreva no que faria ajustes: trabalho exercido, remuneração, hábitos, clima do trabalho, suas capacidades, conhecimentos. Do que não abre mão.
2- Decida seus objetivos
Coloque no papel: qual o status que quer ocupar em sua vida (cargo na empresa, posição na sociedade).
Escreva o que vier à mente, pensando em como deseja estará daqui a 5, 10, 20 anos. Uma forma mais estruturada e que pode ajudar é separe em temas: profissionais, financeiros, pessoais e relacionamentos.
3- Agora sim, defina um plano
Tendo seu objetivo definido, é hora de pensar em como fará para alcançar. Estabeleça pessoas que alcançaram o que deseja ou que tem uma história e conquistas mais próximas da que você almeja.
Grande parte do sucesso individual vem da capacidade de enxergar exemplos nos outros. E eles podem estar em qualquer lugar: em uma personalidade, um case de sucesso ou até mesmo nas pessoas mais próximas, como amigos e familiares.
Procure entender como elas fizeram para chegar onde chegaram, se inspire nesses modelos, adaptando ao seu contexto.
Assim, fica mais fácil definir a jornada. Estabeleça lembretes para ajudar a se manter concentrado no caminho traçado, seja com post its, rituais, rotinas, um roteiro com marcos registrados.
Neles, escreva o que falta aprender, obter, quem precisa conhecer, como precisa dividir e organizar seu tempo.
Não existe mágica. Você chegará onde deseja se souber onde é este lugar, se acreditar que lá é possível estar, se reconhecer capacidades que já possui para lá chegar, se identificar exemplos positivos e se aproximar de quem pode lhe estimular e principalmente, se agir!
Comentários 0 comentário