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Por Clarissa Janini
Renomados palestrantes trouxeram ao público, nos dias 19 e 20 de agosto, em São Paulo , as mais novas tendências em liderança no “Brasil: visão do futuro 2” , evento produzido pela Modus Educação Corporativa. Os temas abordados pelos palestrantes giraram em torno das rápidas mudanças no mundo e como se adaptar a elas sem atropelar o passado. Dentre alguns dos mais importantes consultores do País, o autor de O Monge e o Executivo , James Hunter, mostrou aos participantes os princípios da Liderança Servidora, conceito que o fez vender quase 200 mil cópias em terras brasileiras. “Jamais imaginei que o livro faria tanto sucesso no Brasil”, afirmou ele, que se mostrou surpreso com o avançado nível de consciência executiva daqui.
Considerado pela revista Você S/A o palestrante mais requisitado do momento, o professor e filósofo Mario Sergio Cortella foi o responsável por abrir o evento. Com o tema “Da oportunidade ao êxito: cenários turbulentos e mudanças velozes”, ele proporcionou ao público uma profunda – porém descontraída – reflexão sobre o acelerado ritmo de mudanças com o qual nos deparamos diariamente. “A novidade não é a mudança no mundo, mas sim sua velocidade”. Ele afirmou que essa nova realidade pode acarretar em distúrbios éticos, uma vez que estamos cada vez mais impacientes. “Não podemos confundir ético com prático”. Como exemplo, citou a falta de tolerância no trânsito, em que muitas vezes a lei é burlada simplesmente pelo fato de ser mais fácil e rápido passar por um semáforo vermelho.
Ao mesmo tempo em que situava a platéia em relação aos problemas da velocidade da mudança, Cortella afirmou que “essa é uma grande oportunidade de aprendizado”. Ele alertou sobre o perigo em prender-se demasiadamente ao passado e não se adaptar ao novo. “O último operador de Telex foi demitido por fax”, brincou. “O importante não é estar mudando a toda hora, mas, sim, estar pronto para mudanças”.
E como estar preparado para essas constantes transformações? “A humildade é um requisito fundamental para se estar atualizado”. Entenda-se por humildade a capacidade de estar aberto a novos aprendizados e jamais acreditar que já se está pronto. Pessoas arrogantes, segundo ele, “são aquelas que têm medo do novo, de aprender e se frustrar”. Esse tipo de pessoa, para o professor, tem a mente blindada e acha que não precisa aprender mais nada. Em relação a isso, confira os três passos para o fracasso apontados por ele:
•  “Não ensinar o que se sabe”
•  “Não praticar o que se ensina”
•  “Não perguntar o que se ignora”
Cortella, com bom humor e grande habilidade comunicativa, mostrou a cada participante a importância em se estar com a mente livre para absorção de novos conhecimentos. Parafraseando Clarice Lispector, ele finalizou sua apresentação dizendo que “o melhor de mim é o que ainda não sei”.
O poder do consumidor
Outro destaque do evento foi o antropólogo Luiz Marins. Em sua apresentação – “Os desafios do Marketing e Vendas e como enfrentar a concorrência num mundo globalizado”, Marins afirmou que “hoje em dia você não contrata mais um bom currículo, mas sim boas pessoas”. Ainda segundo ele, a principal mudança no marketing é que “o poder migrou das mãos das empresas para as mãos do consumidor”. E também apontou os fatores essenciais que tornam uma empresa líder ou não em seu segmento:

  • Concorrentes : hoje em dia, segundo o consultor, não há nicho de mercado que não tenha sido explorado. Prepare-se, ainda, para lidar com concorrentes de alto nível;
  • Qualidade: “Ter qualidade é o cacife para você sentar à mesa e começar o jogo”, afirmou o antropólogo;
  • Preços: Com a alta concorrência da atualidade, os preços estão cada vez menores e os consumidores têm maior poder de escolha;
  • Diferencial: Diante de todos esses aspectos, qual seria, afinal, o grande diferencial de uma marca na conquista dos clientes? “A diferença está na empresa, e não no produto. Genericamente falando, está na prestação de serviços e no atendimento ao consumidor”. De acordo com Marins, a chave da questão é que as pessoas, hoje, têm muitas opções de compra. Diante disso, vão escolher a marca que possuir melhor atendimento e mais facilidades.

 

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