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Por Priscila D’Amora
Especialista em negócios e finanças da América Latina, Santiago Fittipaldi tem feito a cobertura jornalística desses assuntos há mais de 20 anos. Pesquisador e analista, atualmente é editor-chefe da Latin Trade , a principal revista voltada para negócios na América Latina, com publicações em Espanhol, Português e Inglês.
Freqüentemente convidado para apresentar e intermediar eventos internacionais, como no Banco Interamericano de Desenvolvimento, na Universidade de Georgetown e no Centro de Política do Hemisfério da Universidade de Miami , Fittipaldi fala com exclusividade ao Empregos.com.br sobre carreira, o papel da mídia em assuntos relacionados a economia e política e de como o Brasil está se tornando um importante celeiro de grandes líderes empresariais.
Boa leitura!
Empregos.com.br – Fale um pouco sobre seu começo de carreira.
Santiago Fittipaldi – Eu venho cobrindo assuntos financeiros e de negócios latino-americanos por mais de 20 anos como escritor, editor, pesquisador e analista. Mantive posições nos Estados Unidos, México e Republica Dominicana. Eu era editor-assistente de Publicações Latino-Americanas no The Economist Intelligence Unit e editor do IFR Latin America , que falava a respeito do mercado de capitais latino-americano, publicada pela Thomson Financial . Também fui analista de Pesquisas de Mercados Emergentes na Salomon Brothers e analista de Pesquisas de Informações de Negócios na McKinsey & Company. E há dois anos faço parte da Latin Trade .
Empregos.com.br – Em sua opinião, qual a importância de um profissional de comunicação investir no conhecimento de outras áreas?
Fittipaldi – Eu acredito que há muito que possa ser aprendido sozinho e no desenvolvimento de contatos e fontes corretas. Acredito que apesar de eu não ter um MBA, por exemplo, as experiências que acumulei nestes mais de 20 anos de profissão me deram um profundo conhecimento que talvez não tivesse obtido simplesmente por meio de um programa acadêmico. Minha recomendação é que todos os profissionais de comunicações tentem obter a educação mais ampla que eles consigam e não simplesmente focar no Jornalismo. Devem acrescentar pesquisas, História, Geografia e análises a seus estudos, além de muitas outras áreas. A pior coisa é quando você está lendo um artigo e percebe que o escritor escreveu o texto muito bem, do ponto de vista gramatical, mas não faz a menor idéia do que ele ou ela esteja falando a respeito.
Empregos.com.br – Como jornalista, você já tinha pretensão de alcançar algum cargo de liderança?
Fittipaldi – Como jornalista, meu objetivo sempre foi explorar novas avenidas que pudessem ajudar a me especializar nos negócios e na área financeira. Por isso, eu me desloquei entre escrever, edição, pesquisas e análises, para cada vez mais ganhar experiência, conhecimento de mercado e contatos. Isso me conduziu a assumir cada vez mais responsabilidades.
Empregos.com.br – Quais são as peculiaridades e dificuldades desse nicho editorial do qual faz parte?
Fittipaldi – Cobrir mercados latino-americanos é geralmente um desafio porque as companhias não tendem a ser tão abertas quanto nos Estados Unidos ou na Europa. Os dados nem sempre estão tão atualizados quanto alguém gostaria que estivessem e conseguir uma entrevista com a pessoa certa geralmente requer que você vá penetrando por vários níveis de secretárias, assistentes e conselheiros para alcançar o topo. Nos EUA e na Europa, os executivos estão mais acostumados a falar com a imprensa, então dados governamentais e corporativos estão mais prontamente disponíveis. Felizmente, a situação está melhorando na região por causa da internet e demandas por maior transparência e divulgação.
Empregos.com.br – Fale um pouco da revista para quem ainda não teve a oportunidade de conhecê-la aqui no Brasil?
Fittipaldi – A Latin Trade é a principal revista de veiculação pan-americana que fala sobre negócios latino-americanos. Nós somos os únicos com edições mensais separadas em Português, Espanhol e Inglês. Em 2008 estaremos celebrando nosso 15º aniversário.
Empregos.com.br – Falando especificamente do Brasil, como observa o crescimento de grandes líderes no comando das empresas?
Fittipaldi – Os CEOs e executivos brasileiros se parecem muito com seus companheiros internacionais em termos de profissionalismo, instrução, etc. Muitos executivos brasileiros têm uma visão verdadeiramente global, que se estende muito além do Brasil e os permite estudar os desafios e as oportunidades apresentadas a eles pelo ambiente de negócios globalizado. Os CEOs de companhias como a Vale do Rio Doce ou a Embraer são brasileiros, mas o seu espaço é cada vez mais global, e eles são perfeitamente capazes de operar tanto em Xangai ou Berlim, como se eles estivessem em São Paulo , Belo Horizonte.
Empregos.com.br – O Brasil tem esse perfil de crescimento e destaque econômico hoje?
Fittipaldi – O Brasil continua a oferecer oportunidades de investimento muito importantes para a comunidade global em diversas áreas. Incluindo manufatura, agronegócios, etc. E conquistou o papel de liderança no desenvolvimento e marketing de biocombustíveis.
Empregos.com.br – Em sua opinião estamos em um ambiente bom para líderes?
Fittipaldi – Sim, e eu acredito que líderes de todo o mundo lhe diriam que se sentem confortáveis fazendo negócios no Brasil. Naturalmente, ainda existem alguns pontos que precisam ser melhorados em termos de burocracia, segurança e eficiência, mas estes estão melhorando rapidamente.
Empregos.com.br – Qual a importância e influência dos veículos de comunicação para o contexto mundial?
Fittipaldi – Os meios de comunicação es tão se tornando mais globais a cada dia, assim os jornalistas devem estar cientes de que aquilo que eles escrevem em uma parte do mundo provavelmente será lido do outro lado do globo. Houve um tempo em que os jornalistas escreviam para as suas comunidades locais ou países, mas com a internet, distribuição de conteúdo digital através de telefones celulares e novas tecnologias, um jornalista em Miami escreve para um público que vai muito além de Miami, da Flórida ou mesmo dos Estados Unidos.
Empregos.com.br – Falando do Prêmio Bravo. Explique um pouco como é feita a seleção dos indicados e qual à proporção que atinge atualmente?
Fittipaldi – O ” Latin Trade Bravo Business Awards ” está comemorando seu 13º aniversário , reconhecendo homens e mulheres que mais contribuíram para o progresso na América Latina. Todo ano nós entregamos premiações em nove categorias, incluindo Líder do Ano, CEO do Ano, Humanitário do Ano, Ecológico do Ano, etc. Este se tornou um dos mais respeitados eventos desse tipo, atraindo líderes de Estado, ministros de governo, CEOs, ativistas e outras personalidades respeitadas que vêm a Miami receber o prêmio em um jantar de gala prestigiado por mais de 300 pessoas. Os vencedores são indicados pelos nossos leitores, através do nosso site, depois de cada finalista ser escolhido por um comitê de especialistas internos e externos baseados nos méritos e nas realizações do ano anterior.
Empregos.com.br – Como profissional de comunicação, o que acha da relevância desse tipo de premiação?
Fittipaldi – Eu acredito que seja uma grande forma de honrar pessoas que estão fazendo a diferença de alguma forma na América Latina. Freqüentemente as pessoas falam sobre muitas coisas que estão erradas na América Latina. Na Latin Trade , em vez disso, nós preferimos focar nesta noite muitas coisas grandes que estão sendo feitas para melhorar a região, de diferentes formas. Seja o CEO de uma empresa multinacional que crie trabalhos, um presidente que lance uma recuperação econômica para seu país, alguém que seja inovador na área de tecnologia, ou um vencedor que invista seu tempo para melhorar o meio ambiente, todos eles têm grandes histórias para contar e devem ser reconhecidos.
Empregos.com.br – Como é sua rotina como palestrante. Qual a temática principal de suas palestras?
Fittipaldi – Eu freqüentemente sou convidado para falar sobre negócios latino-americanos em conferências nos Estados Unidos e na América Latina. Além disso, nós temos um departamento de eventos que organiza mesas redondas de alto nível apenas para convidados como CEOs e CFOs no Brasil, México, Argentina, Colômbia e Estados Unidos, e eu tenho a chance de interagir com estes participantes também. Minha parte favorita dessas discussões é sempre ouvir as perguntas da audiência porque elas realmente funcionam como um termômetro daquilo que as pessoas estão mais preocupadas ou interessadas.
Empregos.com.br – O que é mais gratificante no trabalho que faz e o que o profissional precisa buscar para se sentir realizado?
Fittipaldi – A compensação está sempre ligada à quantidade de responsabilidade que alguém está disposto ou apto a exercer. Um profissional editorial precisa sentir que o que ele escreve é relevante e apreciado, que terá o apoio de sua companhia no caso de qualquer feedback negativo dos seus leitores, que discordem de um artigo que ele escreveu, e que ele pertence a uma organização que mantenha os lados editorial e comercial independentes um do outro, em prol da credibilidade e da objetividade. Felizmente, nós temos tudo isso na Latin Trade .
Empregos.com.br – Quais são as suas pretensões e as da Trade para o futuro?
Fittipaldi – A Latin Trade continua a crescer em termos de número de leitores na América Latina e eu acredito que esta é uma tendência que vai permanecer. Nós continuaremos a apoiar nossos outros veículos, incluindo a LT Elité , nossa revista trimestral para leitores refinados e com alto poder aquisitivo da região, ou nosso departamento de eventos e presença na web. A Latin Trade é o núcleo de nossa companhia, mas nós somos uma companhia de comunicação muito mais ampla, que sempre explorará oportunidades para alcançar nosso público de uma forma inteligente, objetiva, independente e valiosa. E nós temos feito isso há 15 anos. Eu espero ser parte dos próximos 15.

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