Carreiras | Empregos

por Juliana Falcão
Quem disse que economizar energia não vale a pena? Tudo bem que passar calor dentro do escritório e ainda por cima trabalhar na penumbra não é lá uma situação muito confortável. Mas você já pensou em ser recompensado por fazer esse sacrifício? Pois saiba que já tem empresa procurando amenizar o desconforto das medidas de economia premiando os funcionários mais engajados nessa causa.
A Ci&T, empresa de soluções em e-business, criou uma campanha chamada “UnPlugged”, onde o relógio de luz de cada sala é medido semanalmente. A equipe que tiver economizado mais energia recebe o prêmio ” Apagadinho”, que consiste numa contribuição de R$15 – que pode ser usada para fazer happy hour ou qualquer evento que envolva a equipe.
Até agora, os funcionários conseguiram reduzir os gastos em 30%, meta estabelecida pelos diretores da empresa. “Impor regras a ferro e fogo só iria frustar os funcionários. Através da competição conquistamos a solidariedade deles para nos ajudar no combate ao apagão”, conta Bruno Guiçardi, diretor de Produção e Recursos Humanos da empresa.
O Grupo EMS-Sigma Pharma, do segmento farmacêutico, também entrou na onda das promoções. Os funcionários que apresentarem as melhores sugestões para redução do consumo de energia na empresa ou que comprovarem essa economia de energia em suas casas receberão prêmios que variam de acordo com os resultados obtidos.
A indústria criou um comitê de conservação de energia que, mensalmente, se reúne para avaliar as sugestões e organizar as premiações. No primeiro mês de promoção, a unidade de Hortolândia recebeu 15 sugestões. A premiada foi a equipe de manutenção, que propôs a instalação de um compressor com potência de 22 kw. Cada funcionário do departamento recebeu um relógio e um certificado de participação. O funcionário do departamento financeiro, Laércio Braghirolli, comprovou uma economia de energia de 68% em sua casa, a maior entre os participantes, e ganhou uma bolsa de viagem da empresa e um certificado de participação.
Para Laércio Piva, gerente de projetos e manutenção da EMS em Hortolândia, “depois das primeiras premiações, mais funcionários devem participar, aumentando dessa forma o número de sugestões”, acredita ele.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.