Carreiras | Empregos

Pesquisa realizada pelo LIDEM – Grupo de Mulheres Líderes Empresariais , com 32 grandes empresas apontou que as executivas do alto escalão não se sentem discriminadas no ambiente de trabalho. Foram consultadas executivas de empresas como Accenture, Banco Real, BOVESPA, FIESP, FULL JAZZ, HP, HSBC, Magazine Luiza, Nívea, Ponto Frio, Telefônica, Ticket Serviços e UPS.
O estudo ouviu 60 mulheres presentes ao workshop ” Sustentabilidade: Negócios e Comunicação na Berlinda” , no último dia 26 de outubro. Segundo 22% das convidadas, o maior desafio é conciliar vida pessoal e profissional, o que, muitas vezes, acaba por restringir o desenvolvimento da carreira. Já na opinião de 19%, os critérios de promoção privilegiam os homens nas empresas.
Presidido por Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels , o LIDEM tem como objetivos promover o debate em torno da gestão feminina, identificar formas para valorizar a presença de mulheres em cargos diretivos e destacar a liderança feminina como diferencial para transformar empresas e entidades

__________________________ // ___________________________

Mercado de trabalho se movimenta em setembro
Para alegria geral de candidatos, headhunters, RHs e de todos nós brasileiros, o mês de setembro finalmente mostrou um efetivo crescimento da procura por executivos, de média gerência à diretoria. Pretendendo que a oferta de vagas nos jornais mostre as tendências do mercado, podemos estabelecer que em setembro a procura de profissionais neste nível hierárquico alcançou números altamente positivos. O Índice IMPEX da Laerte Cordeiro Consultoria, que compara a oferta atual de vagas, com a oferta de janeiro de 2000, subiu para 64%, recorde no ano. Setembro foi, aliás, o mês de maior oferta de vagas para executivos em 2007. Sejamos otimistas e imaginemos que este mês mostra o começo de uma nova fase do mercado, mais favorável àqueles executivos que buscam novos empregos.
Confira os números:
No mês de setembro foram oferecidos, nos principais jornais de São Paulo, 155 empregos para gerentes – médios e seniores – e diretores ou equivalentes, com um crescimento de 43% sobre a média dos meses anteriores em 2007.
Setembro de 2007 mostrou uma oferta de empregos 49% maior do que a de setembro de 2006.
A média semanal de empregos oferecidos em setembro foi 35% superior à de agosto deste ano.
Os executivos mais procurados em setembro foram os da área geral de Marketing/Vendas, com 36% do total de ofertas de vagas. A seguir os das áreas de Produção/Técnica (32%), Serviços Internos (TI, RH, Jurídico e afins) (15%), Finanças/Controle (13%) e Gerência Geral (4%).
Por cargo, a maior oferta em setembro foi para os diretores/gerentes de Vendas, diretores/gerentes Industriais, diretores/gerentes de Materiais, Compras e Logística, diretores/gerentes comerciais, gerentes de Produto, diretores/gerentes de Informática e gerentes gerais.
A Indústria foi a maior recrutadora em setembro, com 63% das ofertas. Os setores de Serviços (26%), de Comércio (10%) e Bancos (1%) vieram a seguir.  
As maiores recrutadoras do mês foram as empresas dos seguintes segmentos: de Comércio, Produtos de Consumo de Massa, Eletroeletrônico, Móveis, Autopeças, Metalúrgico e de Plásticos.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.