Carreiras | Empregos

Por Priscila D’Amora
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com curso de pós-graduação em Administração na Universidade de Sofia (Tóquio) e de Administração Hoteleira na Cornell University (Estados Unidos), Chieko Aoki fundou a Blue Tree Hotels em 1992. Ao longo de sua vida profissional, ela trabalhou em diversos lugares do mundo, como Estados Unidos, Ásia e Europa. Iniciou sua atuação em 1982 como diretora de Marketing e de Vendas do Caesar Park São Paulo e depois tornou-se presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da mais antiga e tradicional companhia hoteleira dos Estados Unidos, a Westin Hotels & Resorts.
Chieko contou ao Empregos.com.br a respeito de sua trajetória, rotina e como é possível uma mulher ocupar altos cargos sem deixar a doçura e feminilidade de lado. Confira e boa leitura!
Empregos.com.br – Como foi o começo de sua trajetória profissional?
Chieko Aoki –
Comecei a trabalhar com hotelaria em 1982, como diretora de Marketing e de Vendas do Caesar Park São Paulo. Depois disso, fui presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da mais antiga e tradicional companhia hoteleira dos Estados Unidos, a Westin Hotels & Resorts. Em 1992, fundei o Caesar Towers que depois se tornou a Blue Tree Hotels. Atuar em hotelaria é algo contagiante. Uma vez dentro, dificilmente se sai. Nesse setor o que move é a paixão pelo servir, o gostar de pessoas, a disponibilidade para sempre aprender, superar expectativas e também que serviço é trabalho profissional que exige conhecimento, disciplina, organização e atitude.
Empregos.com.br – Como é seu dia-a-dia?
Chieko – Acordo cedo para aproveitar bem o dia. Costumo dormir pouco, mas muito bem, com qualidade. Meu dia é bastante cheio de compromissos de trabalho. Mas não descuido da saúde física e mental. Mantenho alimentação equilibrada e regularidade na atividade física que inclui exercícios e massagens. O equilíbrio do corpo e da alma é fundamental para driblar o dia-a-dia corrido exigido pelo meu trabalho.
Empregos.com.br – Como foi ou é sobreviver no mundo empresarial?
Chieko – O mundo empresarial não é em absoluto uma selva de pedras. Ao contrário, é ambiente de grande aprendizado, desafios, conquistas e alegrias e certamente também de estresse e chateações, mas estas experiências são importantes para o nosso crescimento profissional e pessoal. Portanto, tanto a empresa como individualmente, só tenho a agradecer ao mundo empresarial pelas oportunidades de poder contribuir, ser útil, ter ganhos financeiros, fazer amigos e colaborar para a construção de uma sociedade produtiva. O que mais posso querer de melhor?
Empregos.com.br – Antes do reconhecimento, existiu algum empecilho pelo fato de terem uma mulher no comando?
Chieko – As pessoas tendem a acreditar que as mulheres são frágeis, ainda mais as orientais. Mas, na verdade, as mulheres são fortes, verdadeiras fortalezas, capazes de enfrentar as dificuldades que encontram . Os maiores empecilhos que encontrei em minha carreira profissional foram superados justamente por aquilo que poderia ser uma fraqueza. A feminilidade, a elegância, o saber ouvir, a humildade, características que tornam qualquer executivo um vencedor. E essas características são inerentes à mulher. Hoje, o mercado de trabalho está muito mais adaptado e pronto para receber cada vez mais mulheres. Na Blue Tree Hotels, por exemplo, 70% dos executivos na área corporativa são mulheres.
Empregos.com.br – Atualmente, qual é o perfil exigido por grandes empresas para profissionais que ocupam altos cargos?
Chieko – Empresas grandes ou não, acredito ser fundamental contar com profissionais que sejam, acima de tudo, pessoas com caráter interno de qualidade e talento inato para a função. A técnica a gente ensina, mas é difícil mudar os valores e caráter. Além dessas condições básicas, serem pessoas disciplinadas, organizadas e com alto sentimento de responsabilidade em atingir metas de resultado.
Empregos.com.br – Quais os caminhos e características que tornam um bom profissional uma referência para o mercado, como a senhora se tornou?
Chieko – Apesar de ser citada como referência para o mercado, acredito que o mercado disponibiliza de muita gente talentosa e competente. E não é falsa modéstia, sou apenas realista. Em minha opinião, além das qualidades básicas às quais já me referi, existem várias qualidades interessantes, que variam de acordo com áreas de atuação e função dentro da empresa. Como atitude, destacaria pró-atividade, iniciativa, grande dedicação e amor ao que faz e, quem ama, coloca sua alma e consegue atingir resultados incríveis.
Empregos.com.br – O que a senhora procura em seus funcionários? Como incentiva talentos?
Chieko – Costumamos buscar em nossos colaboradores primeiro as qualidades interiores de caráter, talento para atuar no setor de hospitalidade e conhecimento técnico como profissional. Gosto que sejam focados no resultado, com muita qualidade no processo e no resultado, além de serem organizados, disciplinados, humildes, sérios e que saibam andar com suas próprias pernas. Incentivamos o talento com vários programas de aprendizado sobre a técnica e jeito de trabalhar da Blue Tree, com programas como “Embaixadores de Atitudes da Blue Tree”, que proporciona a integração dos funcionários entre si, às filosofias da companhia e o aperfeiçoamento dos serviços prestados. Os objetivos do programa consistem em complementar o contínuo processo de capacitação e valorização dos colaboradores, por meio do incentivo à criatividade, além de reforçar a cultura de excelência em atendimento da empresa. Temos também um programa de formação e treinamento na rede chamado “Gente Excelente”, que inclui capacitação técnica, avaliação de potencial, reciclagem, revisão de processos, etc. O programa é voltado aos profissionais de recepção, telefonia, “mensageria”, capitão porteiro, guest relation e guest para eventos. Outro programa interessante é a participação em comitês, em que as pessoas contribuem com suas idéias para melhoria dos processos e procedimentos da rede.
Empregos.com.br – Com tanto trabalho é possível manter e preservar a vida pessoal? Qual é a importância da família no desempenho do seu trabalho como um todo?
Chieko – Acredito que o segredo do sucesso profissional depende também de uma vida pessoal feliz. Não sou padrão para o mercado porque dedico mais tempo à vida profissional do que à pessoal, porque o momento exige. Não farei isso por anos, mas penso que existem fases na vida em que uma parte exige mais do que a outra e convivo bem com isso. O importante é ser feliz e penso que cada um tem a sua receita que vai mudando ao longo dos anos, em cada estágio da vida. E isso é gostoso, deixar que a vida vá se abrindo para a gente, do que forçá-la a ser uma cartilha com tudo programado.
Empregos.com.br – É possível para a mulher de hoje dar conta de tantas responsabilidades e mesmo no comando não perder suas características femininas? Quanto tempo a senhora dedica à sua qualidade de vida?
Chieko – Sim, sem dúvidas é possível. Uma das principais características das mulheres é a sensibilidade para lidar com as mais variadas situações. A sutileza e a preocupação com os detalhes são características tipicamente femininas que contribuem para o sucesso da carreira. Para ser profissionalmente bem-sucedido há que gostar de gente, gostar da vida, gostar de si mesmo, se cuidar, se permitir o bem-viver… E, é com essa vida de qualidade que poderá, de fato, contribuir para uma sociedade mais justa e feliz. A capacidade para conciliar essas buscas distintas privilegia os homens de um modo geral, mas dá a mulher mais leveza para tomar decisões e atuar. Ser mulher é unir delicadeza à fortaleza. Quanto ao tempo que dedico à qualidade de vida, considero todo o meu tempo recheado de qualidade de vida porque me dedico ao trabalho, que adoro, e à família e amigos por quem tenho grande carinho e vice-versa, o que me deixa sempre feliz. Não posso reclamar da vida, apesar de resmungar de vez em quando, nada como uma massagem para recarregar minha energia.
Empregos.com.br – Como é o seu trabalho de desenvolvimento das relações econômicas e culturais entre Brasil, Japão e América Latina?
Chieko – Colaboro dedicando parte do meu tempo a atividades ligadas a ações e atividades de forma ampla, que estreitem os negócios, amizade, ações sociais e culturais entre estes países. Como tenho o privilégio de conhecer muitas culturas e seus valores tenho facilidade em juntar o Brasil a estes países para se beneficiarem mutuamente. Mas é trabalho de formiguinha, que exige tempo e persistência porque, se desenvolvimento de negócios e amizade entre pessoas do mesmo país não é tão rápido, imagine isso entre pessoas de países onde existem grandes distâncias geografias e de língua.
Empregos.com.br – A senhora pratica alguma atividade filantrópica?
Chieko – Sim, ajudo várias entidades filantrópicas e educacionais, mas não me dedico com trabalho pessoal de forma permanente. A minha ajuda acontece de forma financeira e com viabilização de programas e projetos.
Empregos.com.br – Como o mercado hoteleiro e turístico se posiciona no Brasil atualmente?
Chieko – A violência e a redução na oferta de vôos nacionais e internacionais afetam muito o turismo e conseqüentemente a hotelaria. No âmbito tributário, as altas taxas nacionais são um grande obstáculo, não só para o turismo como também para outros importantes setores econômicos no Brasil. Ainda precisamos trabalhar também para capacitar melhor nossa mão-de-obra e investir na infra-estrutura dos destinos, que são pontos decisivos para que uma viagem seja memorável e incentive o turista a repetir a experiência. O Brasil tem tudo para evoluir nesse sentido e ser considerado um país verdadeiramente pronto para receber o turista, interno e estrangeiro. O segmento deresorts tende a continuar crescendo no Brasil, assim como o de business. Na hotelaria como um todo, devemos ter mudanças para atender o novo cliente, que é globalizado, busca descobertas e compra experiências, possibilidades e o inusitado. Isso abre espaços para os hotéis e resorts tematizados , locais exóticos ou desconhecidos com apelo ecológico e destinos que destaquem a cultura, o artesanato e a arte da região. O novo momento exige também preocupação com o ser humano e a oferta de lazer precisa estar vinculada à saúde, a cultura e a responsabilidade sócio-ambiental. Assim, aparecem oportunidades para a oferta de hotéis de negócios em destinos lazer, spasurbanos, fitness center super equipados, pacotes românticos e eventos que promovam a descontração e bem-estar.
Empregos.com.br – Existe algum nicho de mercado não explorado por esses profissionais e que seria interessante prestar mais atenção?
Chieko – A hotelaria brasileira está muito bem representada hoje, num cenário em que há empreendimentos de grandes redes internacionais e também de bandeiras brasileiras respeitadas. Eles estão voltados para diversificados segmentos populacionais e econômicos, podem atender às demandas tanto do turismo de lazer quanto do de negócios. Mas avaliamos que sempre há espaço cativo para quem procura a superação, alto padrão de qualidade, o encantamento do cliente, como a Blue Tree Hotels. O fato é que o setor de serviços está diversificando e ramificando, abrindo portas de oportunidades para novos negócios. Assim, pode-se observar que o mercado da terceira idade crescerá bastante, assim como tudo que se refere à longevidade, conforto e qualidade de vida.
Empregos.com.br – Qual a importância do bom gosto em seu trabalho? A senhora acha que essas questões foram importantes para o seu diferencial?
Chieko – Todo mundo tem talento nato e/ou também talento “suado” com conhecimento e experiência. Bom gosto se encaixa neste padrão. Nem todos têm bom gosto, mas pode ter bom senso para ter alguém com bom gosto como diferencial do negócio. No nosso negócio é importante que os produtos – sejam hotéis ou suas atividades e facilidades – tenham bom gosto, aliado à qualidade, praticidade, durabilidade, baixo custo e outras condições, e os clientes – sejam hospedes, usuários ou investidores dos hotéis – estão cada vez mais exigentes com a questão da qualidade total, que inclui as condições aqui citadas. Portanto, não se pode dormir no ponto, o bom gosto tem que ser evolutivo e, principalmente, efetivo, ou seja, presente nos nossos produtos, programas e facilidades para ser o diferencial que queremos oferecer.
Empregos.com.br – Fale sobre algum momento ou fato importante que tenha marcado sua carreira, que tenha sido um marco?
Chieko – O fato mais importante é a minha firme crença de que qualidade no produto e nas pessoas e o encantamento delas são fatores críticos de sucesso do nosso negócio.
Empregos.com.br – O toque feminino fez ou faz diferença na solução de momentos de tensão no seu dia-a-dia?
Chieko – Claro que a sensibilidade da mulher traz uma contribuição importante. A atenção aos detalhes e o cuidar com o outro sempre ajudam quando o negócio é gente, é serviço, é hospitalidade. E o mais interessante, é que percebo que os homens têm, cada vez mais, desenvolvido estas características ao seu modo de atuação, o mundo corporativo como um todo está mais sensível e cuidadoso. Está acontecendo uma influência positiva entre homens e mulheres no seu jeito de ver, sentir e atuar, onde essências masculina e feminina se misturam positivamente.
Empregos.com.br – Sobre o mercado de trabalho, por favor, dê algumas dicas para quem pretende fazer parte do grupo.
Chieko – Para fazer parte do grupo é essencial gostar de pessoas, ser disciplinado e ter caráter interno de qualidade. O bem querer pelas pessoas e a sensibilidade para lidar com elas são quesitos indispensáveis. Além disso, comprometimento, transparência, ética, postura, inteligência e sabedoria para lidar com diversas situações. A atenção aos detalhes, a disponibilidade e o prazer em cuidar do outro são fundamentais para o conceito de hospitalidade e imprescindível em nosso setor.
Empregos.com.br – Como atingir o sucesso profissional? Qual seria a sua receita e o que lhe foi útil em sua trajetória?
Chieko – Acredito que cada um tem seu caminho e seu jeito de fazer as coisas. Cada um deve ouvir o seu sinal interno e fazer o que deseja, com competência e dedicação. Existem jeitos e formas diferentes de enxergar o negócio, os clientes e os colaboradores. Conseqüentemente, cada profissional desenvolve processos distintos durante a caminhada, mas os objetivos são sempre iguais: atingir as metas de resultados quantitativos ou qualitativos. Assim como não tenho receita para a felicidade, não tenho receita pronta para o sucesso profissional. Cada um deve desenhar o seu sonho e escrever a sua história, onde a meta de resultado deve ser o de ser feliz.
Empregos.com.br – Quais são seus projetos futuros.
Chieko – São tantos que não caberiam nesta resposta. A curto prazo, fortalecer e expandir a Blue Tree, desenvolvendo e melhorando sempre a qualidade e encantamento de nossos clientes, sejam hospedes, investidores ou colaboradores. E confesso que todos os sonhos buscam o mesmo resultado: fazer as pessoas felizes e também ser feliz. Tudo isso e nada mais do que isso.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.