Veja como não cometer erros na carta de apresentação

Assim como no currículo, existem também muitos erros cometidos na carta de apresentação, confira os 9 mais comuns e fique longe deles
por
http://www.empregos.com.br

A carta de apresentação ainda faz diferença em um processo seletivo, mas muita gente não dá a devida atenção e acaba cometendo muitos erros na carta que será enviada. Ela ainda é muito importante, por isso fique atento quando for redigi-lá.

Quais são os 9 erros mais cometidos na carta de apresentação? Descubra logo abaixo e fique longe deles!

1. Não colocar o nome do recrutador ou da pessoa responsável pela contratação
Não escreva “Caro senhor (a)”, “Ao RH”, “À pessoa responsável”, pesquise na internet ou ligue na empresa e descubra o nome da pessoa responsável pelo RH, contratação ou quem divulgou a vaga. Caso ainda assim você não consiga o nome do responsável, inicie sua carta com um “Bom dia” ou “Boa tarde”.

Erros comuns na carta de apresentação

Erros na carta de apresentação podem passar uma imagem errada 

2. Não dar destaque a empresa

A carta de apresentação serve para mostrar a empresa o quanto você pode ajudar e ser útil para eles. Escreva sua carta dando ênfase à empresa, dizendo o nome dela, citando os valores da empresa com que você se identifica.

3. Deixar a carta de apresentação desinteressante
Evite os clichês como “Venho por este meio enviar a minha candidatura”, “Tenho facilidade para trabalhar em equipe”, “Sou motivado e gosto de desafios”, escreva de um modo que interesse quem está lendo. Seja um destaque, e não só mais um.

4. Escrever uma carta curta ou comprida demais
O ideal é escrever de 3 a 4 parágrafos, com 4 frases. Escreva o necessário, nada tão superficial, mas não precisa contar sua vida. Lembre-se que a carta deve conter suas características profissionais que te diferenciam dos demais candidatos.

5. Escrever do modo incorreto
Não se deve usar uma linguagem formal ou informal demais. Escreva como se você estivesse falando com o recrutador.

Como escrever carta de apresentação

 3 a 4 parágrafos é o tamanho ideal da carta de apresentação

6. Erros de português, ortografia, pontuação ou digitação
Leia, releia e peça para alguém revisar sua carta. Você não pode escrever errado, afinal, o que o recrutador irá pensar de um profissional que não domina o português ou que não se dá ao trabalho de conferir depois se o que ele escreveu está correto?

7. Não conte sua vida
Na carta de apresentação não fale se você é casado, quantos filhos tem, como foi sua infância ou se você gosta de cachorros. Essa carta é para apresentar o seu eu profissional.

8. Sem histórias tristes
Não tente conseguir um emprego tentado fazer o recrutador sentir pena de você. Separe profissional do sentimental. Você deve destacar seus pontos fortes, seus diferenciais e o quanto você vai fazer diferença na empresa.

9. Não colocar seu contato
No final da carta incentive o recrutador a entrar em contato com você, por isso deixe seu número de telefone e e-mail.

 

Sua carta de apresentação é um complemento importante para seu currículo, por isso se existir erros pode acabar influenciando o modo que a empresa vê você.

Esta matéria ajudou você?

+ 12 pessoas ajudadas

Comentarios