Carreiras | Empregos

por Bruno Asp*
Sua vida de estagiário costumava seguir, quase sempre, a mesma rotina. Chegava na empresa, desempenhava a mesma função todo santo dia, fazia uma pausa para almoçar, voltava para terminar o que havia começado e seguia, no final da tarde, para a faculdade. Só que, em um certo dia, seu chefe lhe chamou para conversar:
Vão acontecer algumas mudançaspor aqui e você passará a fazer, além do que já faz, algo muito diferente do que está acostumado. O que você acha disso? Aceita?
Essa é uma situação que vem ocorrendo constantemente nos dias de hoje. As empresas, para diminuírem os gastos com folha de pagamento, vêm cortando o número de efetivos, fazendo com que os funcionários restantes desempenhem mais de uma função. E claro, que os estagiários estão entrando na roda também.
É em momentos como esse que entra em campo o talento do profissional versátil. Antes de mais nada, a versatilidade, de acordo com a supervisora de recrutamento da Pró Recursos Humanos, Tânia Izzo, é a capacidade que uma pessoa tem de absorver rapidamente as mudanças e manter a mesma qualidade no desempenho de determinadas atividades.
O profissional versátil tem muitas vantagens quando comparado com aqueles que não apresentam essa característica, sobretudo no atual momento. No caso do estagiário, a possibilidade de efetivação é real, pois o fato de sua versatilidade permitir o ajuste de seus conhecimentos técnicos às necessidades da empresa é visto com bons olhos por seus superiores.
O funcionário efetivo tem na versatilidade uma aliada e também pode sair favorecido. Isso porque ele é flexível, aceita novas idéias e as agrega ao conhecimento já retido por sua equipe. Para esse profissional, a promoção é uma consequência.
Não é preciso nem falar que, na maioria das vezes, para se chegar a um cargo de chefia é preciso ter muita versatilidade, além de saber usá-la para o desenvolvimento de uma boa equipe e para o crescimento da empresa.
Voltando à pergunta do chefe, sobre aceitar as tais mudanças: certamente se fosse o seu estágio, você iria dizer que sim e tentaria da melhor forma desenvolver sua versatilidade. Ou não?
*Colaborou: Tânia Izzo, supervisora de projeto em recrutamento e seleção da Pró RH

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.