Valorize seus pontos fortes e disfarce seus pontos fracos

Utilizar a linguagem empresarial pode fazer diferença na entrevista de emprego
por
http://www.empregos.com.br

Na hora do processo seletivo, procure olhar nos olhos do entrevistador e fique atento sobre tudo o que ele fala. São nesses momentos que você recolhe boas pistas referentes ao que ele espera de você.

Lembre-se sempre que para ter um bom desempenho em uma entrevista de emprego, depende apenas de você. Esteja preparado, seguro e confiante para essa etapa.

Pontos Fortes

Em uma entrevista de emprego, provavelmente já lhe perguntaram quais são os seus pontos fortes? Quando esse questionamento é feito, o selecionador quer saber se você se conhece bem. O que responder nessa hora?

Você deve dizer quais são suas melhores competências profissionais, dando enfoque nas características mais importantes para aquele cargo.

Você deve citar também algumas características positivas com base nos valores da empresa.

Desenvolva uma resposta resumida. Procure explicar, por exemplo, por que você se considera criativo e em que esse componente fará diferença na sua atividade profissional.

Entrevista de emprego

Estar preparado influencia o seu desempenho em uma entrevista

 

Não aponte características que as empresas já esperam. Exemplo: pontualidade, organização, facilidade em trabalhar em equipe etc. Essas respostas são muito previsíveis.

Foque nas suas qualidades que são fundamentais em sua área, mas sempre dando exemplos reais.

Caso você seja tímido e tenha dificuldade para se comunicar, o seu portfólio pode ser uma boa opção para facilitar a seu desempenho na entrevista. Enquanto está falando sobre suas características peça permissão para apresentá-lo. Isso ajudará na sua exposição e pode ser um grande diferencial. Não se esqueça de levar uma cópia do seu currículo.

Presta muita atenção e cuidado no que diz. Quando você conta algo que fez ou deixou de fazer, acaba revelando como é a sua conduta.

Pontos Fracos

Quando o selecionador pergunta sobre os seus pontos fracos ou pontos que precisa desenvolver, ele quer saber como você lida com tais fragilidades.

Cite apenas um ponto fraco.

Mostre que você está consciente de sua fragilidade. Identificar um ponto fraco de modo seguro e explicar o que está fazendo para dirimir a dificuldade pode ser considerado um fator positivo. Revela maturidade.

Não enfatize suas características negativas. Fale sobre o que você fez e procurou fazer para melhorar.

Ser perfeccionista ou organizado ao extremo se torna um ponto fraco. Excessos já não são mais qualidades. Não diga também que é ansioso, sendo que grande parte das pessoas possuem essa característica. Se souber controlá-la, não é um motivo para contar.

Cada selecionador pode interpretar o que foi dito no decorrer da entrevista de um jeito. Por isso, um ponto fraco revelado nessa etapa, pode ou não eliminá-lo, vai depender do critério de cada empresa, cargo, de quem entrevista e também da forma como abordou o assunto.

Pense que a entrevista é apenas uma das etapas do processo seletivo. Você será avaliado a todo momento, por isso é fundamental que sua postura e atitudes sejam adequadas, pois elas serão pontos positivos ou negativos em todas as fases do processo.

Esta matéria ajudou você?

+ 731 pessoas ajudadas

Comentarios