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Você já teve a sensação de que está desperdiçando um tempo valioso durante o dia? Isso pode acontecer devido a alguns maus hábitos da rotina, que afetam a sua produtividade e impedem que você aproveite esse tempo de outras formas.
O especialista em mídias sociais e estrategista em Marketing, Arnaldo Mefano, indica 4 técnicas que mostram como trabalhar menos pode aumentar a sua produtividade no trabalho:
Trabalhe menos e produza mais
1-Responda diariamente: estou sendo produtivo ou apenas ativo?
Sempre ter algo para fazer não significa que você está sendo produtivo. É comum nas empresas, alguns profissionais passarem muito tempo resolvendo detalhes superficiais, deixando o objetivo final de lado.
Isso é conhecido como procrastinação – fazer tarefas que ocupam o tempo, e não as mais importantes.
No entanto, a procrastinação não precisa necessariamente ser combatida. Clicando aqui, você descobre como trabalhar a procrastinação estruturada, uma técnica que pode aumentar a sua produtividade se você tem o hábito de deixar muita coisa para depois.
2-Realize tarefas em lotes
Parar as tarefas pela metade, faz com que você gaste um tempo considerável se concentrando para recomeçá-la.
Um dos princípios que Mefano adota em seu dia a dia é realizar tarefas em lotes, ou seja, ele só inicia um novo trabalho se o anterior estiver completamente terminado, evitando ao máximo qualquer distração. Assim, ele elimina esse tempo de retorno gasto com a interrupção.
3-Programe horários para verificar seus e-mails
A ansiedade em verificar o recebimento de e-mails continuamente é um dos fatores que mais consomem tempo no trabalho. Algumas pessoas deixam o programa de gerenciamento de e-mail operando na tela do computador, prática que compromete o seu tempo.
Estabeleça dois horários por dia para verificar e responder e-mails, um pela manhã e outro à tarde. Se tiver um grande fluxo, pode estender essa regra com a verificação de três ou quatro vezes por dia, desde que você sempre respeite os horários pré-definidos.
4-Telefone apenas para obter informações necessárias
Evite fazer ligações para tratar de assuntos longos – principalmente se não forem sobre assuntos profissionais. Se a pessoa com quem você fala ao telefone detalhar muitas informações, solicite a ela que as envie por e-mail.
Também evite usar o telefone para tratar algo complexo, seja com o chefe ou com colegas de outros departamentos. Agende uma reunião para isso.

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