31 / 10 / 2016

Técnica Pomodoro: aprenda a gerenciar o tempo e cumprir prazos

A estratégia foi desenvolvida no final dos anos 1980 por um universitário italiano, que buscava aumentar a sua produtividade nos estudos
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Você tem dificuldade em terminar as suas tarefas no prazo? A lista de atividades acumuladas está tão grande que você tem a sensação de que simplesmente nunca vai conseguir resolver tudo? A chamada Técnica Pomodoro pode te ajudar a sair desse ciclo vicioso e aumentar sua produtividade.

Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento de tempo desenvolvida no final dos anos 1980, pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de ser mais produtivo nos primeiros anos da faculdade.

COMO FUNCIONA?
Ele utilizou um timer de cozinha para organizar as suas tarefas. O timer tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano – daí o nome!) e girava durante 25 minutos, emitindo um barulho forte ao final desse prazo. Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções (MESMO). Ao perceber os resultados, divulgou sua técnica em 1992.

Dividindo o seu fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, é possível melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Para colocá-la em prática você vai precisar de:

Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva

Lista ou planilha de tarefas

Lápis e borracha

Faça uma lista com todas as suas tarefas diárias, dividindo o tempo para executá-las em períodos de 25 minutos (chamados de pomodoros). Dê 100% de si em suas tarefas nesses períodos.

Quando o timer tocar indicando o fim dos 25 minutos, faça um X nas tarefas concluídas ou anote o status de seu trabalho (50% concluído, por exemplo). Faça um breve intervalo de 5 minutos. Nessa pausa, aproveite para fazer outras coisas não relacionadas às tarefas. A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar.

Esses intervalos entre os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental. Conforme você sentir a necessidade, pode administrar mais ou menos tempo para cada tarefa. O ideal é manter a regra dos múltiplos de 5 (10, 15, 20, 25…)

Você não precisa usar um timer de cozinha. Hoje, existem aplicativos como o Tomato Time e o Pomodoro Time, que ajudam na aplicação dessa técnica.

QUAIS OS RESULTADOS?
Os objetivos dessa técnica estão ligados a diminuição da ansiedade e aumento do foco e concentração nas tarefas, evitando tempo desperdiçado e distrações.

Ao anotar no papel o que precisa ser feito, você consegue não só organizar melhor suas tarefas como também estabelecer metas para cada dia ou período de trabalho e acompanhar seus resultados e avanços.

Depois de alguns dias utilizando a técnica, você poderá notar alguns benefícios como:

Entender quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa

Entender o que te distrai recorrentemente

Descobrir quais são as principais interrupções no seu trabalho

 

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